Estudo Bíblico: Qualidades de um Bom Líder – 1

2
1819

lider1Estudo Bíblico: Qualidades de um Bom Líder – 1

 

I. O QUE VEM A SER UM LÍDER

Deus pode escolher a quem Ele quiser para ocupar a posição de líder. Afinal de contas, Ele é Deus, nós apenas criaturas, Ele o Criador.

Deus está chamando líderes. Ele está a procura de líderes. “Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ez 22.30).

É uma pessoa que está consciente do seu papel na liderança, sabe que está no comando e que este comando foi-lhe outorgado por Deus. Também está consciente que exerce um forte impacto e uma grande influência na vida dos liderados. Agora, ele não deve de forma alguma incidir uma influência forçada. Isso deve ser natural.

Ele é alguém que vê as necessidades das outras pessoas. Está sensível para com elas. Com isso, procura, na maneira do possível, ajudá-las a superar os seus obstáculos. Deve demonstrar um amor genuíno, como um amor de pai para filho. Afinal de contas, eles são o rebanho que Deus lhe confiou nas mãos e um dia prestará contas disso.

“Para que um homem seja líder ele tem de ter seguidores. e para que tenha seguidores ele tem de ter a confiança deles. Assim sendo, a primeira qualidade do líder tem de ser integridade inquestionável. Sem ela, não é possível o verdadeiro sucesso, não importam se estejam trabalhando em turma de fábrica, campo de futebol, no exército ou num escritório. Se os colegas de um homem descobrem nele falsidade, se percebem que nele falta integridade direta, este homem fracassará. Seus ensinos e seus atos devem ser congruentes.Assim, a maior necessidade é integridade e propósito elevado.

1- Todo o poder que o líder vem a possuir, deve primeiramente ser por ele reconhecido que lhe concedido por Deus. Tudo provêm de Deus. Cristo disse: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). Sem Cristo, o líder nada pode. “O exemplo máximo de liderança é Jesus. Seu grupo era constituído por doze, incluindo um que duvidou, outro que negou conhecê-lo e ainda outro que o traiu entregando-o aos assassinos. No entanto, com este pequeno grupo, ele mudou o mundo”

2- O líder não é um ditador. Aquele que chega com a palavra e diz tudo o que se deve fazer. Ele deve procurar incutir nas mentes das pessoas que elas devem participar na elaboração dos projetos, dos planos, etc. Assim, ele não irá exercer uma função autoritária e poderá com isso estar desenvolvendo novos líderes dentro do grupo. O líder deve, no entanto, ter a consciência que deve sempre estabelecer metas, bem como os meios necessários para atingi-las. Para isso, uma boa comunicação é fundamental. O líder deve ser alguém que saiba se comunicar. Deve saber dizer exatamente o que pretende e como pretende. Boa comunicação é imprescindível para a realização das metas, assim os liderados não problemas em seguí-lo. Motivação é chave para atingir os planos. Ele deve estar sempre motivando os demais, bem como motivando a si mesmo. Quando o trabalho é bem executado, ele deve saber dar crédito às pessoas por isso, deve elogiar o trabalho bem feito. Deve também cobrar quando o trabalho não acontece.

3O líder deve procurar pedir auxílio ao Senhor Jesus Cristo – o Líder dos líderes, o Mestre por excelência – para exercer a liderança. Se colocando diante de Deus para escutar o que Ele manda, estará sendo o tipo de líder que Deus está a procura. Uma pessoa consagrada, temente a Deus, que faz o que Lhe agrada, porque seu objetivo e glorificar Aquele que o arregimentou. “Os líderes que trabalham com mais eficiência me fazem perceber que nunca dizem ‘eu’, não pensam ‘eu’. Pensam ‘nós’. Pensam na ‘equipe’. Entendem que seu serviço fazem a equipe funcionar. Aceitam responsabilidade e não se evadem, mas ‘nós’ conseguimos o crédito. Há uma identificação (com frequência, um tanto inconsciente) com a tarefa e com o grupo. Isso é o que cria a confiança. O que capacita para conseguir que a tarefa seja feita”
4-. Como um Líder Deve ser Conhecido O líder cristão deve ser uma pessoa que é conhecida por meio de seu poder espiritual, a sua autoridade diretamente da Palavra de Deus. Líderes devem ser pessoas que são fervorosas em oração. Ele deve ser uma pessoa que vive na Palavra e através disso desafiar os seus liderados a seguir o seu exemplo. O modo de vida, de agir, de falar, do líder deve ser inteiramente controlado ou guiado pelo Espírito Santo.

