DEVOCIONAL – JEREMIAS E A PÓS MODERNIDADE

0
2859

DEVOCIONAL DIARIO – JEREMIAS E A PÓS MODERNIDADE

Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles: e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim? (Jeremias 5:30-31)[1]

Jeremias não é o tipo de profeta que se busca nos dias atuais, pois ele coloca o dedo na ferida da crise instalada em muitas igrejas locais e que infelizmente parece contagiar cada dia mais, igrejas que se mostravam saudáveis até outro dia.

Não podemos perder de vista que Jeremias dirigiu sua mensagem ao povo de Israel, mas seria ingenuidade enorme, desprezarmos essa mensagem achando que ela não serve para o povo de Deus, na atualidade. A queda do padrão doutrinário de muitas igrejas e a adoção de uma teologia pós-moderna formou crentes com uma postura quase irracional, pois são treinados como aqueles animais que sempre esperam uma recompensa após um ato de obediência.

A espiritualidade talvez seja a preocupação de muitos teólogos sérios em razão justamente da falsa espiritualidade que é vendida nos “shoppings centers da fé”, apelidados de igrejas.

”Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra” é o brado da voz divina. Parece que ouço Jeremias como a boca de Deus nestes dias em que vivemos. Muitos líderes, cientes de que o caminho estreito comporta poucos caminhantes, preferem proclamar um caminho largo do evangelho barato, pois esse atrai milhares de pessoas que estão desejosas de solução de seus problemas pessoais e nada mais do que isso. Em vez do exercício do verdadeiro pastoreio, esses líderes em vez de guiar-se pelas recomendações do Bom Pastor, se colocam como mercenários olhando mais a quantidade que a qualidade.

Mas não é só. A moda, hoje em dia, é a contratação de pregadores de aluguel que exigem passagens aéreas de primeira classe, hotéis cinco estrelas, enfim, todas as benesses que um pop-star exige para seus shows.

O mal é que o povo que se acostuma a um show dominical, exige que a cada domingo haja um novo show. Esses pastores de aluguel, muitos deles de vida dupla, confundem as pessoas com mensagens falsas, com um evangelho adulterado, prometendo prosperidade, saúde e sucesso sem limites, para quem esteja disposto a atender os apelos financeiros de toda sorte.

Certamente Deus repudia essa parceria entre falsos pastores e falsos profetas e repudia também que o povo esteja buscando justamente essas coisas. É como ouvir o bordão sendo proferido pela turba: “me engana que eu gosto”.

Diz o texto: Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles: e é o que deseja o meu povo.

O Senhor está atento à nossa conduta. Jeremias é porta- voz de uma dura, mas realista mensagem. Através dele o Eterno enfatiza: “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram a mim, fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas e cisternas rachadas que não retém água.” (Jr 2.13)

Crentes superficiais e ensinados que o caminho do cristão será sempre cor-de-rosa, quando cruzam com a adversidade, sucumbem e não raramente se tornam pessoas decepcionadas com Deus.

Não podemos crer apenas parcialmente na Palavra de Deus. O Salmo 23 tem grama verdejante, tem água cristalina, tem a bondade e a misericórdia nos seguindo todos os dias de nossa vida, tem a presença do Senhor conosco, porém, tem o vale da sombra da morte que muitas vezes teremos de atravessar.

A parte final do texto introdutório traz uma indagação divina. “Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?” Haverá um dia em que esses anestésicos e paliativos teológicos contemporâneos já não funcionarão e a ausência da verdadeira fé, inabalável e maravilhosa, tudo estará irremediavelmente perdido.

Pastor Carlos Roberto de Souza

Artigo anteriorDevocional Diario – Olhando Para O Alto, Com Fé
Próximo artigoDevocional Diario – Quem é este? (Mateus 21.1-10 )
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here