Artigos Cristãos:Crente participa de FESTA JUNINA?

58
16382

Artigos Cristãos:Crente participa de FESTA JUNINA?

 

Essa é mais uma daquelas da série “pode ou não pode” que os crentes adoram.  Eu pra não fugir a regra, vou tentar ser claro e colocar a percepção Bíblica sobre o assunto.  Antes que me crucifiquem, saibam que essa foi uma indicação do  Pastor Renato Vargens, então não deixem de opinar a respeito ok?!

Bem, a pergunta que me vem a mente é “porque não participar?” Alguns dirão, porque é idolatria.  Outros dirão, porque o folclore é muito místico e cheio de alusões a seres míticos.  Porém eu digo, qual o controle que essas coisas tem sobre a minha vida?  Qual influência essas coisas geram sobre mim?
O problema de participar de festa junina está no culto a São João por exemplo, mas hoje em dia, não existe mais isso, salvo alguns locais no nordeste do Brasil.  Mas em geral, festa junina é sinônimo de reunião de jovens e famílias para lazer.  Gente que sai de casa pra comer um milho verde ou uma maçã do amor, nada sério.

Porém, nós crentes fazemos um cavalo de batalha afirmando que essas coisas são consagradas a ídolos e etc.  Também tem o caso da quadrilha, onde as crianças são convidadas a participar e os pais crentes santarrões que são, proíbem a pobre da criança de dançar.  Qual o embasamento disso?  Nunca vi uma quadrilha onde as crianças fossem obrigadas a entoar um cântico de adoração a São João, ou no meio da dança orar para entidades.  Apenas dança, apenas cultura.

Você até pode discordar de mim, mas saiba que se não estivermos antenados culturalmente falando, prontos para responder as perguntas de nosso tempo, faremos de nossos filhos crianças aliendadas e espiritualmente fracas em suas convicções a ponto de não poder participar de uma festa na roça por conta de especulações sobre idolatria.
A única coisa que você deve atentar é sobre sua consciência.  Pecado não é, mas se sua consciência te acusar, não faça.
E no mais, tudo na mais santa paz!

Por Renato Vargens

Artigo anteriorMinistério de Casais: Casamento não é Competição !
Próximo artigoEstudos Cristãos: A Esposa que todo Marido Gostaria de Ter
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

58 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável o que temos visto nos últimos dias. A cultura mundana entrando nas igrejas. A bíblia fala dos Falsos mestres que conduzirão pessoas as práticas destruidores. MAIS a bíblia diz que mesmo se um anjo pregasse outro evangelho seria anátema. Pode ser pastor ou outra pessoa afirmando que não tem nada haver. Há uma pessoa chamada Espírito Santo que nos orienta e nos da o discernimento do Certo e Errado.

  2. Não quero de forma alguma ser indelicado ou ofensivo, mas a palavra de Deus me dá parâmetros para que eu não caia em laços. Veja o que o apóstolo Paulo nos ensina em ! Coríntios 10.19 – 21
    Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
    Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
    Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
    Peço perdão pela postagem, mas nada disso vem de mim, mas da palavra de Deus.

  3. No dia das mães (data criada por uma moça pela sua mãe morta) na escola das minhas filhas, elas cantaram e dançaram para mim, musicas que “não foram feitas para mães” mas para pessoa amada?! Eu cresci em lar misto, tinha tranças grandes, tinha vontade enorme de dançar, nas festas juninas, mas minha mãe me segurava, glória Deus. Mas aos 13, 14 anos, dancei, para ganhar nota de educação física, arrumei uma calça “bag” da vizinha, me senti mocinha naquela calça, ensaiei a coreografia… Passou, a vontade. Deus é o mesmo, não divide sua glória com ninguém, mas a cadeia esta cheio de filho de santarrão, cheia, que possamos pedir a Deus sabedoria e equilíbrio, irmãos. Sonia

  4. Meu Deus! Só Jesus na causa! É cada coisa que a gente ouve e vê! “Crentes moderninhos”!
    “A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.”

    Ezequiel 44:23.

  5. Deus não divide sua glória com ninguém!
    Somos cidadãos celestes, vivemos neste mundo mas não pertencemos a ele (Hebreus: 11. 13).
    Devemos ser Sal e Luz (Mateus 5.14).
    Coloque duas mulheres vestindo uma roupa esfarrapada, e não saberás onde está a pobre.
    Então por que há tantos se vestindo da sujeira do mundo dizendo: “não tem nada haver”?
    O argumento foi “mas hoje não é mais assim”. Querido, o inimigo tem seus disfarces.
    Eva comeu o fruto. Ela não pecou por comer, pecou por quebrar o pacto. Afinal, não tinha nada haver?!
    Mas a consequência dura até hoje. O pecado está em cada ser humano, em nossa carne.
    Faz muuuuuuuuuito tempo! Mas vale até hoje!
    Um pacto quebrado trás consequências!
    Não quebre seu pacto com o Senhor! Seja separado!
    Graça e paz a todos, amados!

  6. em 2013 deixei minha filha de 4a anos participar da quadrilha pra tirar a cisma dela, pois muitos pastores não se posicionam, apos esse dia fiquei muito triste comigo mesma por não ter uma posiçao santa ( separada) . eu disse que ela não iria participar mais, pois muito me incomodou o espirito santo, quando no final da festa a diretora gritou viva sao joao, santo antonio e sao pedro….. naquela época eu deixei pra ajudar a escolinha, que é uma escola municipal e muito carente. Mas graças a Deus eu tenho um novo pastor que se poiciona contra crentes e filhos de crentes participarem de quadrilha e ate mesmo comerem das comidas feitas nelas….. minha filha chorou, eu disse para ela aprenda a dizer não para as coisas que não agradam a Deus, se vc disser sim pra quadrilha hoje, amanha vai dizer sim pra outras coisas que aarentimente nao fazem mal, a palavra e Deus diz fugi ate da aparencia do mal, a profesdsora disse as coisa que nos fazem feliz nao fazem mal, eu disse para ea hoje com 7 anos, o alcool , as drogas, o cigarro, nos faz feliz no principio mais depois oque fazem conosco…. ela respondeu mal a nossa saude e traz morte….. 1 tessalonicense 5 – 22 . hoje tenho essa posiçao o crente que quer dançar dance, nós não dançamos

  7. Pr Marcos torres parabens pelo o estudo valeu mesmo, é uma pena que pessoas com essas estao levando as pessoas a achar que uma festa como essa é simplesmente cultura um abismo chama outro, ensina o menino no caminho q ele deve andar, infelizmente a abordagem do tema é tendenciosa.

  8. Penso que quem utiliza um espaço como esteja para sugerir ou orientar ou direcionar pessoas quanto a coisas naturais ou mundanas…no tocante a serem certas ou erradas…deveria usar pelomenos um versículo apenas que seja para apoiar seus comentários e orientações…senão fica sendo apenas opinião pessoal e nós os cristão somos guiados pela verdade da palavra não por pensamentos humanos e opiniõs formuladas em achismo e liberalismo.

  9. Você ainda acha normal participar de quadrilha? Acha que não tem nada a ver? Acha que é só cultura? Tenha certeza que a festa junina é uma das maiores festas de idolatria no Brasil e no mundo, cuidado, pois você pode esta participando de uma adoração ao santos juninos. Lembre-se de que cada símbolo usado na festa tem um significado idólatra.
    Que Deus te abençoe e te livre de tal engano.

  10. a caminhos que parece direitos mas ao cabo são caminhos de morte.
    outro sim o verdadeiro crente a ele á instrução é fugir da aparência do mau
    coisas que o mundo oferece. é claro que oque contamina o homem não e o que entra pela boca mas oque sai. mas por causa do testemunho o escândalo melhor não. e ai daquele que pelo qual vier o escanda-lo.

  11. Paz,

    A Biblia diz que ” muitas coisas me são licitas, mas nem todas me convém…”

    Portanto, podemos ficar muito bem sem envolver nossos filhos em tradições, folclores, cultura…pois em respeito a cultura, quando observo a cultura indigena protegida por Lei, permitindo assassinato de crianças que nascem com imperfeições!

    Será se a cultura deve realmente ser executada pelos Cristãos?

    Jesus Cristo em nossos dias dançaria em festas Juninas???

    Na duvida não ultrapasso!!!

    Não tenho dúvidas de que a palavra em I Cor 10: 14 a 33 me orienta a não participar!!

    A idolatria e o culto de demônios

    14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

    15 Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.

    16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

    17 Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão.

    18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são porventura participantes do altar?

    19 Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa?

    20 Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

    21 Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.

    Liberdade e caridade cristãs

    22 Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?

    23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

    24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem.

    25 Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da consciência.

    26 Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude.

    27 Se, portanto, algum dos incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, nada perguntando por causa da consciência.

    28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;

    29 consciência, digo, não a tua, mas a do outro. Pois, por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência de outrem?

    30 E, se eu com gratidão participo, por que sou vilipendiado por causa daquilo por que dou graças?

    31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.

    32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;

    33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos.

    Não se contamine….

    Abraços.

    José Reinaldo Fernandes
    Pastor Batista e Psicologo

  12. Quando alguém dar uma opinião que combina com o que a pessoa quer fazer, é muito lindo então vamos todos ao são joão, porém a palavra de Deus quer sejamos diferentes, e ai, vcc prefere ser diferente, ou igual à todo o mundo, decida manos!

  13. Nossa me ajudou muito eu sou cristão tenho 15 anos e consegui tirar minha dúvida agora já sei o que significa Deus abençoae cada um de vocês.

  14. concordo com Pastor Marcos torres, principalmente porque cultura tá relacionado a culto, ou seja um culto a são João, São Pedro, Santo Antõnio. sl 16 diz que meus lábioa não pronunciarão seu nome, Ex 20:4,5 diz pra não fazer imagens enem cultuá-las, meu Deus, onde o crente vai para participando disso?? Ja tive problemas com Jovens que só depois que foi feito uma oração de renuncia dessas coisas consagradas que comeram e beberam, e rituais de danças que ela conseguiu ser abençoada nun relacionamento e casou.

    • Amados, amo o Senhor Jesus que morreu la naquela cruz pra savar eu você, e quer sem dúvida que sejamos diferentes pra fazer a diferença, crente festeja como crente e ñ como o mundo. Amados não se engane querendo trazer o mundo pra dentro da igreja, mais leve a igreja até o mundo.
      O apostolo Paulo disse fujam da aparência do mal. Que o nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de cada um de nós e nos de entendimento da sua palavra.

  15. fácil: ensine suas crianças que é uma festa mundana. como qualquer outra por aí. se puder. coloque seu filho em um colégio evangélico q ele irá participar do mesmo evento. louvando a Deus!

  16. Amados, irmãos.
    Quero deixar bem claro que respeito as opiniões contrárias ok? Cada um tem o direito de expressar aquilo que acredita.

    Festa Junina é polêmica sim.
    Porém algumas escolas (falo porque trabalho em uma Instituição de Ensino) aboliram o termo “festa junina” e passaram a adotar o termo de “festa cultural” justamente para não excluir ninguém. O nome é “festa junina” porque acontece no mês de Junho, assim como a “festa Julhina” que ocorre no mês de Julho. “Festa de São João” acho há tempos não ouço falar.

    Já vi muitas igrejas fazerem festas country, festa da roça, festa caipira onde só toca musica evangélica, porém tem todas as delicias da festa junina (que particularmente eu gosto muito).

    Se formos pensar pelo lado de que a comida é oferecida então devemos deixar de comer aquilo que alguém nos oferece também? Como saberemos que a pessoa ofereceu ou não à deuses pagãos? E então não poderemos comer pamonha, canjica, milho verde, maçã do amor e etc em hipótese alguma pois é comida de festa junina?

    A palavra de Deus diz que o que contamina o homem é o que sai da boca e não o que entra. (Mateus 15.11)

    Acho que o autor não foi mundano. Concordo com o Ivan.
    E também concordo com o Messias: Devemos orar a Deus para que ele coloque em nosso coração aquilo que é da vontade dele.
    Só acho que devemos dar testemunho nos lugares onde vamos.

    Deus sonda e conhece os nossos corações, sabe da nossa intenção.

    Deus abençõe a todos.

    • Dentre tantos comentários um coerente graças a Deus , é bem isso mesmo Damares sou Pedagoga e Psicóloga trabalho em escolas , dou aula a turmas no infantil , os termos mudaram justamente para não se fazer menção e separação a ninguém , fora toda a questão muito bem explicada por você , todos os anos tenho que presenciar filhos de pastores e intitulados cristãos , loucos para dançar e você como está dentro de escolas sabe que eles partilham tudo conosco , pois bem segue a polêmica como profissional eu entro em questionamento residimos em um país com um sistema onde a metodologia pública envolve sim o folclore além do mais o país é laico porém católico , ao invés de tantos lideres como observei aqui ditarem regras algumas incábiveis , já que se intitula separado em relação a alfabetização onde se encontra o ensino dos separados então , colégios presbiterianos e adventistas existem aos montes onde se encontra a verba liberada pelos lideres aos membros para investir nessa tal educação para as crianças que deveriam ser separadas , como cristã posso indagar isso pois não nasci profissional e estruturada financeiramente e não tive e nem vi esse investimento pelo contrário como pessoa hoje instruída que sou ao longo dos anos observei um sistema que oprimi e dita regras sem pensar em momento algum que em um templo existem membros providos de condições e estrutura para tirarem seus filhos do sistema público que sim trabalha o folclore , mas também existem membros sem estrutura nem condições para tal e como ficam esses heim lideres cobrar é muito fácil dê ferramentas a eles e podem ter certeza que eles tirariam seus filhos do sistema publico , com toda responsabilidade e domínio do assunto posso abordar pois não só eu hoje já adulta como muitos aqui dos comentários viveram isso só talvez não tenham a coragem de dizer , proibir um adulto , um adolescente já com possíveis entendimento não gera curiosidade , agora uma criança desprovida de entendimento mas já vive a opressão de algo que nem sabe explicar resultado : como citei no inicio de minha humilde colocação todos os anos presencio muitas crianças se sentido excluídas e algumas nos questionam como educadora deixo simplesmente o mapeamento das memorias que presencio todos os anos .

  17. Por que o crente não deve participar das festas Juninas?

    Como todos nós sabemos no mês junho é comemorada a festa junina, e algumas coisas mim chama atenção como evangélico, por ex: é pecado o crente dançar quadrilha? É pecado o crente comer as comidas típicas? Iremos mostrar alguns de vários motivos que não devemos participar de tal festa.

    Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagãs do solsticio de verão , que era celebrada no dia 25 de Dezembro , conhecida como a “festa de São João”.

    Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos. Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.

    Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.

    Mastro: O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.

    Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

    Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

    Comidas Típicas: Pamonha, canjica, pipoca, mungunzá e outras comidas são oferecidas aos ídolos juninos, segundo eles é o agradecimento por uma safra de produtividade no campo, onde as primícias são apresentadas a esses santos

    Simpatias: O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
    Confessei-me a Santo Antônio,
    confessei que estava amando.
    Ele deu-me por penitência
    que fosse continuando.

    Você ainda acha normal participar de quadrilha? Acha que não tem nada a ver? Acha que é só cultura? Tenha certeza que a festa junina é uma das maiores festas de idolatria no Brasil e no mundo, cuidado, pois você pode esta participando de uma adoração ao santos juninos. Lembre-se de que cada símbolo usado na festa tem um significado idólatra.
    Que Deus te abençoe e te livre de tal engano.

    • parabens pastor marco pela sabedoria e coragem de falar que e certo e errado ,,,pois e justamente por cauda da tal frase ¨¨nao tem nada a ver¨¨que os evangelicos estao se perdendo e aos poucos sendo tragados pelo mundo

    • Concordo com o Pastor Marco Torres. A palavra de Deus é luz para nossas vidas, e é triste ver que muitos cristãos, ficam arrumando argumentos pra justificar e participar de tantas coisas que são ocultas e não agradam a Deus.O povo hoje tem mais medo do que os outros vão falar, do que em pensar: será que o nosso Deus se agrada disso? Isso me edifica, ou pode me levar ao erro? Pensem irmãos, como diz as escrituras o mundo jaz no maligno. Orem e peçam a Deus sabedoria, não precisa ninguém pra dizer o certo e o errado. Deus vai direcionar cada um em seu coração, através do Espírito Santo. A paz seja com os irmãos em Cristo que buscam a verdade simples e real do evangelho, que transforma nossas vidas. Sejamos diferentes, sejamos o povo escolhido e santo de Deus. Não podemos fazer o que todos fazem, sejamos à imagem de Cristo.

  18. A PAZ AMADO EM CRISTO JESUS…

    VENHO ELOGIA LO PELA RESPOSTA A ESTA PERGUNTA QUE SIDO DE MTOS CRISTAOS HOJE EM DIA E MTOSPASTORES MTAS VEZES SE ESQUIVAM…
    DEUS O ABENÇOE NESTE TEU GRANDE MINISTERIO…
    GRAÇA E PAZ..

    CARLOS GOULART

  19. eu nao concordo com vc mais cada um tem a sua opiniao pois a biblia e clara en dizer sou o sal da terra e a luz do mundo e outra ja esta dizendo festa junina que dizer o que uma festa para sao joao e deus nao divide a cloria dele com ninquem pois se poriso que dizer que sou uma santarona amei cloria a deus poriso e a paz minha irma em cristo jesus

  20. Muito inteligente você!!! mas eu acrescentaria o versículo bíblico que fala que tudo nos é licito,mas nem tudo edifica e nem tudo me convém. Nem me deixarei dominar por nenhuma delas. Creio que é disso que falou. O segredo é discernimento e não deixar escandalizar o nome de Deus.
    “Tudo me é permitido” mas nem tudo me convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não me farei escravo de nada. Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos, e Deus destruirá tanto aquele como estes. Mas o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. E Deus, que ressuscitou o Senhor, há-de ressuscitar também a nós, pelo seu poder.
    1 Cor 6,12-14

  21. FESTA RELIGIOSAS PAGÃS NO BRASIL, O nosso país caracteriza-se como uma nação multicultural e pluralística,inclusive no que tange a tradições religiosa não-cristãs.Muitos antropólogos e sociólogos SECULARES vêem essas festividades como elementos de integração social e manifestação cultural.MAS isto e apenas um disfarce material,que OCULTA a tenebrosa realidade espiritual das coisas.O SINCRETISMO religioso presente em muitas destas festas e comemorações é uma ferramenta maligna para iludir o CRISTÃO INCAUTO ou DESPROVIDO DE VISÃO CELESTIAL ,ora assim como Daniel o crente deve REJEITAR irrevogavelmente o MANJAR oferecidos ao ídolos FESTA JUNINA não tenha duvida e uma festa de comemoração ao santo da igreja católica é e sempre sera pois ASSIM COMO PARTICIPAR DA MESSA DO SENHOR É UM TESTEMUNHO DA NOSSA FILIAÇÃO,IDENTIFICAÇÃO E COMUNHÃO COM ELE(1CO 10.18),TOMAR PARTE DE ATIVIDADE,REUNIÕES E PROCISSÕES VINCULADAS É IDENTIFICAR-SE COM O PRÓPRIO DABO, o nobre colega do artigo acima parece não ter conhecimento teológico para declarar tal coisa, apesar que a teologia contemporânea mutas das vezes se fundamenta na ANTROPOLOGIA MODERNA e nesse caso e necessário voltarmos ao tempo ler um pouco mais da teologia reformada pois a atual desviou o HOMEM DE DEUS pois se tornou muito secular.ASS:wilson rufino

    Formado em teologia pela FATI.

    • Alguém se lembra de Daniel e seus amigos na Babilônia? Estão lembrados o que eles propuseram em seus corações? A não se contaminarem com as iguarias do rei… Sinto informar a todos que concordam com festa junina, vocês já beberam do vinho deste mundo e estão embriagados e não sabem o que dizem. Cuidado com o leão seus apostatas, cuidado com a fornalha que está lhes esperando ardendo sete vezes mais… O quarto homem só livra e guarda aqueles que tem compromisso com Ele.

  22. Depois de ler atentamente todas as opiniões até aqui postadas, pude observar que há uma divergência muito grande entre os irmãos que comentaram sobre o assunto.Mas por que isso ocorre?O Apóstolo Paulo em Fp 2.1-4 exorta os irmãos a que tivessem um mesmo pensamento, ou seja, uma mesma maneira de pensar porque, afinal de contas, todos participamos do mesmo Espírito!2ª Cor 13.13.O que dizer então da igreja Apostólica?At.2.42-47:Perseveravam unanimes na doutrina dos apóstolos, comunhão, oração, partir do pão, adoração, e assim vai…. é só dar uma lida!Então porque essa divergência nos dias atuais?Eu acho que não tem nada a ver!Eu acho que tem tudo a ver!É pecado!Não é pecado!
    Ora irmãos, a Palavra de Deus continua sendo a mesma;Deus é o mesmo;O Espírito Santo também é o mesmo;Jesus continua sendo o mesmo;Mas e os cristãos?Continuam sendo os mesmos de Atos 2.42-47?Será que essas divergências não tem sido um sinal de que muitos estão distanciados daquela ordenança dada pelo Espírito Santo aos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo no concílio de jerusalém com relação à atitude que os cristãos deveriam ter com relação ao mundo?:”At.15.28,29″Pois pareceu bem ao ESPÍRITO SANTO E A NÓS não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:Que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes”.É claro que essas ordenanças surgiram por uma necessidade de condicionamento entre cristãos judeus e gentios com relação a fé cristã, porém é o modelo que Deus espera da igreja.Portanto devemos atentar para a Palavra de Deus e acercarmo-nos dela não para querer enxertar em suas páginas o nosso modo de pensar, mas extrair dela o que Deus quer nos ensinar.Deixemos os achismos de lado e pratiquemos a palavra de Deus.

  23. Amados,

    Venho para discordar com a visão do texto. Embora enalteço o levantamento deste assunto que é necessário para nós. Bom, gostaria de destacar que mais do que uma festa de familiares, jovens entre outras questões expostas, não podemos de forma nenhuma esquecer-nos de sua origem. Surgiu a partir de crenças pagãs, onde a Igreja Católica, para aceitar a adoração a deuses diversos, deu uma nova roupagem e inseriu em seu calendário. O que penso amados, é que nós como igreja estamos participando da mesma forma de um sincretismo religioso. Damos nós agora uma nova roupagem as coisas do mundo. Penso que em tempos passados, os salvos influenciavam e mudavam vidas. Hoje, somos nós os influenciados e barganhamos com o mundo.

    QUE DEUS NOS ABENÇOE!

  24. Por favor, gostaria que a moderadora, nossa amada e fiel irmã em Cristo Jesus, fizesse a gentileza de aceitar ou não meu comentário escrito no dia 19 de Junho.
    Fique à vontade, saberei respeitar e aceitar sua sábia e abençoada decisão.
    Só fico triste em ver que depois de ter escrito, aqui, outras pessoas fizeram o mesmo e tiveram a acolhida das suas publicações no site.
    Obrigado. Ivan

    • Ivan Amado Graça e Paz

      Peço desculpa pela demora, mas é que além de trabalhar no site, tenho que cuidar da casa, trabalho fora e ainda temos ministério ! Espero que compreenda e saiba que realmente desejamos responder sempre rápido, mas há semanas que são corridas demais !

      Que Deus te abençoe sempre e continue nos ajudando e participando sempre que puder

  25. Graça e Paz irmão(as);
    Em relação aos cristão participarem de festa junina varia de cristão para cristão.
    Por exemplo, eu sou cristã, mas meus pais não são. Eles fizeram uma festinha para “comemorar o São João” e eu não participei fiquei no meu quarto lendo á bíblia, por que como foi comentado acima, a minha consciência cristã não permitiu que eu estivesse ali!
    Antes de eu ser cristã eu não perdia um “arrasta pé” mas agora não vejo nenhuma necessidade de participar.
    Que a paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO esteja com vocês!

  26. No catolicismo, uma condição para que a pessoa seja beatificada (canonização) é que seja falecida. Participar de uma festa de um morto, no caso “São” João Batista, não tem nada de mais? Festas como esta não me faz falta nenhuma, posso me fartar de alimento festa e dança na caso do Senhor.

  27. Ah! Quantas hipocrisias, sim são muitas…Devemos sim continuar antenados em Cristo, porém devemos mostrar ao mundo o verdadeiro cristianismo! Lembro-me quando criança éramos proibido de tudo pois era pecado, imaginem o medo! Pois é, os tempos mudaram a batalha é maior e devemos sim participar e aprender tudo que nos é permitido, assim tenhamos argumentos para deixar claro nosso verdadeiro culto, portanto aos… Continuem do seu jeito e não venham com críticas..Parabéns aos pastores de cabeças abertas, deixemos de lado as coisisnhas e nos preocupemos com coisas: Família com amor, este sim maior projeto de Deus!

    • Paz irmã!

      Venho fazer um alerta, uma coisa não isenta a outra. Se é para sermos cristãos, que sejamos por completos e não só no que nos parece ser importante.

      Deus abençoe a irmã.

  28. Olha a questão de festa junina é muito polêmica, mas sempre tive em mente que o importante é você não deixar se escravizar a ponto de não ter domínio sobre as coisas que o mundo te oferece. Hoje sou adulta e casada com um pastor e na minha infância brinquei por 2 anos na festa junina do meu colégio e nunca me prendi a isso, gosto muito de comer milho cozido, maçã do amor, pipoca, amendoim…e outras guloseimas que fazem parte da festa, sou baiana e sempre vivi em uma cidade festeira em relação ao São João, mas nunca me misturei com o povo, era tudo em família. Hoje tenho um filho de 8 anos e que por 2 vezes também brincou da festinha junina da escolinha e hoje com 8 anos ele detesta isso, acha bobagem. Proibir as crianças de fazer algo e ainda mais onde não há idolatria é uma bobagem, pois eles crescem tentando imaginar como é isso ou aquilo e quando crescem querem experimentar é ai onde o diabo aproveita a grande oportunidade e o escraviza, pois na idade de adolescência e juventude quando você experimenta vai ser escravizado e você não conseguirá ter domínio sobre o errado, pois a carne vai querer sempre.
    A gente tem que parar de ser aquele “santarrão” que não pode isso e nem pode aquilo. O importante é você viver sempre procurando amar e fazer a vontade de DEUS. Mas se isso te escandaliza, a Bíblia nos fala “não come, não participa”, pois você poderá cair na escravidão pela sua fraqueza. O cristão forte, não teme o mundo, tudo pra ele é bobagem.

  29. O autor do texto está de parabéns, mostrou que quem é Cristão firme e convicto, certo dos seus mais elevados sentimentos da sua real e genuina fé, deve ter transmitido tudo isso no seu dia a dia com seus filhos e netos e não será o simples fatos de deixar que seus filhos participem de eventos folclóricos, tias, como danças caipiras, que estão condicionadas à costumes basicamentes atrelados à cultura Brasileira e que não tem nada a ver com idolatria ou cultos religiosos, pois, nestas festas não se expressa nem louvor destinado a nenhuma liturgia.
    Quem não é um autêntico Cristão é que pode querer condenar e descriminar a participação em eventos festivos da Terra nativa: Brasil!

  30. Se os amados pesquisarem sobre as origens da festa junina, saberão que ela é de origem pagã e que foi incorporada ao calendário católico para homenagear os santos, dentre os quais, são reverenciados São João, Santo Antônio e São Pedro. Algumas destas festas estão cheias de simpatias e de brincadeiras com referências aos santos. Os católicos, em geral, acreditam que estes santos podem ajudar na vida dos homens, como santo Antônio, o santo casamenteiro, e São Pedro, o santo que envia a chuva, ou outros que atribuem proteção, etc.. Sabemos, amados, que só se deve prestar culto a Deus e é somente a Ele que louvamos.

    Alguns afirmam que nos dias de hoje, há algumas destas festas que não têm nenhuma relação com os ídolos católicos. E mesmo que não, por que convém que participemos de algo que teve suas origens em cultos pagãos? O apóstolo Paulo diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1Co 6.12 e acrescenta : todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1Co 10.23

    Para finalizar, deixo aos irmãos o seguinte versículo: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1CO 10.31

    Tais festas edificam-nos e glorificam a Deus?

    http://www.cartadealerta.wordpress.com

  31. em relação ao estudo como educadora cristã, deixo a carta que envio ao pais explicando a questão de trabalhar a festa –
    Senhores pais,

    Estaremos desenvolvendo no período de 13 de junho à 07 de julho o PROJETO FESTA CAIPIRA. O intuito da escola é focalizar as tradições das festas caipiras ou seja os diferentes modo de viver característicos de quem mora no interior, e em determinadas regiões de nosso país, conhecer para valorizar e preservar a nossa cultura. Aceitar o “diferente” e as diferenças que são muitas vezes barreiras para o relacionamento interpessoal e para o convívio social.

    Em relação À FESTA, a Bíblia Sagrada no livro de Levítico 23: 15-22 / Números 28: 26-31 nos relata a festa da colheita que era celebrada em honra ao Senhor, Nosso Deus, com o passar dos tempos foram mudando e esquecendo que a ELE(Deus) seja dada toda honra, toda glória hoje e sempre. Isaias 42.8

    Ao ler todos os relatos sobre a Festa das colheitas (semanas ou Pentecostes) é possível captar partes da cerimônia e, conseqüentemente, sua legislação. Um dos detalhes marcantes dessa “Santa Convocação” é o fortalecimento da fraternidade entre os trabalhadores do campo, incluindo a população israelita, os servos e estrangeiros.
    Aprender a ter compromisso com Deus e com a comunidade
    ao celebrar a festa, toda a comunidade aprendia a ser responsável para com a vontade de Deus e com o próximo, não somente com os irmão de sangue e fé. O evento da festa ensinava, pedagogicamente, que Deus é o criador e sustentador das leis que regem o mundo. Ele fez uma distribuição comunitária da terra e manda chuva para os hebreus e gentio, bons e maus, homens e mulheres, jovens e criança. O evento levava a comunidade a perceberem que o grande problema da humanidade é a falta de amor uns para os outros.

    APRENDER A REPARTIR OS DONS.
    Primitivamente, o povo bíblico convivia com as leis divinas de modo feliz, sem lhe causar sofrimento. por exemplo, a festa das colheitas ensinou a comunidade de trabalhadores do campo que deveria entregar o excedente de sua produção agrícola para Deus, a fim de que essa oferta compartilhada com os menos favorecidos (Lv 25.6-7, 21-22). A pedagogia dessa lei possui uma profunda sabedoria, pois ela tem como alvo educar o povo dentro dos princípios da solidariedade e igualdade social.

    APRENDER A AGRADECER
    Ao agradecer a Deus pelo dom da terra, para morar, plantar e alimentar dos frutos, o povo descobria os mistérios da graça Divina. Ser grato pela “terra que mana leite e mel”, cevada, trigo e outros grãos que sustentam vida representam uma alegria de enormes proporções. Além da terra, os celebrantes eram ensinados a agradecer a Deus pela instrução que disciplina e ordena a vida comunitária) Por Tércio Machado Siqueira Profº de antigo testamento da FATEO.

    Estaremos desenvolvendo atividades que levem as nossas crianças a compreenderem, respeitarem, e valorizarem DEUS COMO CRIADOR DE TODAS AS COISAS, os hábitos alimentarem, os modos de vestirem, de falarem, de organizarem, o dia-a-dia, a região onde moram, comparativamente à rotina das pessoas de outros lugares e principalmente da cidade.

    Deus vos abençoe!
    Luiza

      • Acho que muitas pessoas proíbem algo, mas no fundo gostariam de fazê-lo. E não o fazem por medo e por achar que pessoas iguais a ela a “condenariam ” também.
        Queridos irmãos, não acho que o autor desta reflexão seja mundano. Acredito que esteja tentando fazer com que as pessoas reflitam em relação a tudo o que é feito hoje em dia. Vejo Blocos Carnavalescos Evangélicos saírem no Rio de Janeiro durante o Carnaval. nunca participei. Mas não critico, pois hoje em dia nós cristãos devemos levar a Palavra do Senhor para o mundo, e não trazer o mundo para dentro da Igreja de Cristo. Por isso, vejo essa atitude como uma forma de aproximação dos mundanos, para que conheçam a Palavra. Muitos ouvem a voz do Senhor e se convertem a Ele. Assim também são os louvores que passaram por vários estilos musicais, certamente para entrarem no mundo e resgatar vidas.
        Sou recém convertida. Antes eu sempre dizia: minha religião é Deus! Mas não conhecia esse Deus cujo Filho me salvou .
        Irmãos, seja qual for a festa, não importa, se você estiver nela com o propósito de adorar ao Senhor e nela pregar o Evangelho, e resgatar vidas.
        Devemos orientar nossos filhos , nossos amigos em cada oportunidade que temos e que nos é dada pelo Senhor.Adoramos ao Deus que é Maravilhoso, e ao Seu Filho que nos libertou da escuridão das trevas. Por isso digo aos aos irmão , que Deus continue abrindo nossos olhos e nos faça ver para não perdermos a direção do Seu caminho, que é de vitória e bênção. Ide, disse Ele, e pregai o Evangelho. Seja onde for. Na tal Festa Junina, que foi atribuída a São João, se eu tiver que ir a alguma, não quero perder a chance de dizer para quem estiver comendo milho ou maçã do amor ao meu lado que estou ali para agradecer ao Deus que me deu oportunidade de viver e que me salvou para que eu possa morar com Ele por toda a vida eterna.
        Deus nos dê sabedoria e direção, para que todos os laços do inimigo sejam rompidos em nome de Jesus Cristo, que reina e reinará na Terra e no Céu, nas Festas, nos Bailes, no mundo. Pois Ele é o dono de tudo.
        Paz de Cristo.

  32. A partir da Palavra

    Vários textos bíblicos podem ser usados como base para os cristãos evangélicos, mas a interpretação dada a eles é que vai fundamentar a decisão. A 1ª Carta aos Coríntios, no capítulo 8, fala claramente sobre o comer das coisas sacrificadas aos ídolos, mas diz também que o ídolo por si só não é nada e afirma que a consciência do indivíduo é que se deixa contaminar. Na mesma carta, Paulo diz aos coríntios (1 Co 6.12): “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. Está aí o deferencial da liberdade cristã, permitindo ao homem viver no mundo sem ser governado espiritualmente por ele.

    “Cada pessoa deve entender que tem competência para interpretar o que está dito na Bíblia e que, com a orientação do Espírito Santo, encontrará suas respostas pessoais. Porém, é de extrema importância que o membro de uma determinada igreja procure saber o que pensa a sua igreja e o seu pastor, para não criar constrangimentos nem para si mesmo, nem para os outros”, !!
    Ou seja a na minha humilde opnião e meu entendimento se vc estiver em paz consigo mesmo e acha q ñ é pecado para vc, participe para isto Deus deixou o livre arbitrio..Mas saiba que todos teremos consequencias de nossos atos! ( nao me meto na vida de quem participa e nem julgo ) !!

  33. Acredito que não se deve servir a dois senhores,pois o inferno ta cheio de crentes que se dizem de Cristo, mas participam de eventos destinados a idolatria de ídolos, criados por homens com objetivos comerciais e inocentes, mas por trás, está o objetivo maior, que é afastar o homem de Deus, satanás e seus seguidores estão sempre agindo, o que pode ser uma brincadeira inocente, pode ser uma armadilha de satanás, para enganar se possível até os eleitos de Deus. A festa junina é destinada a louvar ídolos criados pela igreja católica, as danças e comidas são consagradas a eles, e quem participa delas está louvando o deus do mundo, satanás, e se afastando de Deus que é o único digno de todo louvor e adoração.
    O pecado da idolatria é como fetiçaria, adoração ao diabo, mantenha-se afastado dos prazeres do mundo, pois quem ama o mundo não ama a Deus, porque o mundo jáz no malígno.
    Vigiai e orai, ocupe sua mente com as coisas do Reino de Deus, pois Jesus está voltando para resgatar a sua noiva, e a hora é agora, já, esteja preparado pois a qualquer momento os filhos de Deus serão arrebatados para viver eternamente com o seu Criador.
    Que Deus o abençoe e o Espírito Santo do Senhor derrame uma unção de sabedoria e dissernimento dos mistérios de Deus.
    Amém!

    • Foi como eu coloquei eu meu post, eu mostrei na palavra!!!livre arbitrio, mas não esquecendo que toda ação gera uma reação !!

      Mas vc está coberta de razão Mari!!!

      Não devemos servir a dois Senhores !!

  34. Graça e Paz!

    Antes de mais nada quero parabeniza-lo pela coragem e franqueza ao abordar esse assunto, que como alguns outros, nos expõe a tapas santos de alguns irmãos.
    Na sintese da matéria, concordo totalmente, não existe idolatria se ela não vier da intenção de pratica-la, Deus sonda os corações, atitudes exteriormente corretas podem abrigar uma raiz de intenção maligna, quem pode julgar a intenção do homem, senão o Grande Deus Vivo? Apenas gostaria de salientar que existem irmãos como nos esclarece o apóstolo Paulo, que são fracos e podem se escandalizar com algumas atitudes nossas, então por amor, devemos usar de bom senso, avaliando cada situação, para não corrermos o risco de machucar os fracos na fé, pois Jesus morreu por eles também.
    Concluo com o versiculo tão bem conhecido e tão mau interpretado; “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas convém” Então devemos em oração pedir disernimento a Deus, assim: “Senhor isso é licito, mas me convém faze-lo?” Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova, seja a paz de Cristo o arbitro em nossos corações, nestas e outras situações.

    Nele, que tudo suportou por nós!
    Pr. Messias Bueno

    • A paz do Senhor aos irmãos!

      O assunto deixa de ser polêmico, quando estamos em paz com DEUS, no livro de RM 8:1 diz “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o espirito”, quando estamos em espirito tomamos decisões segundo a Palavra de DEUS, e não conforme o nosso coração, como diz em JR 17:9,10. cuidado com seu coração. Tem coisas que fazemos por amor, e coisas que deixamos de fazer por amor, DEUS prova os pensamentos; Tem situações na vida que vamos estar fazendo a coisa certa, mas com a motivação errada, o SENHOR nos conhece, melhor caminho é orar ao Senhor para tomar qualquer decisão.

  35. Concordo plenamente com você pastor ,quando eu era criança até tv. era proibida,cinema etc. Vale então avaliar se isso para você é lícito ou não .

  36. Só tenho algo a declarar…”Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 corintios 6: 12).

      • rogerio
        novembro 20, 2013 em 8:27 am
        Seu comentário está aguardando moderação.
        A paz do Senhor aos irmãos!

        O assunto deixa de ser polêmico, quando estamos em paz com DEUS, no livro de RM 8:1 diz “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o espirito”, quando estamos em espirito tomamos decisões segundo a Palavra de DEUS, e não conforme o nosso coração, como diz em JR 17:9,10. cuidado com seu coração. Tem coisas que fazemos por amor, e coisas que deixamos de fazer por amor, DEUS prova os pensamentos; Tem situações na vida que vamos estar fazendo a coisa certa, mas com a motivação errada, o SENHOR nos conhece, melhor caminho é orar ao Senhor para tomar qualquer decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here