Os Pardais e a Bíblia, que tipo de pardal é você?

5
2353

Os pardais e a Bíblia, que tipo de pardal é você?

“… Não temais; vós valeis mais do que muitos pardais” (Lucas 12: 7 CST)

Ao dar-nos lições de vida, Jesus usou pardais para ilustrar alguns de seus ensinamentos. Nos próximos textos vamos analisar certas características.

Um pardal inútil.

“Não se vendem cinco pardais por duas moedas de um centavo entanto, Deus não esquece nenhum deles … Não tenhais medo; vós valeis mais do que muitos pardais” (Lucas 12: 6-7 CST). Na época de Jesus não se vendiam hambúrgueres, mas sim pardais presos em um palito e grelhados. O preço de dois era uma moeda de cobre, mas o vendedor dava a você cinco por duas moedas. Isso indica que eles valiam muito pouco. O que Jesus está tentando ensinar? Que você é de grande valor aos olhos de Deus! Você está convencido de que, se você se ausentara ninguém se daria conta, que sua vida não tem mais valor? Você ficaria surpreso sabendo quantas pessoas, mesmo em posições de poder e fama, lutam com um complexo de inferioridade e um sentimento de inadequação.

Quando Deus chamou Jeremias para ser um profeta, ele disse a Deus que ele estava com medo do povo. Então o Senhor o encorajou: “Não temas, porque eu sou contigo para livrar você …” (Jeremias 1: 8). Quando você se sentir você não vale muito, você acha que todo mundo sente o mesmo, e você vai abordá-los com medo ou agressão e ressentimento. Qual é a solução? Lembre-se que você é de grande valor aos olhos de Deus! Em Seu amor sem rejeição, única no total aceitação. Você tem um amigo em lugares altos, e boas ligações. Jesus disse: “… tenho-vos chamado amigos …” (João 15:15). Você vai ser aceito por todos? Não, mas quando fundamentas o teu valor no amor e na aceitação de Deus, você está livre para aproveitar sua vida.

“EU SOU … como um pássaro sozinho no telhado …” (Salmo 102: 6-7)

Um pardal solitário.

O salmista escreveu: “Eu sou como um pássaro … sozinho no telhado …” (Salmo 102: 6-7). Você com seu ninho foi destruído em uma tempestade? Você perdeu o seu parceiro? Jesus entende. Seus discípulos aproximaram-se não “pegar” que realmente era; Eles estão discutindo sobre quem era o mais importante e não foram capazes de orar com ele em sua hora mais amarga. Na cruz, Jesus clamou: “… Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46). Me faz sorrir a história de uma garota solteira que pendurou um par de calças com uma mensagem em sua cama e escreveu uma carta para Deus. “Pai Celestial, ajude-me tenho pendurado umas calças aqui, por favor preencha- com um homem “. Agora sério, a solidão pode ser devastadora e afectar a sua auto-estima. Os jovens se perguntam se algum dia encontraram a pessoa certa para casar. O maior medo é terminar a vida sozinho.

Deus sabia que de alguma forma Adam estava incompleto, não só criou Eva, mas apresentou-os uns aos outros e os junto. E Ele pode fazer o mesmo por você. Se você está viúvo, divorciado ou solteiro e gostaria de encontrar um bom parceiro, não entre em pânico. Deus diz: “Eu sei onde você mora …” (Apocalipse 2:13). Deus conhece o seu nome, endereço e todos os dados em sua vida. E o que é mais importante, ele está interessado em você! Um pensamento final: Às vezes, a solidão não é a ausência de afeito, mas sim de direcção; Não é a ausência de amigos, mas sim de propósito. Comece a ficar perto de outros, para encontrar uma área de necessidade que ninguém está servindo, dedique-se totalmente a ele e verá como as coisas melhoram para você.

biblia-pardais-jesus
Os Pardais e a Biblia

“… O pardal encontra CASA perto de teus altares …” (Salmo 84: 3 NVI)

Um pardal perdido.

