Jovens : O que tem de mal “fazer” se nos amamos e vamos nos casar? Parte 2

1
1075

Continuemos …

Do outro lado estão os país “clássicos e rígidos”. Impõem razões que as vezes não tem nada a ver com o que estão proibindo. Quando falta a boa explicação e só há uma atitude rígida (claro que estamos falando sem a ajuda do Senhor) podem acontecer duas coisas: a libertinagem ou repressão. Ou sai um louco bárbaro, ou um conflitado que o sexo em sí é pecado.

A boa educação sexual é imprescindível, anda junto com as outras educações que devem ser iniciadas na infância. As crianças não “engolem” a cegonha, o repolho, a ilha dos bebês. Mas cuidado, falamos de uma boa educação baseada na palavra de Deus.

Quando nos deparamos com a realidade bíblica, não importa se teus pais te ensinaram mal (sejam liberais ou rígidos sem explicação), se a sociedade te mostrou um caminho equivocado, ou se nunca houve uma boa educação sexual. A Palavra diz que “o que está em Cristo, nova criatura é, que as coisas velhas já passaram, e que tudo se fez novo”. A Bíblia é o único meio que pode te oferecer um caminho perfeito. Quando os ensinamentos chegarem através de seus pais, amigos, professores, e sei lá de onde, tenha a sua base pela “palavra de Deus”, te asseguro que tudo ficará esclarecido.

Fixe nesses princípios que são únicos:

1.Conhecer os limites. Romanos 14-15; 1 Coríntios 8; 10:23-33. Esses versos te ajudará amadurecer sua personalidade. Lembre-se que todo adolescente está aprendendo a conhecer os limites (alguns não nunca encontram e são chamados de imaturos). Quanto mais limites conheças, mais longe poderá chegar sua independência. Mais livre viverás se conhecer a liberdade dos demais (lembra do dito: “minha liberdade termina onde começa a dos demais”?); na realidade, o caminho cristão é o único que te ajuda a amadurecer rapidamente.

2. Enfrentar responsabilidades. Não há pessoa mais imatura do que o que não faz nada. Lamentação 3:27 diz: “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade”. Isso significa que se tens responsabilidades (o jugo simboliza trabalho, esforço, responsabilidade) vai ser um homem maduro, seguro do que faz !

O sexo é uma responsabilidade, pois é o caminho para se ter filhos. Não se pode começar uma responsabilidade quando se necessita ter cumprido com outra antes. Não se pode ter responsabilidades de manter relações sexuais se primeiro não se tem cumprida a responsabilidade de saber tratar a outra pessoa, respeitar, compreender, comprometer-se como um casal, comprometer-se com Deus, você se dá conta? Tudo isso te leva primeiro ao casamento. É o meio pelo qual uma pessoa demonstra que é responsável para enfrentar tudo na vida ao lado de seu cônjuge.

3. Tomar decisões com segurança. Ao conhecer limites, ter responsabilidades, tua personalidade vai se aperfeiçoando ao ponto que quando tenhas que tomar decisão, fará com segurança. Os princípios da Palavra e a confirmação do Espirito Santo em teu coração, trazem convicção para fazer o correto. Na medida que te entregas ao Espirito Santo, tua consciência vai se formando por Ele, para que saibas decidir; isso é “andar em Espírito” e não dar “bola” a seus desejos que provém da velha natureza (formada por hábitos egoístas, independentes de Deus, que só pensa em prazer momentâneo). Gálatas 5:16-24 nos ensina que o Andar em Espirito, é a única maneira de chegar a ser uma pessoa equilibrada.

O domínio próprio se alcança pelo Espirito. As respostas e perguntas existenciais estão na Bíblia. Os propósitos da vida estão em Deus, e Ele os mostra para aqueles que os buscam. Por isso, o caminho cristão é o único que faz que um menino ou menina adolescente alcance maturidade, o resto é balela.

                                                                                                                                                            Por Pablo Giovanini

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta