Estudo Bíblico: Maria Madalena- A Amiga de Jesus

0
3623

mulher chorandoEstudo Bíblico: Maria Madalena- A Amiga de Jesus

“E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” (Lucas 8:2).

Ao ler sobre a vida de Maria Madalena, descobrimos que ela se dedicou, totalmente, ao Senhor. Este é um lindo exemplo de dedicação que todas nós devemos seguir.

Antes de conhecer ao Senhor, ela tinha uma vida miserável. Morava numa cidade que ficava a oeste da Galiléia, chamada Magdala. Ela não era uma mulher feliz, nem se parecia com as outras mulheres que moravam ali. Ela era uma mulher possuída por vários demônios. Apesar desta vida de sofrimento e pesadelos, ela, um certo dia, ouviu a voz dAquele que iria tirá-la para sempre do mundo das trevas e colocá-la no mundo da luz. Jesus libertou-a daqueles demônios que a atormentavam e dominavam e a transformou numa nova criatura…
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Agora, Maria Madalena saiu daquele mundo de pecado e se tornou uma nova criatura. Tudo ficou para trás.
Ser amiga de Jesus era seu principal objetivo. Ela, de todo o coração, estava agradecida ao Senhor por tudo que Ele fizera por ela. Olhando para o seu passado, jamais poder-se-ia imaginar que Jesus se tornaria seu amigo. Ela, a nossos olhos, seria uma amiga improvável mas Deus nos diz… “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor” (Isaías 55:8). Amém! Jesus não é como eu sou que olho só para a aparência. Jesus conhece a sinceridade do coração de cada um de nós.
Como Maria Madalena se tornou uma mulher profundamente agradecida ao Senhor! Sua vida foi restaurada e ela, agora, desejava servi-Lo para sempre.

O Senhor, diariamente, cuida de nós. Procuremos servi-Lo, amá-Lo e segui-Lo por onde quer que Ele nos queira levar.
Abramos as nossas Bíblias e procuremos ver o que Ele tem para nos dizer na Sua Palavra.. Leiamo-la, diariamente, e nos tornemos servas fiéis e amigas verdadeiras dEle porque “… vivo , não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).
Só temos que, assim com Maria, agradecer a Deus porque… “Prossigo… esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3:12-13). É bom saber que tudo que me aconteceu no passado, Deus não mais se lembra. Agora, Ele procura substituí-lo por uma vida transformada através do Seu sangue remidor de Jesus Maria Madalena seguiu, fielmente, Jesus por três anos. Ela, com outras mulheres, O servia e sustentava com os poucos recursos que possuía. Para ela, estar convivendo com o próprio Deus era um céu… ouvir Seus ensinamentos, crescendo cada dia mais, ver seus milagres e viver encantada com tamanho poder.
O que mais Maria desejava em sua vida? Nada poderia satisfazê-la mais do que seguir a Jesus passo a passo.
Muitas de nós seguimos a Jesus um passo sim e um passo não. Este nosso caminhar não agrada a Deus. A nossa dedicação a Ele deve ser total.

Como Maria estava sempre com o Senhor, ela pôde, então, vê-Lo sendo preso por causa da traição de Judas, sendo açoitado, acorrentado, tendo em Sua cabeça uma coroa de espinhos. Ela foi testemunha dos momentos em que Ele ficou calado nada fazendo por Si mesmo. Ele tinha uma missão a cumprir. Ele tinha que tornar real o plano que Deus tinha para nos salvar porque “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9:22b). Se ela sabia de tudo isto, não sei, mas a verdade é que ela estava…

1- entre as mulheres que assistiram à morte de Cristo;
2- entre as mulheres que viram Nicodemos e José de Arimatéia tirarem o corpo já morto de Jesus da cruz;
3- entre as mulheres que os viram envolver o Senhor morto em mirra e aloés;
4- entre as mulheres que viram o sepulcro do Senhor ser fechado com uma grande pedra.

Maria perdeu, de maneira cruel, o seu Senhor, o seu Salvador, o seu Amigo. Sei que não existe dor maior do que ver a pessoa que se ama, morrer.
Há alguns anos atrás, o Senhor decidiu levar para o céu o meu filho amado Mauro. Com 27 anos, ele estava terminando o seu curso de Direito. Era um crente fiel, dedicado ao Senhor, filho bom e amoroso. A dor de perdê-lo só foi amenizada quando senti que o Senhor estava me abraçando, me envolvendo com Seu imenso amor. Se Ele não fizesse isto, certamente, não suportaria.

“Ò Pai, Te agradeço pela paz que colocaste em meu coração, mesmo quando tudo estava despedaçado ao meu redor. Obrigada por esta paz que excede todo o entendimento.
Amém!

Maria nunca abandonou o Senhor. Mesmo no outro dia da Sua morte, antes do sol nascer, ela chegou junto ao túmulo levando consigo algumas especiarias e notou que a pedra havia sido removida. Viu as faixas de linho no chão e o pano que envolvia a cabeça estava separado em outro lugar. Com o coração transtornado, ela chorou. Mas… ao olhar para dentro da sepultura, ela viu duas pessoas vestidas de branco e sentadas onde Jesus havia sido colocado. E eles disseram: “Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde O puseram” (João 20:13). Maria chorava e falava ao mesmo tempo mas, quando ela se virou, viu Jesus de pé mas não O conheceu. O Senhor, então, amorosamente, chamou pelo seu nome… Maria!
Agora, ela conheceu que quem estava ali era o Senhor. Emocionada e feliz ela respondeu… Rabôni [que significa Mestre]!
A alegria que ela sentiu é a mesma que eu e você sentimos por sabermos que o nosso Redentor vive. Um dia, assim como Ele, ressuscitaremos e, todos juntos, nos encontraremos nos ares com Ele a caminho das bodas do Cordeiro com a Sua noiva, a igreja. Amém!

Amada irmã, o Senhor decidiu aparecer, primeiramente, a Maria Madalena, uma mulher. Não foi aos discípulos, nem aos apóstolos, nem a uma grande autoridade mas foi a uma mulher cujo amor pelo Senhor a colocou junto à cruz.
Juntas à cruz do Salvador se encontravam muitas mulheres que O amavam. Muitos eram os homens que O amavam mas poucos eram os que se encontravam lá.

Que assim como Maria Madalena que se prostrou junto à cruz do seu Salvador, nós também nos prostremos aos Seus pés para reverenciá-Lo, adorá-Lo e louvá-Lo.
Que assim como Maria Madalena que foi anunciar que Cristo havia ressuscitado, sejamos também mensageiras do Senhor, anunciando ao mundo que Jesus ressuscitou e que só Ele pode dar a vida eterna a todo aquele que nEle crê.

“Obrigada, Senhor, por Jesus que veio morrer no meu lugar.
Obrigada, porque Ele venceu a morte e ressuscitou.
Obrigada, pois tenho Jesus não só como meu Senhor e Salvador mas como um Amigo que em qualquer lugar ou qualquer situação está comigo, me confortando ou mesmo tendo aquela doce e suave comunhão.
Obrigada, Senhor!
Amém!”

Valdenira Nunes de Menezes Silva

Artigo anteriorJovens Cristãos: Perdido dentro da Igreja
Próximo artigoCasamento Cristão: Seja uma boa amante para seu marido !
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here