Reflexão Bíblica: O Lenhador e o Machado

67
7056

Reflexão : O Lenhador e  o Machado

Essa é a história de Pedro, um ótimo lenhador que chegou a uma serraria procurando emprego. O capataz deu-lhe um dia para que ele mostrasse as suas habilidades.

Pedro surpreendeu o capataz, pois era capaz de derrubar dez árvores enquanto o normal era abater duas por dia. O melhor lenhador derrubava quatro.
Diante disso, Pedro foi alvo de comentários por parte de todos, pois era o melhor lenhador que se conhecia. Foi um verdadeiro sucesso. Porém, depois de algum tempo, sua produção baixou até que passou a ser o pior de todos os lenhadores. O que estaria acontecendo? O capataz preocupado, procurando saber o que estava havendo, chamou Pedro e disse:

– No dia em que você chegou aqui derrubou dez árvores, sem demonstrar cansaço e assim continuou por algum tempo. Mas ultimamente o vejo abatido e esgotado, sua produção foi caindo e você tem derrubado apenas uma árvore por dia. O que houve?

– Não sei, respondeu Pedro. Estou trabalhando como nunca trabalhei antes: tenho me esforçado três vezes mais, sou o primeiro a ir para a mata e o último a voltar!

O capataz pensou um pouco e perguntou a Pedro:

– Pedro, nesse tempo que está aqui, quantas vezes você amolou o machado?

E Pedro, um pouco atrapalhado, respondeu:

– Nenhuma, não tive tempo.

Quantas vezes voce amolou seu machado desde que foi chamado por Jesus? Nossa produção tem que no mínimo permanecer estável. Nunca diminuir! O que temos produzido com nossa ferramenta dada por Deus?
Nosso machado é nossa fé e nosso amolador é o Espírito Santo. Se voce nãoa tiver contato com Ele, seu machado vai dimiuindo a produção até ficar totalmente cego.

“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

67 COMENTÁRIOS

  1. O texto de Eclesiastes que terminou poderia ser o Ec 10:10
    “Se o machado não estiver bem afiado deverá ser utilizado mais força, porém a sabedoria é excelente para dirigir”

  2. Otima palavra o enteressante é q so penssamos em fazer .fazer e fazer para alcaçarmos um titulo e reconhecimento e nem nos preocupamos com a nossa vida espiritual .oramos por todo mundo menos por nos mesmo e derrepente nos vemos esgotados paramos de produzir frutos .

  3. Amei, maravilhosa esta ilustração,exatamente o que estava procurando, louvo á Deus pela sua vida, que Ele continue a usá-la tremendamente!!!

  4. estar se comprindo oq esta escrito,e há de ser que depois,derramarei o meu espirito sobre toda a carne,e vossos filhos e vossas filhas profetizarão ,vossos velhos terão sonhos,os vossos mancebos terão visões. e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu espirito. então mulher de Deus vc é agraciada e bem aventurada louvo a Deus pela sua vida, que o senhor abra as comportas dos céus sobre vc e sua casa come pão e bebi agua pos longo é tua tragetoria!!

  5. para mantermos nosso machado afiado basta buscar intimidade com Deus,dar espaço para o Espirito Santo.Muitas vezes achamos que só estar dentro da igreja é o bastante,mas se não ouver uma consagração diaria uma busca incessante ,o machado vai ficando desamolado.

  6. A paz do SENHOR JESUS irmã,amei seu site,os devocionais e os estudos são muito edificantes.Tenho um blog para jovens e um outro também cristão,gostaria de saber se poderei postar seus devocionais neles?DEUS a abençoe grandemente.
    Ficarei muito contente,pois meus blogs de posts que pego e pesquiso pela internet.Não que eu não tenha capacidade cristã para meus própios post,mas ainda sou uma criança aprendendo
    da PALAVRA de DEUS.Assim encontrei uma forma de crescer também espiritualmente.Muito obrigada.

  7. eu estava procurando algo diferente pra um estudo biblico e achei esse do machado olha é excelente parabens e que Deus POSSA OS ABENÇOAR MUITO E OBRIGADA POR POSTAR COISA MARAVILHOSas ME AJUDOU MUITO

  8. Realmente o que acontece é que somos chamados para dar fruto e não ser somente esforçados, é necessário dar frutos por isso é necessário usar a nossa fé (machado) e buscar o nosso afiador (espirito santo). Muito boa a reflexão. Fiquem na Paz!
    Cleber Santos

  9. Verdade,,,,quantas vezes vencemos as lutas,,,, e com passar do tempo, vamos deixando de buscar a presença de Deus, ai vem a cegueira espiritual, devemos está sempre na presença de Deus, para está afiado…..ho gloria..fica com Deus. A paz.

  10. é verddade quantas vezes ñ sabemos agradecer a DEUS pelo q ele nus concedeu .AS vezes pedimos tanto a DEUS um trabalho e ele nos concende ele nos dar animo ;força e;vigor e com o passar do temp com a correria do dia a dia,esqueçemos de agradeçer a DEUS pela bençaos concedidas por ate aqui ele ter nos ajudado

  11. Realmente estamos vivendos tempos dificeis emque fé se esfria devido as luta mas, temos que acreditar que o espirito santo de Deus age por nos, nos reanimando e nos despertando para buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

    Amém.

    que o Senhor nosso Deus te abençõe.

