Estudo Bíblico – LÓIDE – MÃE E AVÓ QUE LEGOU AMOR E RESPEITO ÀS COISAS DE DEUS

2
3920

Estudo Bíblico – LÓIDE – MÃE E AVÓ QUE LEGOU AMOR E RESPEITO ÀS COISAS DE DEUS

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice…” (2 Timóteo 1:5).

Ser uma filha de Deus é, sem sombra de dúvidas, um grande privilégio. Mas, além deste privilégio, existem outros que são verdadeiras jóias na nossa vida. Dentre tantos, podemos destacar dois… 1- Privilégio de ser mãe, 2- Privilégio de ser avó.

1- Privilégio de ser mãe

Lóide foi uma mulher que recebeu das mãos do Senhor uma preciosidade rara, nos dias de hoje… Eunice, sua filha.
Como uma mulher que amava o Senhor, ela legou à sua filha verdades espirituais que foram transmitidas às próximas gerações.

Para ela, filhos eram presentes que Deus lhe estava concedendo. Eles eram bênçãos do Senhor.
Falar das verdades bíblicas (N.T.) era para ela um prazer. Na verdade, ela estava preparando o coração de Eunice para ouvir as pregações do apóstolo Paulo que falaria de Cristo e das boas novas do evangelho.
Lóide soube transmitir a ela o seu amor, a sua fé e os seus valores. Ela tinha tempo para Eunice.

Você tem tempo para seus filhos? Você é uma testemunha viva de Deus? Você deixa transparecer a seus filhos, através da sua vida, que o Deus que você aceitou é um Deus de amor?

Não deixe que este tempo tão precioso com seus filhos (tempos que não voltam mais) seja usufruído pelas babás, pelas avós… (coloquei primeiro as babás, depois as avós, propositalmente, pois as mães, em sua maioria, deixam seus filhos serem criadas por babás [infelizmente!]).
Deus abençoa a mãe que tem tempo para seu filho… que investe em seu filho.
Abra, agora, o seu coração de mãe e ouça os conselhos do nosso Deus que a ama e ama o seu filho…

4 “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor,
5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração,
7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas…
12 Guarda-te que não te esqueças do Senhor…

Querida irmã, observando o versículo 4, podemos ver que o Senhor nosso Deus nos diz que Ele, somente Ele, é o único Deus.

Você, realmente, O considera o único Deus?

Observando sua vida… será que não existem outros deuses dos quais você não pode se separar? O dinheiro, a vaidade, o próprio marido, filhos, trabalho… e tantas coisas que tomam 99% do seu tempo. E Deus? Onde você O coloca em sua vida? É a Ele que você dedica parte do seu “precioso” tempo para ler a Sua Palavra, para orar e obedecer aos Seus mandamentos? É Ele o primeiro em sua vida?

Lembre-se, irmã, que é o próprio Deus que diz que Ele é o único Deus.
O seu coração está nEle?

No versículo 5, Ele diz que devemos amá-Lo de todo o nosso coração, alma e força.
Você, realmente, ama tanto assim o Senhor? Se você O ama, você O conhece e, para conhecê-Lo, você tem que ler a Bíblia todos os dias. Como vou amá-Lo se não leio a Sua Palavra? E, como vou amá-Lo se não O conheço?

Amada irmã, vamos conhecer este Deus que nos criou, que nos conhece, que nos ama e que deu a Sua vida para nos reconciliar com Deus Pai. Vamos conhecê-Lo para assim podermos amá-Lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todas as nossas forças.

O versículo 6 nos diz… “E estas palavras, que hoje te ordeno”. Deus não nos está pedindo para somente colocá-las no coração mas está ordenando que as tornemos reais em nossas vidas.

No versículo 7, vemos as instruções de Deus que foram seguidas por Lóide, quanto ao que devia fazer para conduzir seus filhos nos caminhos do Senhor.
A Palavra de Deus deve estar no centro do nosso lar. É lá onde falaremos do amor do nosso Deus…

1- assentados…
2- andando pelo caminho…
3- deitando-se…
4- levantando-se.

Ao lermos o versículo 8 pensamos… Como esquecer a Palavra de Deus se as tenho por sinal na minha mão e por frontais entre os meus olhos?

O versículo 9 nos apresenta um importante conselho que vem do Senhor e que deve ser seguido por todas nós. Literalmente falando, irmãs, vamos colocar no espelho do banheiro, no espelho da penteadeira da nossa filha, na geladeira, nos umbrais e nas portas… versículos que vão, pouco a pouco, fazendo morada nos corações deles e também nos nossos. Assim, eu posso amar Deus porque O conheço e, nossos filhos, podem amar e aceitar o Senhor porque eles O conhecem.

