Ensinos Cristãos: Qual o mal em ver novelas?

21
6532

Ensinos Cristãos: Qual o mal em ver novelas?

Procurando justificar esse hábito muitos cristãos geralmente fazem esta pergunta. Eles afirmam que ver novelas em nada atinge sua vida espiritual porque são extremamente maduros. Afirmam também que novelas são uma forma de lazer e entretenimento. Contudo, tais pessoas deveriam lembrar o seguinte:

1) Nossa mente é como uma esponja. Ela absorve tudo o que vemos e ouvimos. Estas coisas são armazenadas no fundo da mente, e influenciam o íntimo do nosso coração, nossas reações, emoções, sentimentos e comportamento. Falsos conceitos e ideais repetidos várias vezes acabam se tornando verdadeiros quando falamos e agimos. É por esta razão que Paulo nos ordena ocupar a mente apenas com o que for proveitoso e edificante (Fp 4.8).

2) As novelas em geral refletem aquilo que o homem tem de pior. Não é preciso muito esforço para se perceber que o enredo e roteiro das novelas e seriados brasileiros em sua grande maioria se baseiam na sensualidade, ambição, violência, fingimentos, poder e outras coisas descritas na Bíblia como sendo “obras da carne” ( Gl 5.18-21). A novela faz o crente “torcer” para que o “mocinho” realize a sua vingança, ou para que a “mocinha” consiga conquistar o seu amado, mesmo que seja casado.

3) Assistir novelas em nada edifica o crente, e em nada contribui para seu crescimento espiritual. Nem mesmo traz alguma cultura ou conhecimentos. É perder tempo com “cultura inútil” e perigosa. A Bíblia nos ordena “remir o tempo, pois os dias são maus” (Ef 5.16). Alguns argumentam dizendo que as novelas prestam um grande serviço de utilidade pública como por exemplo: conscientização sobre os riscos do alcoolismo e das drogas, violência doméstica, supostas psicopatias, racismo, etc. Essa sempre é a desculpa da maioria dos brasileiros que não gostam de ler livros, jornais ou revistas e que só acessam a internet para bisbilhotar fotos em redes sociais.

Tudo isso acima, aplica-se não somente às novelas, como outros tipos de programas, filmes ou sites que acessamos na internet. Lembre-se: as emissoras de TV não estão preocupadas com a vida espiritual e moral dos milhões de brasileiros; elas estão interessadas apenas em ganhar dinheiro. E é lamentável que o façam às custas de crentes que dão uma, duas, três horas por dia (ou até mais) para os canais de televisão.

O cristão estaria fazendo algo muito melhor se usasse o tempo das novelas para o culto doméstico, reuniões de oração e doutrina (muitos cristãos não vão mais a igreja no meio da semana porque supostamente estão cansados, mas na realidade não querem perder a sua novelinha preferida), a comunhão com os familiares, a leitura de livros edificantes. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

Fonte: E a Bíblia com isso?, via Bereianos

Artigo anteriorDevocional Cristão: O Filho…
Próximo artigoDevocional Cristão: Seja como um “João Teimoso”
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

21 COMENTÁRIOS

  1. A PAZ DO SENHOR…INFELIZMENTE MUITOS NÃO TEM ESSE DISCERNIMENTO ESPIRITUAL, SABEMOS QUE AS NOVELAS SÃO CHEIAS DE MENSAGEM SUBLIMINAR…PARA TODAS AS IDADES…MEU PASTOR DISSE UMA COISA COM MUITA PROPRIEDADE,QUE O DIABO TAMBÉM SE MODERNIZOU,COMPLETO A AFIRMATIVA DELE COM O SEGUINTE: MUDOU SIM MAS COM O MESMO OBJETIVO,DESTRUIR A INSTITUIÇÃO FEITA POR DEUS, A FAMÍLIA E TEM CONSEGUIDO DESTRUIR MUITAS INFELIZMENTE…MAS COMO O APÓSTOLO DOS GENTIOS FALA NA SUA SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS CAP4 “MAS, SE AINDA O NOSSO EVANGELHO ESTÁ ENCOBERTO, PARA OS QUE SE PERDEM ESTÁ ENCOBERTO, NOS QUAIS O dEUS DESTE SÉCULO CEGOU OS ENTENDIMENTO DOS INCRÉDULOS, PARA QUE LHE NÃO RESPLANDEÇA A LUZ DO EVANGELHO DA GLORIA DE CRISTO, QUE É A IMAGEM DE DEUS.

