O que Eu Faço 1 Minuto Antes de Pregar um Sermão?

o-que-eu-faco-um-minuto-antes-pregar-biblia-sermao-versiculos
O que você deve fazer antes de pregar na Igreja? O que diz a Bíblia? Existe um versículo bíblico que possa ajudá-lo?

O que você deve fazer antes de pregar na Igreja? O que diz a Bíblia? Existe um versículo bíblico que possa ajudá-lo?

Asseguro-lhes que este texto bíblico que vou compartilhar com vocês na palavra de Deus encherá seu coração de fé e coragem antes de pregar um sermão.

Quando vim ao Brasil pela primeira vez para pregar como convidado (ainda não estava morando aqui), uma das coisas que me chamou a atenção foi o fervor com que alguns pastores oravam antes de começar sua pregação ou sermão. Este foi evidentemente um sintoma de sua confiança e fé para transmitir a mensagem de Deus. Mas, confesso, alguns deles fizeram coisas que para mim, como bom latino falante da língua espanhola, pareciam rituais estranhos que não faziam sentido ou careciam de qualquer apoio bíblico.

E você, o que faz antes de pregar um sermão?

Leia com toda atenção e dedicação esta palavra que quero deixar-lhes hoje, que se encontra na primeira epístola do apóstolo Pedro, que diz

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:6-7).

Estes são alguns dos versículos bíblicos que eu costumava ler alguns minutos antes da pregação. Hoje, estas palavras estão guardadas no fundo do meu coração e eu oro para que vocês também as guardem.

Alguém disse que o medo de falar em público é igual ao medo da morte. Isto não é estranho para mim, porque como pastor e professor de teologia vi em várias ocasiões estudantes entrarem em estado de choque, apenas abrindo a boca enquanto estavam em frente ao púlpito.

Acredito que para nenhum ser humano confiar é algo natural após a queda de Adão devido ao pecado. Mas acredito que devemos aprender a desfrutar, saborear e prosperar a partir do púlpito que Deus nos deu, a bela mensagem de salvação.

A âncora da minha confiança, é claro, pode surpreendê-lo. Eu não uso táticas de auto-ajuda ou artifícios para falar em público. Não faço de conta que todos na igreja estejam em roupa íntima. (É impressionante como a auto-ajuda e muitas pessoas o recomendam). Também que você se faça o “vesgo” como ver duas pessoas em vez de uma, algo que, quando éramos crianças, fazíamos muito.

A única coisa que eu faço e penso que você também deveria fazer é visualizar duas coisas que creio serem vitais antes de proferir um sermão:

1) É preciso reconhecer a grandeza de meu Deus.

2) Saber que há um povo que precisa desesperadamente do que eu tenho a dizer.

“A pregação é a entrega responsável e orientada pelo Espírito Santo, que transmite as palavras de Deus através de uma pessoa que se submeteu à amorosa vontade divina e compreendeu seus propósitos mais elevados.”

Pastor Carlos Vargas

Uma coisa que você deve reconhecer, como eu tive que fazer em algum momento de minha vida, é perceber sua incapacidade de realizar os planos de Deus sozinho. Reconhecendo assim sua incapacidade de pregar a palavra de Deus por conta própria. Se fosse eu a fazê-lo, eu cometeria grandes erros, e falharia na entrega de uma pequena mensagem de alguns minutos, então correria para um lugar cheio de vergonha para me esconder de como o fiz mal. Por outro lado, quando entendo e percebo que Deus está fazendo algo relevante para sua igreja e no coração de seu povo, então as coisas mudam e estou pronto para pregar o sermão. É realmente maravilhoso ver Deus em ação!

Antes de terminar, quero falar sobre a confiança em Deus e convidá-los a ler este versículo bíblico:

Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes. Mas dizeis: não; antes sobre cavalos fugiremos; portanto fugireis; e, sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; por isso os vossos perseguidores também serão ligeiros. Mil homens fugirão ao grito de um, e ao grito de cinco todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cume do monte, e como a bandeira no outeiro. Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam. (Isaías 30:15-18).

Minha confiança baseia-se, em primeiro lugar, no caráter de meu Deus: Ele é grande, misericordioso e sempre fiel, ele está super-interessado que Sua palavra deve correr até os confins da terra. Em segundo lugar, minha confiança está ancorada no caráter de Seu Filho Jesus Cristo, chamado a ser Seu único representante aqui na Terra.

Uma das verdades que você deve estabelecer é que Deus nunca chama aos mais qualificados. Ele qualifica aos chamados. Qual é a fonte de sua confiança na vida? Para mim, é que sou chamado por Deus e que Aquele que me chamou respalda. Está sempre pronto para me ajudar se eu estiver disponível para pregar para Ele. Você está preparado para viver uma vida que depende totalmente de Deus?

Artigo anteriorComo voltar para Deus de acordo com a Bíblia?
Próximo artigoLouva a Deus pelo que Ele fez em tua vida!
O Pastor Carlos Vargas Valdez é um homem de serviço ao reino de Deus. Ele é casado com uma mulher maravilhosa e é pai de dois filhos incríveis. Além disso, ele atua como pastor de jovens e diretor do Desafio Jovem, uma organização que ajuda jovens a superar desafios e problemas pessoais. Nos últimos 12 anos, o Pastor Carlos tem se dedicado a trabalhar com líderes de jovens e pais, buscando transmitir a palavra de Deus e ajudar as pessoas a se aproximarem do divino. Ele estudou no Rhema Bible Training Center, onde desenvolveu suas habilidades e conhecimentos sobre a Bíblia. Seu trabalho com a palavra de Deus e os jovens alcança muitas pessoas em todo o mundo, em 27 países e 13 línguas diferentes. Ele é o diretor-executivo e consultor de vários ministérios cristãos e desenvolve palestras, cursos bíblicos, livros, estudos, devocionais, vídeos e recursos para a vida espiritual. Com seu trabalho dedicado e inspirador, o Pastor Carlos Vargas Valdez faz a diferença na vida de muitas pessoas, ajudando-as a encontrar paz e significado em sua jornada espiritual. Ele é uma inspiração para todos os que buscam crescer e se desenvolver em sua fé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here