Na série de televisão Lost (Perdidos) trata-se de um acidente de avião em uma ilha remota, e como os sobreviventes retornaram para reconstruir suas vidas em meio dos destroços. O segredo do sucesso da série é que todos nós podemos relacionar de alguma forma com uma deles. Perdemos casamentos, empresas, casas, auto-estima, segurança e muitas outras coisas. Mas Jesus veio “para buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Ao contrário de nós, Jesus não vê as pessoas como “bons” ou “ruins”, mas sim como “perdidos”. Ele sabia que tinha perdido o seu caminho, seus valores, seus relacionamentos, a capacidade de enfrentar as dificuldades, a fé, e, em alguns casos, até mesmo a vontade de viver. Jesus olhou para a mulher no poço que havia se divorciado cinco vezes e estava morando com o namorado; o paralítico que ninguém prestou atenção em 38 anos indo para o tanque de Betesda; Maria, que chorou junto da sepultura uma das pessoas que mais amava.

Se você está perdido hoje, você pode ter uma entrevista pessoal com o Senhor. “Até o pardal encontrou um lar … onde criar os seus filhotes, junto aos teus altares, Senhor dos exércitos, meu Rei e meu Deus Bem-aventurados os que habitam em sua casa ;. Louvar-te!” (Salmo 84: 3-4). Neste dia você pode “voltar para casa” com Deus. Você pode reconstruir seu ninho e criar uma família apoiada por sua protecção. Você pode se sentir seguro em Ele. Ao curvar-se em adoração, Ele vai levantar e fazer você se sentir valorizado. Ele vai libertá-lo do medo da rejeição e solidão. Você não pode se esconder de Deus, mas você pode se esconder nEle.

“… Nenhum deles cai no chão sem o seu Pai” (Mateus 10:29)

Um pardal caído.

Jesus disse: “Não se vendem dois passarinhos por um centil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.” (Mateus 10:29). Boa notícia: Deus sabe quando você cai, e você quer se levantar. Talvez você estava no auge de sua carreira e você perdeu alguma coisa. Ou você estava em uma luta interna com pelejando com um segredo que não poderia com partilhar com ninguém. Ou alguém muito querido para você lo decepciono e quebrou sua confiança. Portanto, você tem medo de começar de novo, com medo de que não possa ser superado seu passado ou se recuperar para realizar o seu destino. Deus ainda o ama, não importa quantas vezes você caiu. Você já foi atacado em uma determinada área de sua vida e você continuam falhando nesta área? Alguma vez você já se perguntou: ‘Por que eu tenho que lutar com isso?’

Ouça: Nessa batalha não está em jogo o seu passado, mas sim o seu futuro; então você está no centro das atenções. E Deus que deu uma segunda chance a Pedro e João, fará que ressurjas das cinzas do fracasso em reconstruir sua vida e transformá-lo em algo maravilhoso. Deus viu você quando você caiu, então não tente esconder dele como o pastor que estava em busca da ovelha perdida, Deus está olhando hoje; não para condenar, mas para restaurá-lo. A exaltação de si mesmo leva ao orgulho, que Deus odeia. Mas o auto-desprezo leva à paralisia emocional. Não há mais que um pecado imperdoável (Marcos 3: 22-30, Mateus 12: 31-32). Assim, você pode ir a Deus com confiança, sabendo que vai lhe dar um novo começo. E Ele lhe dará a força para obter o que você empreender.

“… vosso Pai celestial as alimenta….” (Mateus 6:26)

Um pardal necessitado.

Jesus disse: “Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? …E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles “Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? …Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. …Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6: 26-33 NVI)

Se você precisa de promessas bíblicas que afirmam você, aqui tem algumas: “Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.” (Salmo 34: 9). “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, e em seus mandamentos tem grande prazer sua semente será poderosa na terra; .. A geração dos rectos será abençoada Bens e riquezas há na sua casa … Não tenha medo das más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor “(Salmo 112: 1-7). Deus deixou um registo escrito dessas promessas na Bíblia de modo que você possa ler de novo e de novo, e de meditar sobre elas, e você sair dás preocupações e viver a vida com alegria e confiança nEle.

5 COMENTÁRIOS

  1. Um dia eu aproximei de um pardal e surpreso ele me ouviu. Eu lhe disse que eles eram criaturas desinsofridas, arruaceiros, farristas e desconfiados. O fator surpresa era estratégico e tão pedagógico quanto as parábolas do Mestre: mal acabei de falar, o danadinho desapareceu feito uma bala…

Deixe uma resposta