Capa » Reflexões » Reflexão Bíblica: Vencendo o Desânimo

Reflexão Bíblica: Vencendo o Desânimo

Reflexão: Vencendo o Desânimo

Todas as pessoas têm decisões a serem tomadas todos os dias. Muitas dessas são extremamente importantes e, às vezes, não sabemos exatamente de que maneira resolver uma questão. Porém, é preciso tomar a decisão. E mais, precisamos acertar, pois, senão, teremos um alto preço a pagar como conseqüência negativa da decisão errada.

O melhor momento para pescar é durante o amanhecer ou no pôr-do-sol, em épocas de lua cheia ou nova, e João 21: 2-6 mostra uma pescaria dos discípulos, depois da crucificação de Jesus. Pedro disse: “Eu vou pescar”. Ele estava decidido, era um pescador experiente, mas escolheu a hora errada. Foi num momento em que estava desanimado por causa da aparente derrota de Jesus na cruz.

Pedro e os discípulos haviam deixado para trás carreiras prósperas, suas famílias e até mesmo a religião judaica para seguir a Jesus. Eles tiveram confiança total de que Ele era o Filho de Deus. Também se tornaram celebridades, indo com Jesus de cidade em cidade. As multidões saíam às ruas para conseguir apenas um olhar de Jesus e dos doze discípulos. Mas, agora, tudo parecia que tinha acabado: Jesus havia sido crucificado. A última imagem que tinham na mente era de um Jesus pendurado no madeiro. Vejamos que lições isso traz para nós hoje.

Nunca tome decisões com desânimo O pior momento para se tomar qualquer tipo de decisão é quando você está desanimado. Biblicamente, desanimar implica em renunciar toda e qualquer esperança, é estar completamente destituído de medidas ou recursos emocionais positivos para a realização de algo. Foi num momento em que Pedro estava no mais baixo nível emocional de sua vida cristã que disse: “vou pescar”. Ele estava realmente desanimado, depois que Jesus foi crucificado e tudo parecia acabado!

Mais cedo ou mais tarde, todos nós temos de lidar com estes dias de desânimo. Ninguém deveria tomar decisões importantes para sua vida quando está desanimado. Empresários tomam rumos errados nos negócios quando estão desanimadas; casais conduzem mal o casamento quando estão desanimados e, então, mais tarde, se arrependem do que fizeram; cristãos abandonam suas igrejas em um momento de desânimo e, então, ficam distantes, fora de sintonia com Deus; funcionários têm feito trocas equivocadas de emprego ou profissão, em momentos de desânimo.

O Salmo 34: 19 afirma: “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”. Há grande diferença em esperar em Deus e fazer o que vier à mente em momentos de desânimos. Nos sentimentos ruins há derrotas, mas a fé firmada em Deus produz renovação interior e direção certa para as decisões diárias.

Cuidado com as pessoas desanimadas O desânimo é contagioso e pode afetar aqueles que estão ao seu redor. Essa influência negativa pode fazer com que as pessoas tenham uma indisposição resoluta e inalterável, em face de situações difíceis. Foi exatamente isto que aconteceu com os discípulos e, sendo influenciados por Pedro, decidiram pescar também. Esta decisão foi tomada com pressa, sem nenhuma reflexão ou análise se deveriam mesmo fazer aquilo: “o simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”, Pv 14: 15.

Por isso temos de orar mais para não tomarmos decisões precipitadas que possam influenciar negativamente nossa vida. É melhor que você tome um tempo e ore antes de comprar uma casa nova, antes de comprar um carro novo, antes de decidir abandonar o seu lar, antes de deixar o emprego ou escolher outro, antes de pôr tatuagens por toda parte do seu corpo. Daqui a 10 anos você pode estar disposto a dar qualquer coisa para se livrar delas.

Decisões erradas afetam a nós e aos outros, principalmente, aqueles que estão à nossa volta ou que dependem de nós. Por isso, não se deixe levar pelas aparências. Pare, pense, analise, ore antes de tomar qualquer decisão: “os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço”, Sl 25: 15.

