Família: Como ensinar os filhos sobre “sexo”

0
4103

Família: Como ensinar os filhos sobre “sexo”

Os Pais se perguntam: “Se dermos informação excessiva despertaremos a curiosidade por coisas que ainda nossos filhos não têm idade?”. De modo geral sugerimos que responda o que lhe perguntem, não retenha informação, mas não seja excessivamente detalhista com elementos que possam ser confusos ou mal interpretados.

Segue alguns princípios para ensinar sexualidade para os filhos:

1- Seja acessível

Os pais que sentem receio para falar sobre sexo de uma forma mais “aberta”, tem filhos que “nunca” perguntam. Pois “nunca” encontram momentos em que se possa dialogar ou perguntar.
Tenha em mente que a educação é um processo gradual que perdura ao longo dos anos. Não se pode ensinar aos seus filhos tudo na vida em uma pequena conversa. Não se aprende usar o banheiro, comer ou falar de ensinarmos uma única vez.

2 – Aborde o tema com naturalidade.

Nos primeiros anos de vida de seus filhos, as intervenções devem ser preventivas, sem ser alarmista. Se deve educar sobre os cuidados do corpo e a integridade sexual sem infundir medos que limitem a vida.

3- Responda com a Verdade.

Seja concreto. Evite ir pelos cantos ou recitar sermão. Responda o que lhe pergunte. Quando seu filho se “desconectar” e deixa de prestar atenção, é o momento de terminar com o discurso.

4- Introduza A Deus na cena.

Pode ensinar a seus filhos muitas coisas, mas não obriga-los a aprender.

Poderá guia-los, mas não responsabilizar-te pelo que eles façam.

Poderá instruí-los sobre o bom e o mal, mas não decidir por eles.

Poderás dar-lhes amor, mas não obriga-los que o aceitem.

Poderás aconselha-los sobre as boas amizades, mas não escolhe-las

Poderá alertá-los quanto ao pecado, mas não fazê-los pessoas morais.

Poderá falar de Jesus, mas não poderá fazer que Jesus seja seu Senhor

Poderá educa-los sobre sexo, mas não mantê-los puros.

Finalmente, poderá explicar como viver, mas não poderá dar-lhes vida eterna.
Por isso, ore, abençoe a seus filhos, e peça a Deus que participe na tarefa de educação, Deus fará o que você não pode fazer!

Artigo anteriorNotícias: Assaltante Morre Enquanto o Dono Orava e dizia: ” Sangue de Jesus tem Poder”
Próximo artigoEnsino Bíblico: A Oração Sempre Em Primeiro Lugar !
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here