Artigo Cristão: O Agressivo Verbal – Como Sair dos Maus-tratos

0
3969

Saindo dos Maus-tratos e da Violência Verbal

O violento verbal só poderá mudar sua atitude se ele mesmo decidir fazê-lo. Por isso é importante que você, que já se deu conta que a situação está no limite, possa ser livre dessa violência e de todo vinculo interpessoal que te resta e não adicione mais nada em sua vida.

Diante aos ataques verbais, as pessoas reagem de várias maneiras:

  • Devolvendo o ataque.
  • Dando uma explicação a cada manipulação.
  • Permanecendo inertes e fazendo de conta que nada está acontecendo e que nada os ofende.
  • Deixando bem claro que vão se defender de todas as acusações.
  • Mantendo-se firmes em suas convicções, sem sair de seus objetivos.
  • Tomando um ar, enchendo os pulmões, contando1-2-3 para então responder
  • Responder mas sem se encher com a mesma raiva e ironia que o agressor
  • Simplesmente perguntando: Deseja algo mais? O que você está me pedindo é que lhe entregue o trabalho em 30 minutos? Ok, o senhor está me dizendo que eu não fiz como o senhor esperava? Poderia me dizer qual o formato que deseja?

 

Os escritores Rick Kirschner e Rick Brinkman, em seu livro “Como tratar com pessoas que não se podem suportar” sugerem esse breve e eficaz plano de ação:

  • Vigie seu tom de voz
  • Manifeste sua intenção positiva
  • Se for interromper faça-o com tato.
  • Conte a verdade
  • Esteja disposto a escutar

 

Estando você no controle das circunstâncias, o violento deverá deter sua artilharia e colocar fim ao ataque. Quando o agressor não encontra um receptor que lhe retribua com sua mesma moeda, o emissor ficará desiquilibrado, e com essa atitude o levará a pensar que você não entra em seu jogo, na qual estará obrigado a encontrar outra forma de comunicar-se contigo.

 

Seis princípios para sair da agressão verbal

Se você sabe qual é sua posição, ninguém poderá machuca-lo e as palavras dos demais serão simplesmente isso: “palavras”

  • Na área que te agredirem emocionalmente, verá melhoras em 100% se cada vez que te agredirem, sair vitorioso desse ataque verbal, verá que saiu fortalecido cada vez mais, e isso significará que ninguém mais poderá te ferir nem fazer você perder o foco de seu objetivo.
  • Os manipuladores te ajudaram a entrar em um nível na qual ninguém mais poderá machucar seu coração: os manipuladores emocionais não podem fazer com que abortemos nosso futuro, se não anunciar o que está por chegar. Falem o que falem, quando seja livre dos maus tratos emocionais, ninguém poderá machuca-lo mais. Não basta com o dizer: “Sou chefe e deve me obedecer”, a autoridade adquirida é aquela conseguida pelo caráter transformado. A autoridade adquirida é que se ganha por você mesmo.
  • Há que ser grato pelos agressores, porque nos ensinam com quem não devemos nos juntarmos: se alguém agredi-lo diga “Obrigado” e adicione: “Obrigado porquê de você não há nada que esperar, vou buscar minha colheita em outro”. Seus agressores te estão poupando tempo e te ensinando quais não são as pessoas que somaram em sua vida. Os agressores devem recordar que não há que agradar a todos. Haverá pessoas na lista do fracasso e outra na lista do êxitos. A agressão verbal é a indicação de que o ilimitado está feito para ti e leva seu nome: “as palavras dos sábios são cravos colocados corretamente” diz Salomão. Quando um mestre na palavra te desafia, doí. “As palavras são como aguilhões e quem fere por amor mostra a lealdade”, disse também Salomão. Isso significa que uma palavra de sabedoria poderá feri-lo mas servirá para que seu crescimento e recordação de que sempre há mais a se aprender.
  • A agressão indica que o sonho e o êxito se ativaram em sua vida: a agressão recebida permitirá amadurecer seu carácter, libertando se de culpas profundas aprendendo a rejeitar a rejeição. A agressão vem a nossas vidas para nos amadurecer, obter autoridade de carácter e aprender a entrar em novos níveis de relações e de poder.
  • A agressão verbal será um indicativo de quem serão os que te acompanharam até chegar sua meta. Diante da manipulação, o maltrato e a violência verbal, sabemos quem serão os que nos ajudaram a alcançar nossos objetivos e quem não o fará. Quando seus sonhos e seus projetos são ilimitados, resulta ser indispensável identificar aqueles que te acompanharam em seu caminho.
  • A agressão verbal estenderá sua mente ou a limitará como você a processe: o ataque verbal tentara bloquear seu potencial e os sonhos que tens. As palavras de sabedoria, de consolo, de estima são inspiradoras e te faram crescer nos seus sonhos com uma visão de forma ilimitada. A língua pacificadora é arvore de vida, o homem pacificador de alegra com a resposta de sua boca e suas vitórias são incalculáveis.

                                                                                                                                                      Por Bernardo Stamateas

Artigo anteriorDevocional para Crianças :A Amizade não se Conta com Calculadora
Próximo artigoNoticias: Porque dizer não quando seu filho pequeno lhe pedir dispositivos eletrônicos
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here