  2. novela é um nó e uma vela.nó amarração vela luz para mortos sem cristo.No brasil muitos cristãos tem deixado a igreja para assistir novelas com temas senssuais,traições,nudismo.Um esquema usado por satã pra inculcar nas pessoas que tudo isto é licito e que convém.Traição,sexo fora do casamento,fornicação,mentiras etc.a maioria das pessoas que passam horas en frente a tv não conseguem orar cinco minutos.ouvir uma palestra ou pregação.então essas pessoas estao sendo imitadores de paulo?ou de cristo?examini-se o homen a se mesmo e depois coma do pão e beba do vinho.

  3. Muito edificante esta palavra, Deus abençoe a sua vida, pois os evangélicos também tem caído nesta ilusão mentirosa que são as novelas….

    Fique com Deus

  4. Realmente se pararmos pra pensar é uma grande perda de tempo.Nós cristão s precisamos tomar cuidado com a influência que a mídia exerce sobre nossas vidas.Os acontecimentos das novelas nada mais são que as próprias obras de satanás:Luxúria, inveja,lascívia, avareza.Tudo que desagrada a Deus.E nós estamos cada dia mais nos deixando sermos atingidos por esses dardos inflamados do maligno.Vamos fugir dele.

  5. sou totalmente de acordo que o verdadeiro cristao nao senta em frente de uma televisao pra assistir sobre adulterios ,violencias,sexo fora do casamento.por isso eu e minha familia abolimos a novela das nossas vidas

  6. Concordo plenamente,perdemos um tempo valioso das nossas vidas para ver e ouvir o que nao nós acrescentam nada,e mente de mulher sabe como é !!!!!!!

  7. A PAZ DO SENHOR,O POVO CRISTÃO PRÉSISA MUITO,ENTENDER QUE,O QUE FAZ A DIFÉRENSA EM NOSSA VIDA É TER O PODER TOMAR A,DESISÃO DE ESCOLHER,O QUE NOS ÉDIFICA, NA PRESENÇA DE DEUS E NOVELAS EM NADA NOS A JUDA, PORTANTO AMADOS SIRVAMOS A DEUS COMO NOS EM SINA AS ESCRITURAS SAGRADAS,AMEM.

  8. Creio eu q a questão das novelas,filmes e desenhos são muito mais complexo do que si possa imaginar.
    A palavra de Deus diz q os olhos são a candeia do nosso corpo,porem si os teus olhos forem mal todo o seu corpo sera mal e si forem bom todo o seu corpo tera luz.
    O conteudo das novelas são de baixa moral,ensina a trair a si prostituir,filhos a serem desobedientes aos pais ,pais q maltrata os filhos de uma forma ou de outra,drogas ,homossexualismo,violencia contra as mulheres contra as pessoas de um modo geral,com a falsa ideia de q é estritamente educativa.
    Não acho q seja bom nem pra familias q não são cristãs,quanto mais para os cristãos ,q pregamos contra todos esses males ao qual eu ja especifiquei.
    O tempo q passamos em frente a ela ,deveria ser dispençado em companhia da familia ,da palavra de Deus,em oração,mais infelizemnte não eé assim q ocorre,e que Deus tenha misericordia de nos e gere em nos fome e sede da sua palavra ,pra q nos venhamos a nos envolver mais com as coisas santas e deixar o que é abominavel de lado…A Paz do Senhor a todos.

