Estudo Cristão: Crescendo em Graça e no Conhecimento

3
9021

Estudo Cristão: Crescendo em Graça e no Conhecimento

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” II Pedro 3:18

Por que temos que crescer na graça e no conhecimento antes que aconteça alguma coisa?

Para que não sejamos envolvidos pelos nosso besteirol “Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. “v16 Cresça antes que você seja envolvido pelo seu próprio besteirol teológico. Antes que você seja envolvido pelas heresias, cresça na graça e no conhecimento da Palavra de Deus, crescer na graça e no conhecimento é uma vacina contra a heresia.

– Para não cairmos no besteirol dos outros
– Para que não venhamos ter um crescimento deformado

* Existem três tipos de crentes:


Crente menino
– crescem na graça e são zero no conhecimento Se não tivermos um crescimento proporcional, poderemos crescer deformados. Existem pessoas que crescem na graça, mas são zero no conhecimento. Isto gera cristãos meninos.

Os valores da graça pertencem aos valores de Deus, mas não adianta crescer na graça e ser indouto no conhecimento, a pessoa que é assim nunca amadurece espiritualmente, o tempo passa e ela age sempre como um novo convertido.

Um crente menino pula e dá glória em um dia, no outro dia já está melancólico. As pessoas que agem como crentes meninos, não sabem distinguir a voz de Deus, engolem qualquer ‘revelamento’ e ‘profetagem’. Efésios 4:14

Crente carnal – crescem no conhecimento e são zero na graça Esse crente é o típico racional e carnal. Jesus dedicou um capítulo inteiro para eles, são os chamados fariseus.

São o tipo de pessoas que você pode praticar o que eles falam, mas nunca o que eles fazem. Estas mesmas pessoas têm a mania de querer dominar os outros e gostam de aparecer.

Crente Anão – são zero na graça e zero no conhecimento Existem pessoas que são zero na graça e zero no conhecimento. Isto produz crentes fracos. I Co 8:4-10 A mente destas pessoas é totalmente fraca, elas se tornam vulneráveis e acabam tendo doenças espirituais.

Qual é o segredo para crescer na graça e no conhecimento?

* Crescendo no conhecimento Em quais elementos precisamos crescer para desenvolvermos no conhecimento de Deus e não seguirmos os contadores de fábulas – falsos profetas?

Iº) Busca de informação com o intelecto
– Leitura da Palavra (a maior fonte da revelação de Deus)
Ref: Dn 9:2 e II Tm 4:13
* Busca de informação com o intelecto é meditar na Palavra de Deus, analisar, refletir, pensar – não é leitura dinâmica.

Ao invés de ficarmos 5,6h na frente da televisão vendo só porcaria, precisamos mergulhar na Palavra de Deus, não existe outra fórmula para se obter o conhecimento.

IIº) Busca de informação com elementos espirituais
– Oração Deus tem ‘N’ maneiras de falar conosco e nós só temos uma maneira de falar com Deus – através da oração. I Ts 5:17 Para conhecermos uma pessoa o que é necessário fazer? Dialogar com ela. Entre dentro de um elevador com uma pessoa que você não conhece, ninguém fala nada. Agora entre com uma pessoa que você conheça, o papo rende, chega o seu andar e a conversa não terminou.

Para conhecermos a Deus temos que conversar com Ele – Ore!

IIIº) As revelações do Senhor – Soberania de Deus I Co 12:7 O que o conhecimento produz? I Pe 3:15
– O conhecimento nos livra da vergonha de sermos enganados pelas falsas doutrinas, pelas demagogias. Mt 28:29
– O conhecimento nos livra da acomodação – Lc 2:52
– O conhecimento nos faz desenvolver
– O conhecimento produz graça e paz multiplicada – II Pe 1:2/ Jo 8:32 e 36
– O conhecimento produz liberalidade
– O conhecimento produz intimidade com Deus
– O conhecimento produz vida eterna – João 17:3 Por que é importante crescer no conhecimento?

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6 O Diabo não pode destruir o povo de Deus, a sociedade não pode destruir o povo de Deus, a única coisa que pode destruir o povo de Deus é a ignorância a cerca do próprio Deus.

E como crescer na graça?

A resposta é simples – pratique a Palavra de Deus!

É importante crescer na graça e no conhecimento na mesma proporção, porque com o conhecimento entendemos o mundo de Deus e com a graça experimentamos o mundo de Deus.

– Quanto mais crescermos na graça, mais iremos penetrar no mundo espiritual e mais dominaremos a nossa natureza carnal – Ref: Gl 5:16
– Quanto mais crescermos na graça, mais nos é investido autoridade e poder – Ref: At 19
– Quanto mais crescermos na graça, mais temos experiências com Deus – Ref: Ato 20:22 e 23 Paulo ligado ao Espírito de Deus, sabia que poderia sofrer, ele não sabia o que o esperava, mas estava cheio da graça de Deus.

– Quanto mais crescermos na graça, mais crescemos como ser humano
– Quanto mais crescermos na graça, mais manifestamos o caráter de Deus E qual é o resultado de se crescer na graça e no conhecimento?

Quem cresce no conhecimento e na graça é um crente forte!

Quatro marcas de um crente forte Ref: Rm 15:1

I marca: Suportar o próximo A pessoa que é forte quer ajudar o próximo a ser forte.

II marca: O forte não quer agradar a si mesmo Ref: I Co10:24 Se você é forte, você cede o seu direito para o próximo, você prefere não ir em busca dos próprios interesses.

III marca: O forte sabe viver bem com o Senhor em toda e qualquer situação Ref: Fp 4:12 e 13 O forte entende que ainda que ele passe por tribulações, o Senhor é com ele.

Jesus não prometeu colher de chá neste mundo, mas uma coisa eu sei, um dia o Senhor irá enxugar dos nossos olhos toda lágrima.

IV marca: nada, absolutamente nada, separa o forte do amor de Deus Ref: Rm 8:35 Paulo desafia poderes satânicos, temporais e humanos – este homem era um homem abusado e audacioso.

O que nos separará do amor de Cristo?

O forte não é melindroso, não sai de presença do Senhor por nada, por nenhum motivo seja ele qual for. O amor superabunda todas estas coisas.

Se crescermos na graça e no conhecimento, seremos crentes fortes que não servem a Deus por ocasião ou beneficio.

Pr. Silas Malafaia

Artigo anteriorEnsinos Cristão: A essência do Sucesso
Próximo artigoCasamento: Conselhos que Transformam Casamentos
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo alimento. Procurarei ler e analizar espiritualmente para minha edificação familiar. E, posteior disseminação aos necessitados.

    Paz do Senhor Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here