Ensino Bíblico: A Oração Sempre Em Primeiro Lugar !

4
1239

A Oração Sempre Em Primeiro Lugar

“ …ELE SE APARTAVA …PARA ORAR” (Lucas 5:16)

A oração é o fundamento de sua vida pessoal, ministerial e até mesmo da igreja. Assim como os cimentos de um edifício o reforçam, a oração te dá algo firme em que descansar. Está claro que é por isso que satanás trabalha sem parar para te manter

ocupado e distrai-lo para que percas a comunicação diária e intima com seu Pai celestial. Mas houve uma pessoa contra a que satanás não pode avançar quando tentou interromper sua vida de oração: Jesus. E Ele é o grande exemplo de como deveria ser sua vida de oração. Começou e terminou Seu ministério publico em oração.

 

Em Marcos, capítulo um, em um dos dias mais atarefados de Sua vida, lemos que Jesus se levantou antes de amanhecer para orar. Lucas escreveu que “ Ele se apartava…para orar” ( Lucas5:16). Isso fazia parte de Sua rotina diária! No Getsemani, orou com uma intensidade que nenhum de nós conhecerá jamais. Não é de surpreender que os discípulos lhe perguntaram como deveriam orar! Qual é a importância da oração? Vejamos a Pedro. Precisamente as orações de Cristo impediram que este caísse depois de negar a seu Senhor; Suas orações o resgataram e chegaram a converte-lo em um líder da igreja. E a única razão pela qual não falhas mais vezes é porque Jesus também está orando por você ( João 17:20, Hebreus 7:2-5). A aplicação prática é bastante evidente: se Jesus necessitava orar, você também deve fazê-lo.Se estás esperando que te dê vontade ou que o Espírito lhe mova a orar, não entendeu muito bem. O Espírito Santo já te moveu a orar mediante a instrução e ao exemplo que Cristo nos deixou.

“ QUERO…QUE OS HOMENS OREM EM TODO LUGAR, LEVANTANDO MÃOS SANTAS…”( 1 Timoteo 2:8)

 

O Poder da oração na Bíblia

Paulo, ao preparar a Timóteo para o ministério, quis que ele entendesse como funcionava a igreja. Por isso, começou com o fundamental: a oração. O que Paulo estava dizendo era: “Antes de fazer algo, ore. Antes de ensinar algo, ensine-os a orar”. Porque? Porque se Deus não está contigo, nada lhe sairá bem! A maioria entendemos isso com a própria mente. Dizemos uma oraçãozinha ao sair correndo de casa, abençoamos a mesa antes de comer, iniciamos o culto com oração, mas poucos compreendemos a verdadeira importância disso. Paulo queria que Timóteo se perdesse nem que tivesse a ideia errada ao respeito do lugar que ocupa a oração na igreja. As vezes nos enganamos crendo que podemos “fazer que aconteçam as coisas” sem orar.

 

 

Se uma igreja não é de oração, mesmo que o pastor pregue bem, ou que o grupo de louvor cante lindo, para que a obra progrida , Jesus disse: “…Minha casa será casa de oração…” (Lucas 19:46). Oswald Chambers escreveu: “Vemos a oração como um meio para conseguir coisas para nós, mas o conceito bíblico consiste em que conheçamos cada vez melhor a Deus!. Não vá a igreja somente para escutar um sermão animado ou uma canção bonita. Vai a encontrar-se com Deus. O pastor e o louvor são canais através dos quais Ele pode falar , mas não há nada que substitua a oração. Não é questão de sentimentos, seu crescimento espiritual e super vivência depende disso. Assim que se você perdeu seu hábito de orar …Recupere-o!

 

“ Ensinando-os que deveriam orar sempre, sem desfalecer” (Lucas 18:1)

 

Se alguém ameaçara a sua casa ou a seus filhos, não os defenderias? Pois estão sendo atacados, ainda que inimigos invisíveis. Paulo afirma que grande parte da responsabilidade para que esses ataques parem corresponde aos homens cristãos. “Quero…que os homens orem em todo lugar”(1 Timoteo 2:8). Aqui a palavra “homens” não se refere a raça humana, se não ao gênero masculino. Agora, isso não significa que somente os homens tenham que orar, pois é uma tarefa de todo cristão, e também essa não é a única tarefa , mas sim a primeira delas ! John Bunyan disse: Pode fazer mais coisas além de orar, depois de ter orado, mas não antes”.

Tiago escreveu: “A oração eficaz do justo pode muito” (Tiago 5:16). Fixe na palavra “justo”. Cada um dos cristãos está revestido da justiça de Cristo, o que significa estar bem com Deus. Há duas classes de justiça: a posicional (sua posição diante do Senhor) e a pratica. Tem que praticar a justiça diariamente deixando que o Espírito Santo te limpe, te encha e se use. Igual que você não deseja beber de um vaso sujo, Deus não deseja ouvir orações de um cristão cuja a vida esteja cheia de lixo. A oração que Deus responde:

  • tem que fazer com um coração limpo

  • Deve ser séria e intensa, não consiste em lançar ao ar alguns desejos para ver quais Deus escolhe para cumpri-los.

  • Deve estar em concordância com a Palavra de Deus e Seus Propósitos

  • Deve ter um coração firme porque o que duvida não recebe nada do Senhor (Tiago 1:6-8)

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente a mensagem que trazes…. Ore com o coração limpo e com seriedade, ore em todos os lugares, podes fazer várias coisas depois de orar e não antes, ore conforme a palavra de Deus, através da oração o Espírito Santo vai limpar as nossas almas, e pratique a justiça d’Ele. Pois como você citou, “A oração eficaz do justo pode muito” (Tiago 5:16). Foi um aprendizado significativo para mim ler este e outro estudo seu. Continue sempre assim. Muito obrigado pelas palavras de sabedoria! Abraço

Deixe uma resposta