A Verdade sobre Papai Noel se teu filho te perguntar.

2
814

papai noelA Verdade sobre Papai Noel se teu filho te perguntar.

 

Resposta: Ainda que Papai Noel seja um mito, sua identidade está baseada em parte há um grande cristão chamado São Nicolás de Myra, que viveu no século IV. Nicolás nasceu em um lar cristão, e seus pais lhe deixaram uma boa herança que ele distribuiu com os pobres. Sendo muito jovem, se ordenou como sacerdote e era reconhecido por sua compaixão e generosidade. Tinha fama de dar presentes anonimamente e deixava pequenas bolsas de dinheiro nas casas dos necessitados (algumas vezes pela chaminé) no meio da noite para evitar ser visto.

Nicolás morreu em 6 de dezembro entre 340 a 350 d.C, e desde esse dia se começou a comemorar com uma festa em que as crianças deixava comida para Nicolás e feno para seu asno. Se dizia que ele desceria do céu durante a noite para trocar a comida por jogos e presentes – mas somente paras as crianças que se comportavam bem. Há muitas versões diferentes sobre a lenda de São Nicolás, mas todas formam parte da inspiração e imagem de um velhinho bondoso, com uma roupa vermelha e que traz presentes a quem conhecemos agora como Papai Noel.

Muitos pais cristãos estão em duvidas se devem ou não brincar “de ser Papai Noel” com seus filhos. Por um lado, isso faz parte da celebração de Natal mágica e divertida deixando recordações maravilhosas dessa celebração por muitos anos no futuro. Por outro lado, o centro da atenção no Natal deveria ser Jesus Cristo e o muito que Ele tem nos dado. Então, é a história de Papai Noel uma adição inocente as festividades natalinas, ou devo ignorar por completo esse personagem?

Os pais necessitam usar seu próprio juízo ao decidir se incluem ou não, o Papai Noel nessa festividade, mas aqui algumas coisas devem ser consideradas:

  • As crianças que acreditam que os presentes que recebem no Natal vêm de um personagem mágico com recursos inesgotáveis, são menos propensos a apreciar o que ganharam e o sacrifício que seus pais fizeram para dar-lhes esses presentes.
  • A cobiça e o materialismo podem cobrir essas celebrações, nas quais representam mais em dar-se amor e adorar a Deus. Aquelas crianças cujo os pais tem um orçamento limitado, sentem-se que foram ignorados por Papai Noel, ou pior ainda que ele os considera crianças más.
  • Outro aspecto ainda mais sério, é que ao dizer a nossos filhos que Papai Noel baixa pela chaminé cada ano para deixar os presentes, é obviamente uma mentira.

 

Vivemos em uma sociedade que acredita que mentir por uma “boa” causa é aceitável. No entanto isso é contra o que a bíblia nos diz: ” Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano”. (1 Pedro 3:10). Então dizer aos nossos filhos que Papai Noel é real é um engano intencional, e segue sendo uma mentira.

Ainda que menos comum, algumas crianças se sentem verdadeiramente enganados e traídos por seus pais quando descobrem que Papai Noel não é real. As crianças confiam no que seus pais lhe dizem é verdade, e é nossa responsabilidade não trair sua confiança. Se fizermos,  eles não acreditaram em coisas mais importantes que lhe digamos, como a verdade sobre Jesus Cristo, a quem  eles não podem ver fisicamente.

Isso não significa que devamos omitir no Natal por completo a figura do Papai Noel. As crianças podem divertir-se com a ideia de Papai Noel, mas sabendo que se trata somente de uma brincadeira. Eles podem fazer suas listas, sentar-se no colo do Papai Noel em um centro comercial para tirar fotos. Isso não lhe roubará a alegria das festividades e dará aos pais uma oportunidade de falar com seus filhos sobre as piedosas qualidades do verdadeiro Nicolás, quem dedicou a sua vida a servir a outros e converter-se em um vivo exemplo: Jesus Cristo !

Fonte: gotquestions.org

Traduzido: Pra Regiane Vargas

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Primeiramente, quero parabenizá-la pelo blog, é edificante todo este material que você dispõe para aqueles que tem sede de conhecimento e esclarecimento, sempre que preciso de algo para compartilhar com alguém que precisa, venho aqui e vasculho tudo…rsrsrs
    Que Deus continue te usando cada dia mais e mais…
    Deus abençoe.

Deixe uma resposta