Capa » Ensinamentos Cristãos » Ensino Bíblico: Chamados para Reconstruir Muros

Ensino Bíblico: Chamados para Reconstruir Muros

Ensino Bíblico: Chamados para Reconstruir Muros

CHAMADOS PARA RECONSTRUIR MUROS (Ne 2: 11-20)

Há situações em que você percebe que mudanças precisam ser feitas. Há consertos para serem feitos em uma casa. Às vezes, há pecados em nossa vida que precisam ser derrubados. Há relacionamentos que precisam ser restaurados. Seja com a família, seja com os demais.

Neemias procura saber como vão as coisas em Jerusalém. É informado da sua destruição, além da vergonha. O povo que é chamado “o povo de Deus”, sendo motivo de zombaria. Uma cidade destruída. Onde está Deus nessa hora? Neemias então chora muito. Mas ele não ficou prostrado. Ele orou ao seu Deus. Ficamos às vezes tristes, inertes, passivos à tudo que está acontecendo e chorando. Não é isso que Deus espera de nós. Ele quer que reajamos e O busquemos. Neemias se dirigiu a Deus e quis saber o que Deus queria que ele fizesse. Neemias entendeu que quando nos voltamos para Deus em arrependimento, Deus sara a nossa terra. Deus começou a restauração dos muros de Jerusalém através da vida de Neemias.

Neemias nos dá um exemplo de como devemos reagir diante das crises da vida. Quando estamos sendo assolados, nossos muros derrubados e não temos para onde correr:

1 – Descubra a vontade de Deus para sua vida. A bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Você pode confiar na vontade de Deus. Em Mc 1:40 o leproso que se aproximou de Jesus cria que Jesus poderia cura-lo. Quando não conhecemos a vontade de Deus, ficamos dando voltas e não chegamos a lugar algum. Sofremos quando nos falta conhecimento. Neemias quando viu a situação aparentemente “insolúvel” buscou em Deus a solução.

2 – Procure pessoas experientes para ajudar você. Neemias pôde contar com muitas pessoas que entendiam do assunto, que sabiam restaurar muros. Deus foi abrindo portas e Neemias pôde relatar aos trabalhadores a vontade de Deus. Deus revela Sua vontade para que uma atitude. Neemias não ficou apenas chorando e lamentando. Ele tomou a atitude de ir e restaurar a cidade. Ele foi determinado naquilo que ele queria. Procure pessoas que entendam do que você precisa. Não perca tempo com quem não pode te ajudar.
Os muros foram ao chão e precisavam ser restaurados. Talvez haja muros em sua vida que precisam ir ao chão e reerguidos depois. Muitos se aproximaram de Neemias para parar sua obra. Mas Neemias preferiu ouvir ao seu Deus e prosseguiu. Existe uma visão de Deus para sua vida. Há um propósito dele para seus muros. Ele abrirá portas para que você restaure sua cidade.

Ne 13 diz que dentro do templo vivia um homem chamado Tobias, que se aproveitou da situação e se alojou lá dentro. Mas Tobias não tinha parte com o templo, nem com Deus. Vão surgir obstáculos, inclusive pessoas, que você precisará tirar de dentro da sua cidade quando for reconstruir seus muros. Neemias expulsou Tobias e limpou o templo. Não adiantaria reerguer os muros com tanta sujeira dentro da cidade.

O que está em sua vida que precisa ser jogado fora? Faça como Neemias. Detecte os lugares afetados de sua vida, os muros caídos, arrependa-se, clame ao Senhor, busque Sua vontade e ouça Suas instruções. Junte-se às pessoas certas, que podem te ajudar. Limpe a casa, jogue o lixo fora, não se dobre diante daqueles que tentam desviar você do caminho, faze-lo parar, permaneça fiel ao Senhor, ao Seu propósito para sua vida e, então, levante os muros. Reerga aquilo que foi destruído. Você, assim como Neemias, foi chamado para reerguer muros e cidades!

Sobre Pastora Regiane

Esposa, mãe, escritora, tradutora e intérprete. Pastora de Jovens atualmente no Brasil. Junto com seu marido trabalhan no ministério de jovens e o ensino da palavra de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>