Decisões erradas trazem decepções

A Bíblia fala que eles tentaram pescar a noite toda, mas não pegaram nada. Ficaram mais decepcionados do que estavam antes. Isso aconteceu porque estavam fora de sintonia com Deus. Por isso, cuidado com as decisões que está pensando em tomar. Vigie, ore ao Senhor e Ele dará as devidas orientações e direcionamentos: “instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”, Sl 32: 8. Jesus conhece as suas dificuldades e tem sua vitória preparada para o momento certo.

Jesus aparece na praia, perguntando por alimento, mas os discípulos não tinham pescado nada. Significa que estavam com fome. Para saciar seus discípulos, Jesus os orienta e convence-os a fazer nova pesca e a transforma num grande sucesso. Deus nunca perde o controle de nada e nunca perderá. Por isso, confie nele e você verá o milagre acontecer. Ao darem ouvidos ao que Jesus mandou fazer, eles viram suas frustrações irem embora, pois o milagre aconteceu.

Dê ouvidos somente à voz de Deus e Ele fará com certeza o milagre acontecer: “bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”, Jó 42: 2. Deus quer renovar as suas forças com o alimento que Ele já tem preparado para você. Ele espera você. A aproxime-se dele, ceie com Ele e tenha forças para continuar: “os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”, Is 40: 31.

Considerações finais

O cristão passa por momentos ruins e bons, por circunstâncias negativas e positivas, por situações de aparente fracasso e por grandes vitórias. Jesus afirmou: “no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”, Jo 16: 33. Enquanto o crente estiver nesse mundo não faltarão motivos para se sentir desanimado, mas para aqueles que confiam no Senhor sempre existirá um Deus que fortalece e dá ânimo ao coração para que haja prosseguimento da caminhada cristã até a Jerusalém celestial.

Sobre Pastora Regiane

Esposa, mãe, escritora, tradutora e intérprete. Pastora de Jovens atualmente no Brasil. Junto com seu marido trabalhan no ministério de jovens e o ensino da palavra de Deus.

8 comentários

  1. CICERO LOPES.M (CICINHO)

    PAZ de CRISTO amados,fico muito feliz de ver um ministério tão poderoso como de vcs…pois vemos a glória de DEUS em suas vidas,por cada mensagem de animo por c compro meterem em passar a palavra de DEUS,muito obrigado me edificou muiiiito…gostaria de saber quem e´esse ministério do video q postarão,paz fiquem com DEUS.

  2. MAURICIO GALDINO

    gostei muito da reflexão

  3. deus a fonte do amor.lindas palavras

  4. “DEUS ABENÇOE VCS, É PRECIOSO ESTAS POÇÕES DIÁRIAS DO SENHOR EM MINHA VIDA!

  5. Graça e páz do Sr. Jesus, Regiane estou maravilhado e muito feliz por ter encontrado esta sua ministração, revelada pelo Espirito Santo, pois é ezatamente o que Eu estava procurando essa palavra veio direto ao meu emcontro, neste exato momento estava já a quase dois anos em desanimado com o ministerio o qual congrego e com a vida ministerial que exerço de pastor auxiliar, sirvo ao Sr. a 18 anos mas nunca vivi um momento como este de desanimo espiritual, pesso a Deus que a abençoe muito e continue a usala com mensagens edificantes como esta, por favor me apresente em suas orações ok obrigado.

  6. Agora mesmo orarei por ti, acho que como erma tua debo hacer-o .
    O meu portugues nao e tam bom, mais te bencoe muito en nome de nosso Senhor Jesucristo.

  7. Paz do senhor Regiane.é realmente tão lindo ler os teus ensinamento, aprêndo bastante.
    No estudo de hoje tenho a propola uma questão.o que a Regiane acha sobre o uso de tatuagem como Cristão?é ou não proibido?
    Obrigado.ore sempre por mim pós realmente quero com tigo viver na jeruzalem celestial e aque na minha cidade esta uma sodoma e gomora.
    não esta facil.
    Deus abençoe voce.

    Angelino!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>