No versículo 12, podemos descobrir o porquê do Senhor nos ordenar, amorosamente, fazer tudo isto… para nós nunca nos esquecermos dEle. Devemos tê-Lo sempre em nosso coração amando-O e obedecendo a Sua Palavra.

Quando tenho o coração dedicado ao Senhor, posse ensinar a meus filhos a Sua Palavra, a Palavra da salvação eterna.

Gostaria de citar as seguintes palavras que saíram do coração de uma mãe e avó, Elizabeth George... “O grau de nossa força espiritual está em proporção direta com o tempo que utilizamos com a Palavra de Deus.” E ela ainda diz: “Para o melhor desempenho, reabasteça-se diariamente com a Palavra de Deus.”

Lembre-se, amada irmã, que nós não podemos transmitir a nossos filhos aquilo que não temos em nosso coração.

Lóide foi uma mãe que tinha todas estas qualidades e por isso pôde transmitir a sua filha Eunice e a seu neto Timóteo a beleza do evangelho.

Vejam o testemunho de um filho que reconheceu ser sua mãe, uma mãe amada pelo Senhor: “Meu pai não era cristão nem estava interessado em coisas espirituais. Minha mãe, contudo, instilou fielmente princípios bíblicos de Deus em minha vida.

Ainda posso ver minha mãe com sua Bíblia aberta na mesa da cozinha. Todos os dias, ela sentava-se por alguns minutos, entre suas tarefas, para ler, estudar e orar. E ela sempre falava comigo, sobre o que estava lendo, até mesmo muitos anos atrás, em nossa última conversa aqui na terra. Ela também lia histórias para mim quando ainda era menino e estava sob seus cuidados. Foi durante um desses momentos de conversas casuais que ela me apresentou Jesus Cristo como meu Salvador… ela me passou o que era mais precioso para ela – seu amor por Jesus” (Jim George).

Que exemplo de mãe!

Lóide era uma mulher que tinha estas mesmas características que tinha a mãe de Jim George. Ela era uma mãe que se importava com a vida espiritual de sua filha e tinha tempo para ela. Ela ensinou Eunice…

1- a amar a Deus acima de todas as coisas.
2- a educar seus filhos, sabendo que isto era um privilégio e uma obrigação que Deus lhe dera.
3- a deixar os seus filhos saberem o quanto Deus era importante para ela.

Lóide como uma mulher de Deus e como uma mulher que deu tudo de si para ser uma mãe segundo Deus, sabia que ensinar a sua filha as verdades espirituais não era uma opção mas uma obrigação. Deus, na Sua Palavra, disse a Lóide que ela deveria falar das coisas de Deus a sua filha, em casa e em todos os lugares. Lóide cumpriu a sua missão de mãe e isto agradou ao Senhor.

2- Privilégio de ser avó

Como mãe e como avó, Lóide, aparentemente, colocou Deus em primeiro lugar em sua vida. Este seu amor pelo Senhor, certamente, serviu de testemunho a sua filha Eunice e a seu neto Timóteo.

O legado deixado por ela a seu neto o transformou em um jovem cristão que tinha a mente semelhante a do próprio apóstolo Paulo.

Ser mãe é um privilégio mas ser avó é uma bênção! Amamos nossos filhos de todo o nosso coração mas amamos nossos netos com um amor diferente e inexplicável.

Como avós temos também a obrigação de ensinar e de falar do amor de Deus a eles.

Que possamos ser como Lóide, uma mãe e uma avó que, com fé genuína, transmitiu a sua filha e ao seu neto as grandes verdades espirituais.

A carta do apóstolo Paulo a Timóteo, nos mostra quão grande foi o seu empenho em ensinar a Palavra de Deus aos seus amados.

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Timóteo 1:5).

Que nosso Deus nos abençoe nesta nossa caminhada e nesta grande missão de sermos mães e avós que decidiram começar, HOJE, a ensinar nossos filhos e netos as verdades espirituais contidas na Bíblia.

“No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar” (Provérbios 4:11).

“O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem” (Provérbios 19:8).

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Valdenira Nunes de Menezes Silva

Artigo anteriorMensagem Cristã – Descosturando Colchões E Travesseiros
Próximo artigoDevocional Cristão: O Filho…
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here