Casamento: O Abecedário do casamento Cristão

14
10356

O abecedário do casamento cristão

 

Estava procurando algumas coisas na internet, quando me deparei com essa Alfabeto fabuloso sobre o casamento. Achei tão interessante que acredito que é algo que se deve ter impresso para que guardemos em nosso coração, são versículos preciosos que ajudarão o seu casamento estar fundamentado ainda mais na Rocha. Espero que desfrutem desse lindo ABECEDÁRIO que o Prs Davi e Carol Sue Merkh escreveram ao longo dos seus 28 anos de casamento.

 

 

[dropcap]A[/dropcap]bracem seus respectivos papéis de liderança amorosa e submissão respeitosa.

As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor…Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja…Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido (Ef 5.22,25,33)

[dropcap]B[/dropcap]usquem desenvolver sua amizade ao longo de suas vidas.

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão (Pv 17.17)

Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo. (Pv 27.17)

[dropcap]C[/dropcap]onfiem única e exclusivamente em Cristo para construir seu lar

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1)

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento (Pv 3.5)

[dropcap]D[/dropcap]esliguem a televisão!

Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal (Sl 101.3,4)

[dropcap]E[/dropcap]scutem antes de falar.

O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior (Pv 18.2)

[dropcap]F[/dropcap]ujam da dívida!

O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta (Pv 22.7)

[dropcap]G[/dropcap]astem tempo juntos nas refeições (sem distrações).

Estas palavras…tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa…(Dt 6,6,7)

[dropcap]H[/dropcap]onrem publicamente um ao outro

A esposa respeite a seu marido…Maridos…vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade…(Ef 5.32; 1 Pe 3.7)

[dropcap]I[/dropcap]nvistam no Reino de Deus e coisas eternas: a Palavra de Deus, a Pessoa de Deus, o povo de Deus

Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus…(Mt 6.33)

[dropcap]J[/dropcap]amais durmam bravos (guardando mágoas).

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Ef 4.26,27)

[dropcap]L[/dropcap]ouvem a Deus JUNTOS na igreja

Consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima (Hb 10.24,25)…

[dropcap]M[/dropcap]inistrem juntos

Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor! (Js 24.15; 2 Co 6.14,15)

[dropcap]N[/dropcap]unca permitam que os filhos, pais ou outros terceiros sejam o CENTRO de suas vidas

Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)

[dropcap]O[/dropcap]rem juntos.

Orai sem cessar…orai uns pelos outros…Sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações (1 Ts 5.19; Tg 5.16; 1 Pe 3.7)

[dropcap]P[/dropcap]eçam (e concedam) perdão (não desculpas) sempre que alguém erre.

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta (Mt 5.23,24; Pv 28.13; Tg 5.16)

[dropcap]Q[/dropcap]uando não conseguem resolver um problema, procurem ajuda!

Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los…Na multidão de conselheiros há segurança…Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Pv 20.5;  Pv 11.14; Cl 3.16  multidão)

[dropcap]R[/dropcap]espeitem as opiniões contrárias um do outro: se os dois sempre concordarem, um é desnecessário!

Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gn 2.18)

[dropcap]S[/dropcap]eparem os PRIMEIROS MOMENTOS depois de chegarem em casa para um “Tempo de Sofá”

Vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida… (1 Pe 3.7)

[dropcap]T[/dropcap]irem a palavra “Divórcio” do seu vocabulário

O Senhor Deus de Israel diz que odeia o divórcio (Ml 2.16)

[dropcap]U[/dropcap]nam-se diante dos filhos.

Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)

[dropcap]V[/dropcap]ão para cama juntos (no mesmo horário).

Não vos priveis um ao outro,salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (1 Co 7.5)

[dropcap]X[/dropcap]ingar, só cachorro! 

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem (Ef 4.29)

[dropcap]Z[/dropcap]elem pelo prazer sexual DO OUTRO, não de si mesmo.

O meu amado é meu, e eu sou dele…A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher. (Ct 2.16; 1 Co 7.1-5)

 

Artigo anteriorSexualidade Cristã: A Educação Sexual no Primeiro Ano de Vida.
Próximo artigoEstudo Bíblico: Como ter Verdadeira Paixão pelo que Faz !
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

14 COMENTÁRIOS

  1. Glória a Deus!

    Amei esse abecedário. Também estou começando a trabalhar com casais na igreja e gostaria muito de receber alguns materiais se possível no meu email. Desde já agradeço a compreensão dos irmãos. Fiquem na paz de Cristo.

  2. valeu a pena gostei muito dos estudos trabalho com casais e tem ajudado muito grato a paz

    • Olá Também Preciso de Suporte, quero começar um Trabalho com casais tenho Amor a esta Obra e Admiro quem faz parte dela, mas pela pouca experiência que tenho sei que enfrentarei muitas Provas, por isso peço Ajuda e principalmente Oração que Deus abençoe a Todos…
      Eva Castro

  3. NINGUÉM TEM UMA RESPOSTA PARA A MINHA SITUAÇÃO. ESTOU CASADA A 16 ANOS E MEU MARIDO ME TRAI TODOS OS DIAS, SOU EVANGÉLICA, EU BUSCO DEUS EU BUSCO COMPREENSÃO PARA MINHA DESGRAÇA. ELE ME HUMILHA, ME CHINGA, ME BATE, ME MALTRATADA. SOU AMARGURADA, ABATIDA, POIS ELE ME MOSTRA DESCARADAMENTE QUE TEM OUTRA, E SE EU DEIXA-LO ELE ME MATA MESMO. ELE PROTEGE MAS AS PROSTITUTAS DO QUE EU, TIRA TODO MEU DIREITO E DÃO AS PROSTITUTAS, MEU DEUS ME AJUDE, O QUE DEVO FAZER, POIS TENHO SUPORTADO CALADA, SEM CHORAR, MAS ME MATANDO POR DENTRO.

    • Acho que vc deve realmente se separar dele…até que ele caia na real e veja o mal que esta te fazendo pois isso nao provem de Deus…sabemos que o casamenyo è pra vida toda..mas Deus te garante por meio da palavra que vc. Pode se separar dele por conta donseu adulterio…qto aaçs amaeças faça um boletim de ocorrencia…so vc pode mudar sua situação….atitude
      ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here