  12. O SENHOR É O NOSSO REFUGIO E FORTALEZA SOCORRO BEM PRESENTE NA HORA DA DOR.COM O SENHOR ENCONTRAMOS FÉ E SABEDORIA PARA TUDO NA VIDA ,SÓ COM DEUS SEREMOS VITORIOSOS.QUE DEUS ABENÇOEI A TODOS.

  13. ♥ Sou nova convertida, e estou lutantando para que a minha fé venha esmurecer peço a jesus que não solte as minhas mãos e que me molde a todo tempo A PAZ DO SENHOR

  14. linda mensagem, aprendi muito com isso, e vou repassar pra alguns amigos, realmente nossa fé, tem que ser “amolada” todos os dias.

  15. As vzs me encontro como este lenhador precisando levar meu machado a casa do amolador oEspirito Santo. Pois há mt. trabalho se esta ferramenta não pronta para o corte fica dificil.

  16. como o senhor tem neste dias reafirmado suas promessas em minha vida.as vezes é muito díficil continuar … mas não existe lugar melhor para se estardo que no centro da sua vontade avançando sempre sem olhar para trás.obrigado

  17. Querida irmã meu esposo se converteu alguns meses se livrou dos vícios,mas ainda falta se libertar do horrível vício do cigarro as vezes fico ansiosa para ele se libertar tbm desse vício,mas ele nao gosta que eu fale nesse assunto! Gostaria que me ajudasse por favor!
    bjs no ♥♥ Fiquem na paz!!

  18. Gloria a DEUS por estar usando as irmas para abençoar os necessitados de conselhos ,que DEUS continue honrando-as neste trabalho simplesmente lindo, a paz do senhor a todas….

  19. Pois é..uma NARRATIVA muito EDIFICADORA,QUE SERVE PARA nos Orientar,a SEMPRE AMOLAR A FERRAMENTA…..ECLESIASTE 10.10 SE ESTIVER EMBOTADO O FERRO……..
    DEUS ABENÇOE A TODOS!

  20. muito boa essa mensagem
    a nossa fé as vezes é provada e se nos estivermos longe do Espírito santo realmente vai ser ser difícil manter essa caminhada
    precisamos esta sempre o mais próximo dele para termos mais excelência no em servir …..

  21. amei sou agente de curso de noivos me recorro muito a net para enriquecer meus momentos com os casais. amei a mensagem do lenhador veio na hora perfeita .so tenho a agradecer!!!!!!!

  22. Os estudos tem servido para meu crescimento espiritual e de muitas outras pessoas, pois tenho enviados aos meus amigos e sempre há uma resposta e isso só me deixa mais motivada a continuar com essa parceira espiritual. Deus os fortaleça e os dê sabedoria para continuar com este trabalho maravilhoso! Um grande abraço a todos que contribuem para que este site continue no ar….

  23. mensagem muito boa e edificante esta na hora mesmo dos cristão da terra amolar seu machados para destruir o reino de satanas da façe da terra

  24. Temos que amolar o nosso machado, e a melhor maneira de mantermos o nosso contato com o espirito santo de
    deus, não é repleple, nem falar em linguas, nem viver trancado dentro da igreja, mas sim exercendo o amor verdadeiro. asiim como cristo nos aconselha através da palavra em 1 corintios 13.

    A PAZ SEJA CONVOSCO

    • muito boa essa ilustração!!!!!!!
      assim como este lenhador,são mtos cristãos…..q começam a fazer a obra d DEUS com muito amor.aquele ardor do primeiro amor,mas com o tempo,vai perdendo a comunhão e dependência d DEUS e acaba se tornando cnsado e frustrado,pq ñ está sabendo usar a ferramenta dada pelo SENHOR:a SUA PALAVRA!!!!!!!!!
      obrigada por esta ilustração…me ajudou bastante,pois estava aqui a meditar e entrei neste blog por acaso,aliás,ñ foi por acaso…….para tudo existe um propósito!!!!!!!!!!!
      graça e paz!!!!!!!!!!

    • Palavra verdadeira é esta,
      realmente nosso machado tem que estar constantemente afiado
      pois as lutas e adversidades sãao muitas amém por essa palavra.

    • tremenda essa palavra quantas as vezes por causa da lutas dos problemas deixamos aquilo q o senhor tem nos dado de lado mas não é tempo de recuarmos mas sim avançar porque o espirito santo pelejara por nós….. vamos pegar o nosso machado e a avançar…..

  25. O orives busca o fogo para moldar. O ferreiro a lima para afiar. O Servo precisa contagiar e não se deixar desfalecer. Precisa da espada e o escudo da fé. Resumindo consagração diária.
    Que linda mensagem

    • Esta mensagem, toca profundamente na realidade do dia a dia do cristão, é um alerta para não esquecermos que a força, o dinamismo vem do Senhor Jesus e precisamos estar em contato continuo com Ele. Sempre afiados.

  26. Mto bom, realmente nossa fé precisa ser “amolada” todos os dias, nosso relacionamento com Deus deve ser “amolado” todo os dias!!!

Deixe uma resposta