Princípios para uma excelente Oração

2
2567

Muitos de nós, ás vezes, damos pouco valor a oração.  Tratamo-la como se fosse apenas um ato simbólico.  Algumas pessoas pensam até assim: “Se Deus conhece o que nós estamos pensando, por que temos que contar a ele?  Porque temos que orar a ele pedindo o que estamos precisando, se ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar?”

A resposta está em Jeremias 33:3.  Se clamarmos ao Senhor, ele nos ouvirá do céu e nos responderá.

Orar significa falar com Deus.  É a nossa conversa diária com o Pai celestial.  É o único meio pelo qual nos aproximamos do nosso criador, o único meio de buscarmos soluções para as nossas vidas.

Através da oração nos aproximamos de Deus, passamos a ter comunhão com Deus.  Em Gênesis 5:21-24, vemos que Enoque passou a andar com Deus, isto é, ele passou a ter uma vida com comunhão com Deus, uma vida de oração.  E a comunhão que Enoque tinha com Deus era tão grande que Deus tomou-o para si.  Somente através da oração, podemos realmente sentir, a presença de Deus, sentir o seu agir.  Só a oração faz com que nós sintamos a real comunhão com o nosso Pai.  Para nós seria impossível, vivermos com tanta tribulação, tanta aflição, perseguição, se não fosse a certeza de que temos um pai amoroso conosco, que nunca nos deixa só Orar não é repetir a mesma coisa sempre, embora a Bíblia fale que devemos insistir em nossos pedidos, mas é pedir de coração, é buscar de coração.  Mt 6:7, Lc 18:2-8, Jr 29:13.  É dito na Bíblia, que na oração somos inspirados pelo Espírito Santo.  Usamos cada palavra de acordo com as nossas necessidades.

Os discípulos no inicio, não sabiam como orar, e então, pediram a Jesus que os ensinasse a orar.  E Jesus deixou um exemplo de oração, para que nós pudéssemos ter aonde aprender a orar.  Não precisamos usar sempre ela, pois como já foi dito, cada palavra da oração é de acordo com as nossas necessidades.  Mt 6:9-13 Na oração do Pai nosso, Jesus ensina-nos a orar.  Primeiro Devemos dar glória a Deus.  Depois agradecer por tudo o que ele tem feito por nós.  E então pedimos perdão pelos nossos pecados (se tivermos com mágoa de alguém, devemos pedir perdão a pessoa, antes de pedirmos perdão a Deus), e só então começamos a pedir o que precisamos, tanto material com espiritual.

A Bíblia registra alguns lugares que devemos orar e como devemos orar.

Um dos lugares é no templo, pois biblicamente, todo templo dedicado a Deus é uma casa de oração.  No templo os crentes no Senhor Jesus se reúnem para buscar a presença do Senhor através da oração.  Mt 21:13 Um outro lugar onde devemos orar, é em particular.  É a melhor maneira do crente estar a sós com Deus e contar para ele nossas angustias, sem que ninguém saiba pelo que passamos.  Mt 6:6.

A casa de nossa família também deve ser um local de oração.  Devemos nos preocupar com a nossa saúde espiritual de nossos parentes, orando por eles.  At 12:12.

Uma de outras dúvidas, que existem sobre a oração, é sobre quando orar.  O certo seria que orássemos o dia todo, mas como todos temos afazeres que às vezes exigem muita da nossa atenção, precisamos parar de orar por alguns instantes.  No entanto existem momentos do dia, em que é muito importante que estejamos em oração.

A primeira oração deve acontecer de manhã, ao acordarmos devemos nos ligar à Deus, entregar nossas vidas à Deus e pedir proteção para decorrer do dia.  Sl 91:11 A segunda oração, é agradecendo a Deus pelo alimento que nos é concedido.  Mt 26:26.

A terceira oração é ao deitar, depois de tantas provas e lutas estamos vivos e vitoriosos em Cristo Jesus, e devemos agradecer por isso, e pedir que nos de uma noite de paz e descanso.  Existiram muitos homens de Deus, que por eles terem orado, o Senhor os abençoou e deu vitória.  Muitos passaram por fornalhas, alguns tiveram que dar provas da existência Deus, e outras tiveram que estar de frente com leões.  E muitas outros milagres foram operados através da oração:

· Os 3 jovens Hebreus oraram e foram libertos da fornalha de fogo.  Dn 3:21-25; · Daniel orou e fechou a boca dos leões.  Dn 6: 10-22.; · Elias orou e deus enviou chuva e fogo do céu.  1 Rs 18:37-45; A oração portanto é a chave da vitória.  Todos os que enfrentaram grandes lutas, mas confiaram no poder de Deus foram vitoriosos.  A oração é a comunhão dos filhos com o pai que está nos céus.  A oração bem aceita é a dirigida pelos justos, mas as orações dos ímpios lhe é abominável.  Pv 15:29.  E além disso a oração dos justos pode muito se usada com fé.  Tg 5:16.

Por: Rafael de Oliveira

Artigo anteriorOs campos estão brancos – Parte I A juventude e o engano do Satanismo
Próximo artigoMinistério Infantíl: Os melhores desenhos Cristãos para Colorir
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

2 COMENTÁRIOS

  1. Como é bom ter uma intimidade com o Senhor através da oração, a oração ´que nos sustenta na palavra de Deus
    Que Deus abençoe a todos por essa matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here