Domínio Próprio

0
3075

Por: José Edvan

A Bíblia, no livro de Gálatas, nos traz a explicação sobre o fruto do espírito, que deve ser encontrado na vida do crente: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio. Todos são fundamentais para se ter uma vida abundante, porém, nesse trecho, quero destacar o domínio próprio. O que temos contemplado normalmente são pessoas que agem por impulso, não refletem sobre suas decisões e sobre as conseqüências das mesmas, simplesmente querem agir no momento e no impulso.

Políticos destruíram sua carreira por decisões impulsivas; casamentos são desfeitos por decisões impensadas; lares abandonados por filhos queixosos de decisões impensadas dos pais; artistas que ficaram em situações difíceis diante do seu público por “atos públicos” sem qualquer avaliação de resultados.

A Bíblia sagrada nos oferece o manual do ser humano feliz, entre outras orientações, o exercício do domínio próprio como uma forma de atingirmos o que desejamos do jeito que Deus quer nos dar. Como fazer para obter domínio próprio?O fruto do espírito é o resultado de uma vida nas mãos de Deus, logo, o primeiro passo para obter o domínio próprio é ter uma real experiência de conversão a Jesus Cristo. O segundo passo é permitir que a Palavra de Deus guie completamente sua vida. O terceiro passo é buscar uma vida de oração com o Senhor, e uma meditação diária da Palavra de Deus. Por outro lado, o egocentrismo é um fator muito forte na falta de domínio próprio, pois a pessoa se coloca como número um em tudo, e não aceita ser contrariada, quando isto acontece vem à explosão. Falta de comunhão com o Pai celestial faz o crente irritar-se e perder o controle com coisas simples e contornáveis.
Poderíamos citar outros fatores, ou você pode conhecer outros fatores, mais uma coisa vale a pena ressaltar: podemos ter sérios prejuízos em nossa vida pela falta de domínio próprio. Você sofre desse mal? Quer tratá-lo? Comece a considerar o Espírito Santo em sua vida. Como fazer isso? Procurando viver os ensinamentos da Bíblia. Tendo uma vida de comunhão e oração. Experimente exercer o autocontrole e verifique os benefícios que isso pode trazer. Domínio próprio, portanto, é a capacidade de efetiva que o cristão deve ter de controlar seu corpo e sua mente. Quando Deus fez o homem, lhe deu o privilégio de dominar sobre todas as coisas.

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Gênesis 1.26

O salmista relembra esta competência humana, ao dizer que Deus deu ao homem domínio sobre todas as obras das suas mãos. Salmo 8.6Esta competência, no entanto, nem sempre se estabelece quando se trata de homem dominar a si mesmo. Embora esteja em nós o desejar fazer o bem, nem sempre o fazemos. Afinal, como aprendemos também com Paulo, na nossa carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em cada um de nós, não, porém, o efetuá-lo, “porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”. Romanos 7.18-19.

“Por isso, parecemos, por vezes, em cidades derrubadas, pois que cidade que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”. Provérbios 25.28.Esta percepção não pode ser um convite à passividade, mas um desafio a nos conhecermos mais e a nos esforçarmos mais para viver segundo o padrão de Deus.

Artigo anteriorJovens Cristãos: Jovens quem vocês estão imitando ?
Próximo artigoCuidado com o que Pensa
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here