Estudos Cristãos: O que é o Batismo nas Águas?

0
2787






BATISMO O QUE SIGNIFICA 

“Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.” Salmo 16:8.

O QUE O BATISMO NÃO É:

Um sacramento.A palavra sacramento implica graça salvadora.  Batismo não salva.O meio para salvação.
Para todos aqueles que tentam usar o batismo por esta razão, a Palavra de Deus censura de um modo forte e direito: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” Tito 3:5.

Deus declara enfaticamente que somos salvos pela graça (favor imerecido) através da fé em seu Filho.  “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.  Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efés.  2:8-9.

A água não pode limpar nossos pecados.

Deus nos diz que o pecado é limpo somente pelo sangue do seu Filho.  “Em quem temos a redenção, a saber, a redenção dos pecados.” Col.  1:14.  “E sem derramamento de sangue não há remissão.” Heb.  9:22.

O batismo não é nenhuma maneira essencial para a salvação da alma.

PARA QUE É O BATISMO:

Todos os que receberam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

Não há um lugar na Bíblia em que Deus disse a alguém que não confiava pessoalmente em seu Filho como Salvador, para ser batizado.  Mas, ser batizado é a primeira coisa que Deus ordena e espera de todos aqueles que receberam Jesus como seu Salvador nos seus corações e foram salvos.  “?e muitos dos Coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados,” At.  18:8.  “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra,” At.  2:41.  “?que impede que eu seja batizado?  E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração,” At.  8:36-37.

O batismo é para todos aqueles que desejam seguir os passos de seu Salvador.  “E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão,” Marcos 1:9.

O QUE É O BATISMO:

Um Sepultamento.

A aspersão não basta.  Deus ordena que sejamos completamente sepultados sob as águas.  !De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida,” Rom.  6:4.  “Sepultados com Ele no batismo,” Col.  2:12.

Um Símbolo Histórico.

Ele nos lembra da morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus por nossos pecados.  “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,” I Cor.  15:3-4.  “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos,” Col.  2:12.

Uma Declaração.

Uma declaração de que você crê pessoalmente que Jesus morreu, foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, e que você também ressuscitará no último dia quando a trombeta de Deus chamar seus filhos para casa.

Um Testemunho Público.

Um testemunho público que declara que você é um discípulo do Senhor.  É através deste ato que podemos mostrar a todos em cujo lado estamos.

Uma Expressão.

É a expressão de seu desejo de andar na novidade da vida eterna que Deus já lhe deu.  “De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida,” Rom.  6:4.

O QUE O BATISMO FAZ:

O batismo une você a uma igreja batista local: que é igual às Igrejas Batistas do Novo Testamento.” “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,” At.  2:41.

O batismo é um símbolo da sua separação da vida velha com seus desejos pecaminosos e sensualidade.  “Porque se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado,” Rom.  6:5-6.

O batismo capacita você a entrar na alegria que lhe espera em servir ao Senhor, como membro de sua igreja.

Compreendendo então a importância e o verdadeiro significado do batismo, você não quer se apresentar neste dia do Senhor como um candidato ao batismo?

Entre agora na alegria e plenitude de sua salvação e ouça o que Deus fala a você: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo,” Mat.  3:17.

Artigo anteriorDevocional Cristão: Esperando em Deus !
Próximo artigoReflexão Cristã: O melhor remédio …
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here