Família- O Poder do Pessimista

0
611

Família- O Poder do Pessimista

José se dedicava há mais de uma década a vender mel puro e queijos caseiros em uma rota importante de uma cidade turística. Todos os dias, apenas o sol despontava lá estava ele em seu posto ambulante.

Antes desse empreendimento, José havia trabalhado muitos anos em uma fábrica de aço. Ali perdeu sua capacidade auditiva, por isso nunca escutava rádio. Os anos lhe haviam debilitado suas vistas, por isso quase não lia. Como vivia no campo em uma cabana, somente se dedicava a preparar o melhor mel puro e saborosos queijos. O homem provia de uma geração em que tudo se fazia com muito trabalho e sacrifício.

Conforme passava o tempo, sua pequena empresa foi crescendo. Alugou um terreno e fez cartazes por toda a cidade promocionando seus produtos. Cada dia vendia mais. Então decidiu convocar a seu filho para que trabalhasse com ele. Pensou que, como era ele uma profissional que vivia e trabalhava dentro da “realidade” da sociedade, poderia levar adiante o desafio.

O filho mal começou a trabalhar, chamou seu pai e lhe disse: “Pai, acredito que o senhor não está inteirado de nada. Estamos vivendo uma das piores crises da história. Essa situação não poderia ser pior”.

Em pouco tempo, as vendas caíram, desmontou-se o negócio e devolveram o terreno. José chamou a seu filho e disse: “ Você tinha razão, estamos atravessando uma grande crise, isso aqui não dá mais…”.

Para Pensar e Praticar

A história nos deixa alguns ensinamentos:

  • Tome as dificuldades diárias da forma mais leve possível. Não se deixe influenciar pela depressão de outros. Quando se perde o desejo de superação, nos tornamos um derrotado.
  • Os bons negócios nem sempre dependem de pessoas instruídas.
  • Na vida nem sempre os inteligentes e os velozes triunfam, o que vence é aquele que acredita que é possível, Henry Ford disse: “Se crer que podes; tem razão; se crer que não podes, tem razão”.
  • Tudo o que vale a pena ter na vida, exige sacrifício,
  • Há tempos de prosperidade e escassez, que não dependem necessariamente da economia mundial.
  • Rodear-se de pessoas negativas e pessimista é doentio.
  • Somente vencerá se estiver convencido que podes fazê-lo!
  • Incluir a Deus em seus projetos é a decisão mais sábia que uma pessoa pode tomar. Com Deus nunca se perde; sempre se ganha!

Leitura Bíblica: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros. ” (Provérbios 15:22).

Extraído do Livro “Famílias com Futuro”

Por José Luis e Silvia Cinalli

Compartilhar
Artigo anteriorA Fé Sem Obras é Morta
Próximo artigoMinistério Infantil – Jesus nos Prepara um Lugar
Esposa, mãe, serva e amante de Deus. Trabalha juntamente com seu esposo pastoreando e ministrando vidas nas quais Deus os confia! Tem como foco principal a edificação do Corpo de Cristo para que todos nós alcancemos a Plenitude de Cristo (Efésios 4:13) Por isso criou Estudos Cristãos e dedica-se a ele com muito amor e carinho.

Deixe uma resposta