Reflexão Cristã: Verdadeira Amizade

3
3680
Reflexão Cristã: Verdadeira Amizade

Serapião era um velho mendigo que perambulava pelas ruas da cidade. Ao seu lado, o fiel escudeiro, um vira-lata que atendia pelo nome de Malhado. Serapião não pedia dinheiro.
Aceitava sempre um pão, uma banana, um pedaço de bolo ou um almoço feito com sobras de comida dos mais abastados. Quando suas roupas estavam imprestáveis, logo era socorrido por alguma alma caridosa.

Mudava a apresentação e era alvo de brincadeiras. Serapião era conhecido como um homem bom, que perdera a razão, a família, os amigos e até a identidade.Não bebia bebida alcoólica, estava sempre tranqüilo,mesmo quando não havia recebido nem um pouco de comida.
Dizia sempre que Deus lhe daria um pouco na hora certa e, sempre na hora que Deus determinava, alguém lhe estendia uma porção de alimentos. Serapião agradecia com reverência e rogava a Deus pela pessoa que o ajudava.

Tudo que ganhava, dava primeiro para o malhado, que, paciente, comia e ficava a esperar por mais um pouco.Não tinha onde dormir, onde anoiteciam, lá dormiam. Quando chovia, procuravam abrigo embaixo da ponte e, ali o mendigo ficava a meditar, com um olhar perdido no horizonte.
Aquela figura me deixava sempre pensativo, pois eu não entendia aquela vida vegetativa, sem progresso, sem esperança e sem um futuro promissor. Certo dia, com a desculpa de lhe oferecer umas bananas fui bater um papo com o velho Serapião.

Iniciei a conversa falando do Malhado, perguntei pela idade dele, o que Serapião, não sabia.
Dizia não ter idéia, pois se encontraram um certo dia quando ambos andavam pelas ruas e falou:
Nossa amizade começou com um pedaço de pão, ele parecia estar faminto e eu lhe ofereci um pouco do meu almoço e ele agradeceu, abanando o rabo, e daí, não me largou mais.
Ele me ajuda muito e eu retribuo essa ajuda sempre que posso. Curioso perguntei:Como vocês se ajudam?

Ele me vigia quando estou dormindo; ninguém pode chegar perto que ele late ataca. ambém quando ele dorme, eu fico vigiando para que outro cachorro não o incomode.
Continuando a conversa, perguntei:Serapião, você tem algum desejo na vida?

Sim, respondeu ele – tenho vontade de comer um cachorro quente, daqueles que a Zezé vende ali na esquina. Só isso? Indaguei.
É, no momento é só isso que eu desejo.Pois bem, vou satisfazer agora esse grande desejo.
Saí e comprei um cachorro quente para o mendigo. Voltei e lhe entreguei.

Ele arregalou os olhos, deu um sorriso, agradeceu a dádiva e em seguida tirou a salsicha, deu para o Malhado, e comeu o pão com os temperos. Não entendi aquele gesto do mendigo, pois imaginava ser a salsicha o melhor pedaço, não contive e perguntei intrigado:
Por que você deu para o Malhado, logo a salsicha?

Ele com a boca cheia respondeu:Para o melhor amigo, o melhor pedaço!
E continuou comendo, alegre e satisfeito. Despedi-me do Serapião, passei a mão na cabeça do Malhado e sai pensando…
Aprendi como é bom ter amigos. Pessoas em que possamos confiar. Por outro lado, é bom ser amigo de alguém e ter a satisfação de ser reconhecido como tal.
Jamais esquecerei a sabedoria daquele eremita:

” PARA O MELHOR AMIGO O MELHOR PEDAÇO “
.
Artigo anteriorMensagem Cristã: Eu queria tanto…
Próximo artigoReflexão Cristã: Competição Inútil
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

3 COMENTÁRIOS

  1. Agradeço primeiramente ao Nosso Senhor Salvador e depois à voce que recebeu sabedoria no momento de escrever cada palavra que me ajudou e me esclareceu muitas dúvidas…
    Só tenho a te desejar que assim como Deus abençoou a vida dos homens de Deus,Ele tbm abençoará sua vida,te dando mta saúde e força pra continuar escrevendo esses estudos!
    Um GRANDE abraço

  2. jesus nus da uma segunda chance para nos regimimos entao as pessoas tem que ver que nem tudo e diversao porque e no final que vem as consequencias
    a palavra do SENHOR JESUS diz que nos temos que nus preparar para sua vinda pois nao sabez o dia e nem a hora que ele ha de voltar …. vigie mocidade ……………..principalmente …bjos
    da serva do SENHOR MIDIÃ HOANNA
    UMA ADOLESCENTE QUE DECIDIO FAZER A DIFERENÇA.

  3. Pessoas nos consideram pelo que temos, e mesmo aquelas que nos dizem ser nossas “amigas” de boca cheia, basta passar por uma situação inseperada ou crítica que vemos realmente quem está ao nosso lado, e a maioria das vezes percebemos que em nosso lado só tem um “malhado”, seje sempre bom de coração e não espere reconhecimento algum, que sabe assim ao inve´s de ter-mos de companhia somente malhados, tenhamos amigos verdadeiros!
    Atenciosamente : Vivian Fundão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here