O líder é alguém que deixa uma marca na vida, bem como no coração das pessoas. O seu proceder fará com que alguém sinta o desejo de fazer o que a Palavra de Deus diz. Ele procura causar um impacto na vida dos liderados não para querer receber glória ou querer aparecer, mas para que seja um fruto para toda a eternidade.
2. O Líder e a Firmeza Espiritual “Para liderar o povo de Deus, um dos maiores segredos é a firmeza, e não a força. Os líderes mais respeitados são aqueles que têm firmeza espiritual, refletindo isso em suas vidas espirituais”. [4] Os líderes têm que ser pessoas firmes. A firmeza dos líderes também afetará a vida dos demais.

Um líder é alguém como todo mundo. Sente o que todo mundo sente. O líder deve ser alguém que busca auxílio diretamente de Deus. Recorre sempre ao Senhor para aprender a arte de exercer liderança.

II. O QUE É LIDERANÇA ESPIRITUAL

“Liderança é a capacidade de reconhecer as habilidades especiais e as limitações dos outros, associada à capacidade de introduzir cada um dentro do serviço que desempenhará melhor.”

1- Liderança é uma responsabilidade tremenda. Liderança espiritual é uma responsabilidade maior ainda. O líder deve ser o exemplo, seus liderados devem correr juntamente com ele na área espiritual. Ele é exortado a fazê-lo com diligência, não por constrangimento, e sim de maneira espontânea (1Pe 5.1-4), certo de que um dia prestará contas da sua liderança (Hb 13.17). Isso faz com que os líderes sejam pessoas que devem andar com Deus para não virem a errar em sua liderança e sejam causa de desgraças na vida de outros.

Aquele que é líder, e exerce liderança espiritual, confia em Deus, obedece aos Seus mandamentos, procura compreender qual é a vontade de Deus e anda nela, tem uma dependência em Deus. A liderança espiritual é dada por Deus, por meio do Espírito Santo àqueles que Ele acha por bem designar. O homem não escolhe, mas atende ao chamado de Deus, por isso é uma tarefa celeste.

É dito que qualquer pessoa que consegue influenciar alguém a realizar alguma coisa, consegue liderar tal pessoa. Com isso, pode-se dizer que liderança é influência. O líder deve procurar influenciar o povo de Deus a buscar cumprir os intentos de Deus. é claro que o maior impacto, a maior influência que o líder de Deus pode exercer na vida de uma outra pessoa é a da transformação. Transformar a vida de outros é um grande prazer para o líder, sobretudo porque ele vê o seu suor sendo frutificado. Verifica a Pessoa de Cristo sendo formada na vida de um liderado seu. Com certeza, uma tarefa gratificante. As maiores mudanças que ocorrem na vida de uma pessoa, é exercida mediante aquele a quem ela tem maior contato. “Os grandes líderes influenciam-nos a ir a lugares que nunca iríamos por conta própria e a fazermos coisas de que nunca tínhamos pensado que fôssemos capazes”

2 “O que é mais importante, a pessoa ou a tarefa?
Essa é uma questão que tem causado tensão há séculos. O que é certo depende do que você está fazendo.
Se você estiver em uma festa, as pessoas soa fundamentais.
Se você estiver apagando um incêndio, a tarefa é fundamental.
Salmo 78.72 responde a essa pergunta com um diamante resplandecente: ‘E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os dirigiu com mãos precavidas’ É função dos líderes alimentar e guiar”

 

Continua ….

2 COMENTÁRIOS

  1. Pr. Regiane, a Paz!

    Onde posso encontrar a continuação desse artigo?
    E como faço para tirar algumas duvidas sobre líder, e liderar jovens?
    No aguardo!

Deixe uma resposta