Mensagem Cristã: Complexo de Inferioridade

0
6047
Mensagem Cristã: Complexo de Inferioridade

Neste artigo falarei sobre o sentimento de inferioridade que caracteriza a conduta e a atitude de muitas pessoas. Todos temos experimentado algum momento a inferioridade em nossa vida. Em muitas pessoas se desenvolvem um complexo de inferioridade que lhe fazem vitimas de si mesmos.

Alguns dos sintomas manifestado por uma pessoa que se sente inferior aos demais são:

* Esta pessoa gosta de chamar a atenção para si mesmo.

* Acredita que nunca fará ou dará o melhor de si.

* Gosta de destruir a imagem do outro para ressaltar a sua.

* Mostra e abusa de sua autoridade aos mais indefesos.

* Sente inveja dos outros.

* Sempre está afastado aos demais.

* Se dedica a alguma atividade que pode esconder sua inferioridade.

* Se intimida facilmente.

Se uma pessoa gosta de demonstrar superioridade para outras pessoas , isso também pode ser um complexo de superioridade. Isto me lembra da passagem do fariseu na parábola onde ele orava dizendo:” Deus, te dou graças porque não sou como os outros homens, ladrões, injusto, adúlteros, nem como este publicano” ( Lucas 18:11)

O Dr. Clyde M. Narramorre declara: ” Os sentimentos de inferioridade surgem quando um acredita não ser o que deveria. Podem provir de uma comparação com os outros e considerar que não é igual. Também pode originar em pensamentos de incapacidade de realizar algo. As diferenças reais ou imaginárias , e as funções mentais ou físicas, podem produzir sentimentos de inferioridade”(Enciclopédia de Problemas Psicológicos , Livros Logoi, pag.106)

Os pais podem ser responsáveis em contribuir no desenvolvimento de sentimentos de inferioridade nos filhos, mostrando a eles recusa, castigando de maneira indevida, descontrolada e injustificável, ridicularizando o diante de outras pessoas, o fazendo o objeto de piada, não o permitindo o direito de expressar sua iniciativa própria, uma exigência severa.

Os fracassos que uma pessoa podem experimentar sendo jovem o adulto podem contribuir a uma atitude de inferioridade ou ao temor ao dar o melhor de si mesmo. Isto acontece normalmente aos indivíduos que se consideram incompetentes e inseguros, deixando aprisionar por estes pensamentos negativos.
O complexo de inferioridade pode ser repelido por aqueles que se propagam.
Você não tem que sentir-se inferior a ninguém , aceite-se como é e busque a sua superação sempre. Deixe Jesus Cristo desenvolver dentro de você um sentir de importância.

Em Filipenses 1:6 lemos: “E estou certo que Deus, que começou em vocês a boa obra, continuara ajudando crescer em sua graça até que realize em você fique completa no dia em que Jesus Cristo regresse”.

Este texto declara três coisas:

Primeiro: Deus há começado uma ” boa obra” em ti.
Segundo: Deus está para ajudar a você.
Terceiro: Deus completará esse propósito que tem com você.

Artigo anteriorMensagem Cristã : Presença de Deus
Próximo artigoMensagem Cristã: Como Diamantes…
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here