  9. Lembrei-me quando me casei há 12 anos… quando fiz o primeiro almoço para meu esposo ele pegou o prato e foi se sentar na frente da tv. Fiquei sentada á mesa observando a atitude dele… chamei ele e lhe expliquei que tanto no almoço como no jantar estava proibido de assistir tv pois era uma ora especial para saborear-mos a comida e colocarmos as noticias em dia. Ele no principio achou meio estranho pois veio de uma familia onde cada um pegava seu prato e ia pros seus quartos mas depois se acostumou.

    • Sua peergunta é bastante oportuna Madirson, vejamos, nos vivemos em uma sociedade em que os valores eticos e morais tem se deteriorado dia apos dia e infelizmente, não temos perpecstiva de melhora então vejamos alguns meios que tem influenciado.
      Na novela (a) o assunto tratado é a corrupção
      na novela (b) e o esposa que trai a esposa e vice.
      na novela (c) e o incentivo para o sexo fora do casamento
      e pra resumir ´se analizado todo o contexto é trabalhado encima de ficção e mentiras. embora muitos acham que novela é cultura em minha opinião é um meio para influenciar a sociedade e em extremo nossos jovens e adolecente. Td que tem por base ficção e mentira,está fora dos propositos de DEUS.

  10. Tremenda esta exortação, e ao mesmo tempo assustador como, principalmente, alguns de nós que nos dizemos cristãos, perdemos preciosas horas de nossas vidas assistindo todo o tipo de lixo produzido por estes “entretenimentos”!! Precisamos despertar, pois a cada segundo almas estão se perdendo e o que estamos fazendo do nosso tempo livre??

  11. A paz do Senhor,
    Concordo plenamente, eu e meu filho viamos muita televisão, nosso diálogo era muito pouco visto que só nos vemos a noite, por causa do trabalho, um dia em um culto onde a mensagem era sobre ídolos, vinha em minha mente a televisão.
    Passei a evitar me sentar em frente a ela todas as noites, e eu e meu filho passamos a conversar mais porque ele tem sair da frente da televisão e vir até onde estou.
    Perdemos diariamente muito tempo em frente a televisão, tempo que poderia estar sendo dedicado a nossa família e ao estudo da palavra de Deus.

    • Amada obrigada por compartilhar conosco sua experiência ,sei que muitas famílias passam por isso , e não têm essa mesma atitude que vocês tiveram !

      Que Deus abençoe

      • realmente,muitas pessoas acham tempo para as demais coisas,mas o que o estudo quis abordar é que;quando estamos ali assistindo as novelas acabamos nos envolvendo de tal forma que aquilo que achamos errado acabamos achando certo,porque geralmente nas novelas a esposa grita com o marido quando ele chega tarde em casa,se o marido bate nela ela vai descontar nos filhos,ou vice versa,a amante que o trata bem,nós falamos”aaaaiiii se separa logo dessa bruaca e fica logo com quem te ama”….será se ama mesmo?e mesmo se amar,o adultério é pecado….não importa da onde venha…se coloque no lugar da esposa traida…é eu sei é dificil,mas é assim que devemos pensar,com a mente de Cristo…
        e outra coisa as novelas da globo todas envolve satanismo,procurem assistir o dvd do “tio chico”ele é ex bruxo,ele fala cada coisa que…
        Deus abençoe a vida de cada um de vcs…

      • Deus seja louvado, eu sou angolano e tenho visto males que a novela tem causado aqui em Angola, muitas são as mulheres que deixam o seu dever como mulheres de virtude e preferem nadar na miopia das telenovelas. Jesus preocupa-se tanto contigo que preferes tirar tempo em Satanás. Pense nisso, arrependa-se e seja verdadeiramente um nascido em Cristo Jesus.

  12. Hola,para nada estoy de acuerdo con ustedes.Entonces,los hombres que ven tanto futbol son mas brutos??El que el informativo es agresivo??
    Por favor!!
    Se debe ser cristiano,no religioso.
    Obrigada!!

    • Não, não amada…
      Isso é ser Cristão: ocupar a mente com o que edifica, se santificar, imitar a Deus.

      Não aponte como atitude religiosa aquilo que a Palavra requer de nós!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here