Capa » Família Cristã » Família Cristã: Segredos para uma Família Feliz

Família Cristã: Segredos para uma Família Feliz

Família Cristã: Segredos para uma Família Feliz

1. Privacidade
Pais e filhos nunca devem invadir o espaço uns dos outros?

R: Respeito é fundamental. Além do que, são os pais quem decidem as regras. Namorado da filha de cueca pela casa não dá, assim como mãe fuçando o diário da filha também não.

2. Mãe e amiga
Onde acaba a amizade e começa o limite?

R: Pais são pais em primeiro lugar sempre. Ser amiga é sentar com a filha e falar sobre o novo menino da sala, mas a mãe é quem deve determinar a hora dela voltar para casa, por exemplo.

3. Crises no casamento dos pais
Como lidar com problemas e brigas entre marido e mulher sem afetar os filhos?

R: Brigas, só no quarto, de porta fechada. Os filhos se sentem péssimos e podem achar que são culpados. Só se fala em divórcio, quando ele está de fato definido.

4. Adolescentes complicados
Adolescentes revoltados podem desestabilizar a todos?

R: Adolescência é uma fase de transição e busca de identidade. A complicação dessa fase depende de como os pais os encaram, o pior erro é competir com eles.

5. Dinheiro
Falta de dinheiro ou excesso são prejudiciais. Como lidar com o assunto?

R: A família deve deixar claro o que pode e o que acha que deve comprar. Dar absolutamente tudo deixará o filho com baixa tolerância à frustração.

6. A saída do filho de casa
Como encorajá-los a seguir seu rumo sem sofrimento?

R: A autonomia – baseada na boa auto-estima de quem foi muito amado e da compreensão correta dos limites – é fundamental.

7. Competição pelo neto
A mãe acha que a filha, que acabou de dar à luz, não faz nada direito. Como lidar com isso?

R: Avós devem dar palpites quando solicitadas! Ou se algo está muito errado. Mas falando com tato e cuidado. Mães recentes estão muito sensíveis a tudo. Elas precisam das avós, mas lembre-se, nada de ser invasiva.

8. Sogras contra noras
A mãe não aceita o relacionamento do filho (ou da filha). É melhor ficar calada ou comprar briga e mostrar os defeitos daquela pessoa?

R: Depende do motivo. Se sua filha está namorando um rapaz que usa drogas, você tem o direito – e até mesmo o dever – de intervir e conversar com ela sobre isso. Agora, se você não gosta da nora porque ela usa blusa que deixa a barriga de fora, isso não é da sua conta. Filhos devem aprender a se relacionar romanticamente.

9. A chegada do caçula
Como enfrentar o ciúme do mais velho?

Psicóloga: Ciúme é normal! O irmão deve escolher as roupas do caçula, participar de tudo.

10. Filhos que mandam nos pais
Filhos têm o direito de mandar nos pais velhinhos?

R: Se o filho mora na casa dos pais ou os pais têm independência financeira, os filhos não têm direito de mandar em nada.

11. Rivalidade entre os irmãos
Qual o segredo para deixá-los mais unidos?

R: Irmãos brigam! E os pais não devem tomar partido (a não ser que um seja mais forte) nem mostrar preferência. Muito menos compará-los.

12. Filhos diferentes
Como agir com cada um?

R: Cada um é um. Não ensinar a ser dedo-duro também é essencial, irmãos devem ter cumplicidade.

13. Sexualidade dos filhos
Os pais devem falar sobre sexo com os filhos ou deixar que eles descubram sozinhos?

R: Os pais devem se preparar para falar disso. Ler livros, comprar livros para os filhos. Se não se sentirem confortáveis, devem pedir a outro adulto da família para fazer isso.

14. Drogas
Drogas são sempare temidas pelos pais. Falar sobre isso com os filhos ajuda?

R: Pesquisas mostram que a maioria dos filhos que usam droga tem pais negligentes (não dão afeto nem impõem regras) ou permissivos (até dão afeto, mas não colocam os limites necessários).

15. Perdão
Como não guardar mágoas e ressentimentos das pessoas que mais amamos?

R: Conviver com outros implica em aceitar diferenças e perdoar deslizes.

16. Mamãe não sabe tudo
Como aceitar que a mãe é um ser humano normal, passível de erros e acertos?

R: A idéia de que ”mãe é tudo” impôs uma pena dura para elas, que devem ser santas, dedicadas, perfeitas e padecer no paraíso. Mas são humanas!

17. Carreira x família
Como lidar com a dupla jornada?

R: Participei de uma pesquisa sobre o assunto e descobrimos que o fato de a mãe ficar dentro de casa não torna sua relação com o filho melhor.

 

Sobre Pastora Regiane

Esposa, mãe, escritora, tradutora e intérprete. Pastora de Jovens atualmente no Brasil. Junto com seu marido trabalhan no ministério de jovens e o ensino da palavra de Deus.

Um comentário

  1. dalila arantes brandao silva

    gostei muito do estudo pois estou com uma filha na pre adolescencia e o nosso relacionamento esta muito dificil e sinto que preciso de ajuda como lidar com esta situação.O estudo me ajudou muito espero mais estudo neste tema,pois alem dela estou no ministério intermediário de 8 a 12 anos na minha igreja,conto com ajuda de vocês.Deus os abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>