Jovens: Como Fazer Estudos Bíblicos Mais Dinâmicos?

3
2218

Ministério de Jovens: Como fazer Estudos Bíblicos Mais Dinâmicos?

1.Assegure-se que o conteúdo é realmente bíblico. O estilo não é tão importante como o conteúdo. É por essa razão que devemos nos assegurar que o conteúdo é verdadeiro.
2.Utilize situações atuais para ilustrar os estudos. Tenha uma assinatura de um jornal local ou alguma revista de notícia é uma boa ideia.
3. Lembre-se que existem vários estilos de aprendizagem. Existem jovens em nosso grupo que aprendem de diferentes maneiras. Informe-se sobre os diferentes estilos de aprendizagem e utilize-os em seus ensinamentos.
4.Utilize uma variedade de maneiras para comunicar. Os dramas, diálogos, mesas redondas, debates, estudos de caso, jogos e qualquer outra ideia criativa são excelentes maneiras de dar estudos bíblicos produtivos.
5. Assegure-se de ter estudado  o contexto da passagem bíblica. Existe um grande perigo de tirar uma passagem bíblica de seu contexto com o desejo de dizer algo. Certifique-se de que tenha lido os versos e passagens relacionas com a passagem a ser estudada para não abusar dessa passagem e dizer alguma heresia.
6.Converta-se em um facilitador. Os estudos bíblicos são muito mais efetivos, se permitimos que todos participem. Somente fique atento em não permanecer na opinião de cada pessoa. É importante levar as pessoas até o verdadeiro ensinamento da passagem. Hoje em dia escutamos muito : O que você pensa dessa passagem? Está muito bem que eles deem sua opinião, mas não podemos deixar que eles permaneçam ali. Temos que ir mais além e chegar a verdadeira lição da passagem.
7.Considere seriamente os grupos pequenos. Está claro que o dialogo acontece melhor em um grupo pequeno, do que em um grupo grande. Se o estudo bíblico demanda um dialogo mais pessoal é sugerido que os meninos tenham seu próprio grupo e as meninas tenham os delas.
8.Até onde for possível, permita que seja os jovens que comparta o estudo. É incrível a diferença que faz, que seja um do mesmo grupo de jovens que ensine ou facilite o estudo bíblico.
9.Certifique-se que dá aos seus jovens passos práticos. O Estudo fica em estudo bíblico e não importa o quão dinâmico foi se não se dá ideias práticas de como aplica-lo em suas vidas. Por exemplo: Não me serve muito fazer um estudo bíblico tocante sobre a importância de estudar a Bíblia se não os ensino em como estuda-la.
10.Dê a eles lápis e papel. Esse é um excelente costume especialmente se você trabalha com um rascunho e entrega aos jovens uma cópia para que eles possam continuar escrevendo.
Jeffrey D. De Leon

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta