0
1842
Mente Saudável
 

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8.

Hoje vamos considerar o tremendo poder da mente sobre o corpo. Há condições em que a mente se transforma em escrava do corpo. Por exemplo:
uma pessoa habituada a fumar, acostuma-se a manter o corpo com uma dose diária de nicotina. Se um dia aquela dose não for ingerida, o corpo reclama de tal forma que a mente, que havia tomado a decisão de não fumar, não suporta a pressão e cede ao clamor do corpo.

Mas damos graças a Deus porque o poder da mente sobre o corpo não apenas pode, como deve, predominar e ser mais forte. Tudo depende de nós mesmos.

Os animais irracionais usam o cérebro para manter seus instintos. O ser humano não. Foi criado por Deus com capacidade de ampliar sua inteligência e com uma tremenda habilidade para tomar decisões. Talvez, seja por isso que Deus colocou o cérebro humano no alto do corpo, para administrá-lo com inteligência e sabedoria.

Algumas vezes, tenho feito esta experiência quando falo aos jovens: Tomo um limão em minhas mãos. Com um canivete descasco a parte central do limão e corto-o ao meio. Cheiro o limão. Experimento-o com a ponta da língua.
Conto ao auditório o que senti quanto ao cheiro e o gosto azedo do limão.
Pergunto a eles se sentiram alguma coisa diferente na boca. Quase todos sempre notificam que tiveram a saliva aumentada. A esta altura, pode até ocorrer de algum leitor também sentir a mesma coisa. Por que isso acontece? É a tremenda força que a mente exerce sobre o corpo. A mente recebeu a mensagem através do que foi visto e ouvido sobre o limão – o seu cheiro e o seu gosto. Imediatamente, ela mandou uma ordem às glândulas salivares e estas produziram mais saliva. O corpo obedece ao que a mente pede.

Quão importante é mantermos a mente sadia. Quão importante é nutri-la com pensamentos nobres e elevados. Paulo nos recomenda: “Portanto, meus irmãos, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto.” Filip. 4:8.

Para meditar: “Depois de escalar um grande morro, descobrimos apenas que há muitos outros a escalar.”

Artigo anteriorMulher Virtuosa
Próximo artigoAfastado de Deus ….
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here