Que Tipo de Cristão É Você ?

“ …reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” ( Atos 4:13)

Os fariseus haviam se nomeado a si mesmos, expertos em assuntos de leis dietéticas, códigos de vestimentas, etc. Pelo grau de aderência a essas práticas, eles decidiam quem estavam “dentro” e quem estava “fora”. E o que é pior, os que estavam dentro se permitiam julgar e criticar aqueles que não estavam. Dallas Willard comenta:

“Quantos sentem repudio por cristãos insensíveis, duros, distantes, mal humorados, sombrios e insatisfeitos? Desgraçadamente, esse tipo de cristão é abundante nas igrejas”

Quando nossa vida não reflete um gozo e uma devoção genuína a Cristo, buscamos formas superficiais de distinguir á aqueles que consideramos “carnais”.

Jesus não fez isso! Quando lhe perguntaram o significado da lei, simplesmente respondeu: ” Ame a Deus e ame ao próximo” ( Marcos 12:29-31). Paulo Escreveu: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.( 1 Corintios 13:1)

É possível acreditar que estás sendo mais espiritual, quando na realidade estás se convertendo naquilo que Maek Twain denominou ” Um homem bom, no pior sentido da palavra”. Winston Churchill tinha um oponente politico chamado Cripps, um homem arrogante e desprezível por muitos por sua presunção e suposta superioridade moral. Se conta que um dia Cripps passou perto de Churchill e comentou: ” Aí Vai Deus, pela graça de Deus”. Uma das grandes referência aos apóstolos foi que “os reconheciam que haviam estado com Jesus” ( Atos 4:13). O argumento mais convincente para o cristianismo são os cristãos que vivem a vida de Cristo. O argumento mais convincente contra o cristianismo, são os cristãos  presunçosos, farisaicos e satisfeitos de si mesmos. E você? Que tipo de cristão é?

” Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” ( João 10:10)

 

 

 

Vejamos algumas perguntas que você sempre deverá fazer para si mesmo:

 

1) Sou uma pessoa fácil de lhe dar?

Ao referir-se aos fariseus Jesus disse: ” E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.( Mateus 23:6-7). Nos tempos de Jesus alguns rabinos pensavam que a verdadeira espiritualidade consistia em se afastar das pessoas. Curiosamente, o único Rabi, a quem os marginais podiam se refugiar resultou ser o mesmo Deus. Jesus foi a pessoa mais próxima de todos que  já existiu !

 

2) Sou humano e compassivo?

Escreveu John Ortberg: “Quando começamos a exercitar a virtude nos perguntamos porque os outros não são tão bons como nós. Isso nos faz lembrar a resposta que o vizinho de Homer Simpson lhe deu quando este lhe perguntou onde haviam ido : ” Fomos a um acampamento cristão onde aprendemos a ser mais moralistas”. Há uma voz dentro de você que classifica as pessoas: ” Esse é muito carente e dependente – afaste-se . Esse é muito inteligente , e tem muito a oferecer – seja amigo ?!

Como é que passamos a vida etiquetando as pessoas, como se estivéssemos em uma estranha competição?

3) Sou Genuíno?

Havia um menino na escola dominical que intuía a resposta que se esperava dele, assim que quando seu professor perguntou : O que é marrom, com pelos, tem um rabo comprido e armazena frutos secos? e o menino respondeu: ” Já sei que a resposta correta é Jesus, mas pra mim parece mais um esquilo” As vezes tratamos de dizer coisas que soam espirituais para impressionar a outros, ainda que esses não têm nem ideia do que estão falando. Por tanto, sejamos genuínos com nós mesmo e com os demais.

 

Que tipo de cristão é você ?

” Vive em minha companhia e aprenderás a viver” ( Mateus 11:30 parafraseado)

Jesus disse a respeito dos fariseus: ” Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens…” (Mateus 23:4)

Eles colocavam regras difíceis de cumprir, e quando raramente se cumpria, não retribuía aos seguidores nenhum tipo de felicidade. Stephen Mosley escreveu:

Lamentavelmente a bondade religiosa convencional é as vezes intimidadora e asfixiante. Intimidadora porque compreende centenas de regras de falsa espiritualidade. Asfixiante porque pode nos esgotar tratando de observar essas regras, sem chegar a experimentar o verdadeiro gozo que oferece Jesus. É por isso  que muitos na igreja se queimam. Amoldar-se a esse tipo de religião, não é uma experiencia que preencha o vazio de nossos corações”. Chorar nos cantos de santuários, interromper torpemente todo prazer, cochichar desculpas nas festas, e não evoluir com o tempo ficando para trás. Nossos contemporâneos consideram como tolice esse seguimento de moralidade…

 

Você tem se esgotado procurando crescimento espiritual? Não será que talvez você esteja buscando algo equivocado ou que não o fez de maneira adequada?

Se esse for seu caso, considere essas palavras de Jesus: Estás cansado? Vem a mim, aparte-se comigo e recuperará sua vida; te ensinarei o que significa o verdadeiro descanso. Caminhe comigo e trabalhe comigo ; e te mostrarei como eu faço. Aprende o ritmo natural da graça. Não vou colocar cargas pesadas demais pra você. Segue em minha companhia e aprenderás a viver de maneira mais fácil e livre. ( Mateus 11:28)

 

Artigo anteriorTipos De Oração Na Bíblia
Próximo artigoUnges-me a Minha Cabeça com Óleo: Salmo 23:5
O Pastor Carlos Vargas Valdez é um homem de serviço ao reino de Deus. Ele é casado com uma mulher maravilhosa e é pai de dois filhos incríveis. Além disso, ele atua como pastor de jovens e diretor do Desafio Jovem, uma organização que ajuda jovens a superar desafios e problemas pessoais. Nos últimos 12 anos, o Pastor Carlos tem se dedicado a trabalhar com líderes de jovens e pais, buscando transmitir a palavra de Deus e ajudar as pessoas a se aproximarem do divino. Ele estudou no Rhema Bible Training Center, onde desenvolveu suas habilidades e conhecimentos sobre a Bíblia. Seu trabalho com a palavra de Deus e os jovens alcança muitas pessoas em todo o mundo, em 27 países e 13 línguas diferentes. Ele é o diretor-executivo e consultor de vários ministérios cristãos e desenvolve palestras, cursos bíblicos, livros, estudos, devocionais, vídeos e recursos para a vida espiritual. Com seu trabalho dedicado e inspirador, o Pastor Carlos Vargas Valdez faz a diferença na vida de muitas pessoas, ajudando-as a encontrar paz e significado em sua jornada espiritual. Ele é uma inspiração para todos os que buscam crescer e se desenvolver em sua fé.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here