Amizades Remendadas Segundo A Bíblia

0
1384
Amizades-amigos-Remendadas-versiculos-biblia-biblicos
¿Qué Dice La Biblia Sobre Las Verdaderas Amistades?

Que Diz A Bíblia Sobre As Verdadeiras Amizades?

“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.” Provérbios 27:5-6

Pena que não me ensinaram isto quando eu era pequena, talvez você tenha tido um ensino melhor sobre este assunto, mas não foi muito sábio comigo. Se uma amiguinha me “trair” e dizer aos meus irmãos que eu não tinha feito meu dever de casa (eu tinha três irmãos mais velhos e dois irmãos mais novos na escola), eu imediatamente a risquei do meu seleto grupo de amiguinhos. Meu coração havia sido ferido, sangrava da dor da traição, eu o consertaria então logo com outro amigo me apunhalar com a adaga da deslealdade e novamente, a triste realidade de que não se pode confiar em ninguém era minha bandeira.

Meu pai, presunçoso ao máximo, me apoiou em minhas decisões e me disse que se você não confia mais nela, se ela foi desleal, se ela não teve o bom senso de lhe dizer primeiro, então é certo que ela não seja mais sua melhor amiga.

Minha mãe mais sábia levou a sério a acusação de minha amiga e foi rápida em realizar a doce tarefa de me castigar com tudo.

Isto criou raízes em minha adolescência, juventude, namoro e casamento, qualquer um que traísse minha confiança com reprimendas, críticas, advertências e até mesmo sermoes gratuitos eram colocados na lista negra.

Pode-se dizer que eu encarnei a idéia de que “os amigos nunca se batem”.

Quantos amigos eu devo ter perdido por ter a audácia de tentar me ajudar a ser uma pessoa melhor e não a garotinha presunçosa do papai.
 
Melhor ser repreendido francamente do que ser amado em segredo, mais digno de confiança é o amigo que machuca do que o inimigo que beija.  
 
A repreensão, mesmo que doa, mesmo que abra feridas, pode valer mais do que a lisonja, pois a primeira destina-se a curar, corrigir e melhorar, enquanto a lisonja só aumenta o orgulho do tolo.

Em Levítico 19:17 Deus fala com referência à admoestação de um amigo:
 
“Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado”. Não seja vingativo para com seu próximo ou guarde rancor contra ele, mas ame seu próximo como a si mesmo; eu sou o Senhor.
 
Não posso ficar cheio de ressentimento toda vez que alguém chamado próximo vem para me censurar, se a advertência do meu amigo quer me levar a corrigir o erro, se a exortação dele corrige meus erros, então bem-vindo à correção, você é meu amigo.

Mas agora vamos falar do camarada que não quer repreender, parece tímido, não quer perder seu melhor amigo, está bem ciente das falhas do outro, mas nunca lhes dirá, são muito espirituais e prudentes, decidem ficar calados e “esperar que Deus o faça ver seu erro”.

A beleza da amizade reside precisamente no valor da colaboração mútua, o amor que se une e cresce não deve ser lisonjeiro e cumplicidade, o amor verdadeiro e forte não tem medo de perder o amigo sabe que passará no teste da repreensão, mas a amizade fraca não discerne o quanto amor está escondido em uma repreensão.

Feridas de amigo, beijos de inimigo.

Você nunca espera que um amigo lhe faça mal, e pior, você não pode imaginar o ódio do aquele que o beija.

Quando um amigo o corrige, não é que ele esteja mais atento do que ninguém às suas falhas mais imperceptíveis, – “ele é o único que percebe se eu estou errado, mais do que um amigo parece um inimigo” – mas que o valor que você tem para ele o torna zeloso e você está certo, ele está atento às suas falhas, ele coloca seus óculos para ajudá-lo a ver o que em sua miopia você é incapaz de contemplar, e uma vez descoberto e exposto, ele o ajuda a seguir em frente.

“Leal é o golpe de um amigo, hipócrita é o beijo de um inimigo”.

O inimigo está escondido, ele quer que você acredite que ele o admira, ele faz muitas coisas para fazer você acreditar que ele é leal e compadre, que Judas o seguirá aonde quer que você vá e você não ouvirá uma palavra de reconversão em sua boca, quando ele o beijar, é melhor você verificar bem onde ele lhe deu o carinho porque seus beijos sabem a mordidas.
 
“O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos” Provérbios, 29:5
 
Ouça bem quando seu amigo se propõe a corrigi-lo, não perca tempo tentando se justificar, não se distraia com seus “caminhos”, toda correção é um presente de Deus.  
 
“O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua” Provérbios, 28:23
 
“Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe” Provérbios, 27:10
 
Jeremias notou certos amigos, ele observou a hipocrisia de um e a franqueza do outro, isso é muito sábio para levar adiante uma amizade, então ele disse:

“Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o próximo anda caluniando. E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em proceder perversamente. A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei”. Jeremias 9:4-7.
 
Perdemos muitos amigos, falhamos em reter muitos entes queridos, foi preciso apenas um sincero chamado de despertar deles para transformá-los em amargos inimigos.

Perdemos muitos amigos, preferimos ficar em silêncio para não ferir suas sensibilidades, mas a longo prazo eles se afastaram porque viram em nosso silêncio indiferença e traição.

Perdemos muitos amigos porque preferimos o inimigo que nos beijou, esses beijos nos convenceram de sua lealdade, mas foi tudo uma mentira.

Perdemos muitos amigos porque o ressentimento tinha espaço para crescer e dar seus frutos de ingratidão, eles partiram porque perceberam nossa desconfiança.
 
“Aquele que perdoa a ofensa cultiva o amor, aquele que insiste na ofensa divide os amigos”.  Uma repreensão é mais eficaz para o homem prudente do que cem chicotadas para o obstinado. Um amigo ama em todo momento; um irmão nasce para ajudar na adversidade. Provérbios 17.
 
Procure seu amigo e faça as pazes com ele, é o conselho de Deus.

Artigo anteriorPor que você precisa controlar suas emoções de acordo com a Bíblia?
Próximo artigo25 Versículos Bíblicos Sobre Exibicionismo Na Bíblia
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here