Mensagem Bíblica: Um coração determinado a esperar em Deus

7
5773

Mensagem : Um coração determinado a esperar em Deus

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.”- Salmo 42:5.

Esta declaração solene encontra-se duas vezes no Salmo 42:5 e é repetida no Salmo 43:5.Semana passada ainda conversava com um abençoado entre a diferença do “ser” e do “estar” depressivo, haja vista alguma polêmica que ronda este assunto no meio evangélico, onde uns crêem que o cristão pode ficar depressivo e outros não.

Creio que um cristão pode “estar” depressivo e não “ser” um depressivo. Segundo os estudiosos da Bíblia, a expressão do hebraico traduzida em português como “estar abatido” significa literalmente “curvar-se até embaixo”, “sentar-se no chão como um pranteador”, e “inclinar-se totalmente em profundo gemido e lamento”. Com estas palavras o salmista demonstra toda a sua tristeza e perturbação, compartilhando momentos de infelicidade e também as circunstâncias que estavam contribuindo para isso. Ou seja, ele se encontrava um pouco depressivo. (Se encontrava – mas não era).

Creio que em todas as épocas e principalmente nos nossos dias muitas pessoas passam por experiências semelhantes à do escritor sacro. Com freqüência chegam pessoas aos consultórios dos médicos, infelizes, desanimadas, sem alegria para nada ou então se apresentam aos líderes. Freqüentemente cansadas, mas sem nenhuma doença física que pudesse explicar tais sintomas. Fatos da vida cotidiana que antes eram fonte de prazer ou mesmo que contribuíam para o avanço, agora parecem não ter significado algum. A pessoa se sente cansada e sem alento para continuar. No Salmo 42:1, a alma do salmista, deprimida, anseia por Deus como o cervo anseia pelas correntes de águas.

No versículo 2 ele continua: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! ” Uma grande ajuda para os nossos conflitos psíquicos e espirituais é sem dúvida saciar essa sede de Deus, ir ao seu encontro. Não estou só falando de pessoas cujo alvo é a salvação de almas, mas também dos crentes, com sede de Deus. Sede pessoal de Deus. Sede pela Palavra do Senhor; de meditar na Palavra e garimpar até que Deus revele algo especial em sua vida. Pedro nos exorta a lançarmos sobre Jesus Cristo toda a nossa ansiedade (I Pedro 5:7). E como faremos isso ? Somente tendo um tempo especial em Sua presença e deixando fardo por fardo diante do Seu altar, dia a dia. Como podemos neutralizar uma ansiedade já colocada no altar do Senhor ? Usando a estratégia infalível que Jesus usou: ESTÁ ESCRITO ! Você sabe que está escrito a seu respeito ? Se não souber, é como aquele viajante que não se alimentava porque desconhecia que as refeições já estavam incluídas na passagem. Estava viajando, mas morrendo de fome ! Que as palavras do salmista sejam uma realidade em nossas vidas. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1).

Artigo anteriorDevocional – Compreendendo O Poder
Próximo artigoReflexão Cristã: A Vida Tem Contrários
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal, só Deus sabe o que tenho passado, já não sei mais como tomar decisões, fico de mãos atadas, inerte.
    Mas o agradeço sempre “Deus” pelo que eu venho passando, sem estes ensinamentos não sei o que seria de mim se num futuro eu não estivesse preparado, isso é só um curso preparatório para a minha futura Vida, sei que Deus tem Grandes planos para mim. Mas esta sendo uma luta passar por tudo isso, obrigado pessoal!
    Obrigado Senhor, agradeço por mais um dia de vida, por mais um final de semana que com certeza passarei na tua Casa, também agradeço em nome do seu filho Emanuel de Nazaré “Jesus Cristo” as minhas palavras a ti o Deus.

  2. É bom de mais der vcs como ,conselheiros e nos ensinar a nossa direçaom,é ficamos um pouco perdidos,se não encontrar-nos amigos que nos ensinam a olhar as coisa certas,que nos proposerao ao caminhar-mos pela vida.obrigado por vcs existire

    • Amém….como é bom compartilhar msg de conforto, lendo essa reflexão lembrei de um amigo que está passando por momentos de desânimo, anda meio depressivo e já mandei pra ele, tenho certeza que vai edificar e muito. Obrigada!! Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here