Estudo Bíblico: Natal Tempo Para Perdoar e Esquecer

1
4529

Estudo Bíblico: Natal Tempo Para Perdoar e Esquecer

 

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22)

Lembra quando…? Essas palavras se ouvem muito durante o Natal, entre familiares, ou com amigos, sempre trazemos na memória recordações agradáveis de natais passados. Mas também vem a nossa memória experiências que não queríamos lembrar: a dor de algo que passou, a pressão de criticas negativas, a decepção de alguma promessa que não foi cumprida, a rejeição e as aflições.

O que temos que fazer com esse tipo de recordação? Temos que arrasta-los por toda nossa vida, junto com o resto de nossas cargas?

Não tem que ser assim, podemos nos desfazer dessas recordações, alias, temos que nos desfazer delas. Mas somente há uma forma que isso aconteça: por meio do perdão. Perdoar a outros parece algo fácil de fazer, mas na verdade pouco se faz. Olhamos o perdão como se fosse uma alternativa que temos na vida, como algo que podemos aceitar ou descartar. Mas na verdade é que o perdão é um requisito fundamental na vida de um crente.

Desde o ponto de vista de Deus, o rancor – ou falta de perdão- é uma maldade. Em Mateus 18, Jesus relata uma parábola que ilustra as consequências do rancor. A parábola fala de um servo que devia a seu senhor uma divida equivalente a milhões de reais. “Quando chegou o dia que deveria saldar a divida, o servo disse a seu amo: Senhor tenha paciência comigo, eu te pagarei tudo”. O seu senhor se comoveu e perdoou toda  divida.

Pouco depois, esse servo buscou a um amigo que lhe devia o equivalente a quinze reais. Ao se dar conta de que o amigo não poderia paga-lo, fez com que o prendessem e não se importou com o clamor que esse lhe fez. Quando o senhor do servo viu o que aconteceu, se indignou e disse que era um servo malvado, e o entregou aos executores até que pagasse tudo o que lhe devia.

Note o montante da divida que não foi perdoada: quinze reais. As dividas pequenas são na maioria as que nos causam mais problemas: os ressentimentos insignificantes entre os casais ou irmãos, os rancores que não parecem importante para afrontá-los. Tenha cuidado, essa é classe de divida que Satanás usa para atormentá-lo. Jesus Cristo pagou uma montanha de dividas por você. Sem dúvida , você pode ser generoso com as dividas de centavos que outros lhe devem.

Busque ao Espírito Santo e peça que lhe mostre qualquer rancor que você esteja abrigando. Logo, arrependa-se e livre-se desse rancor. Faça desse Natal não só um tempo para recordar, mas também para perdoar e esquecer.

Por: Kenneth Copeland

Artigo anteriorFinanças: Investir e Reinvestir
Próximo artigoOs Cristãos Devem Celebrar o Natal?
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here