Capa » Estudo Bíblico » Lições Bíblicas – Que Significa Seja anátema ?

Lições Bíblicas – Que Significa Seja anátema ?

Que Significa Seja anátema ?

“Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gl 1.9).
A PALAVRA anátema (gr. anathema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição.

(1) O apóstolo Paulo revela a atitude, inspirada pelo Espírito Santo, de julgamento e indignação para com aqueles que procuram perverter o evangelho original de Cristo e mudar a verdade do testemunho apostólico. Igual atitude evidenciava-se em Jesus Cristo (Mt 23.13), em Pedro (2 Pe 2), em João (2 Jo 7-11) e em Judas (Jd 3.4,12-19), e se achará no coração de todo seguidor de Cristo que ama o seu evangelho, conforme é revelado na Palavra de Deus e crê que o evangelho é a imprescindível boa nova da salvação para o mundo perdido no pecado (Rm 10.14,15).
(2) Malditos (“anátema”) são todos os que pregam um evangelho contrário à mensagem que Paulo pregava de acordo com a revelação que Cristo lhe dera (Gl 1.11,12). Quem acrescenta ou tira algo do evangelho original e fundamental de Cristo e dos apóstolos fica sujeito à maldição divina: “Deus tirará a sua parte do livro da vida” (Ap 22.18,19).

(3) Deus ordena os crentes a defenderem a fé, a corrigirem os errados com amor (2 Tm 2.25, 26) e a se separarem dos mestres, pastores e outros que na igreja negam as verdades bíblicas fundamentais, ensinadas por Jesus e os apóstolos (Cl 1.8,9; Rm 16.17, 18; 2 Co 6.17). Essas verdades incluem:

(a) a deidade de Cristo e seu nascimento virginal (Mt 1.23);
(b) a plena inspiração e autoridade da Palavra de Deus em tudo quanto ela ensina;
(c) a historicidade da queda de Adão (Rm 5.12-19);
(d) a corrupção inerente na natureza humana (Gn 6.5; 8.21; Rm 1.21-32; 3.10-18; 7.14-21);
(e) a condição perdida da raça humana sem Cristo (Rm 1.16-32; 10.13-15);
(f) a salvação pela graça mediante a fé em Cristo como Senhor e Salvador efetuada pela expiação através de sua morte e do seu sangue (Rm 3.24,25; 5.10);
(g) a ressurreição corporal de Cristo (1 Co 15.3,4);
(h) a realidade histórica dos milagres, tanto no AT como no NT (1 Co 10.1);
(i) a realidade da existência de Satanás e dos demônios como seres de ordem espiritual (Mt 4.1; 8.28; 2 Co 4.4; Ef 2.2; 6.11; 1 Pe 5.8);
(j) o ensino bíblico a respeito do inferno (Mt 10.28);
(k) a volta literal de Jesus Cristo à terra (Jo 14.3; At 1.11; 1 Co 1.7; Ap 19.11).

(4) Trechos bíblicos semelhantes que advertem contra os falsos mestres: (Rm 16.17; 2 Pe 2.17-22; 2 Jo 9.11; Jd 12.13);
14.07.2010

Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal

Sobre Pastora Regiane

Esposa, mãe, escritora, tradutora e intérprete. Pastora de Jovens atualmente no Brasil. Junto com seu marido trabalhan no ministério de jovens e o ensino da palavra de Deus.

17 comentários

  1. muito bom o seu esclarecimento que DEUS continui com vc amem!

  2. Baseada em que trecho do texto bíblico, a palavra “anátema” é transliterada por “maldição”, exegeticamente falando? É perigosa a afirmação pura e simples de colocá-las como sinônimas.O original hebraico “herem” “significa separado para o Senhor” para seu serviço ou destruição (ARC).
    Em Latim, anathema significava inicialmente “dom, oferenda”. Origina-se no Grego anathema, de ana, “para cima” e tithenai, “colocar”. Tratava-se do gesto de elevar com as mãos, na frente do altar, algo devotado a um deus, como um perfume, uma flor, um cálice de vinho. Como muitas vezes a oferta era um animal a ser sacrificado, a palavra se distorceu e veio a assumir a conotação de “a ser exterminado, condenado, amaldiçoado”, como a Igreja Católica usa agora. Tanto é assim que, a partir de certa altura, ainda em Latim, passou a significar “excomunhão, reprovação, rechaço”.

  3. Gracas a pessoas abencoadas como vc podemos abrir ainda mais nossos horizontes obrigada!

  4. EU GOSTEI MUITO DESTA EXPLICAÇAO ….JA QUE A BIBLIA FALA QUE MEU POVO PADECE POR FALTA DE CONHECIMENTO..E ALEM DISSO E BOM APRENDE!!!

  5. É muito bom ter conhecimento da palavra e saber o significado delas,porque muitos falam palavras da biblia que nem sabem o que significa e isso é muito ruim.mas se procurarmos ter mais conhecimento e estudo é benção para nós com certeza..

  6. A PALAVRA DE DEUS E REALMENTE UMA ESPADA DE DOIS GUMES,ELA É MARAVILHOSA VERDADEIRA ,EU TENHO SEDE E FOME DA PALAVRA DE DEUS SEMPRE TENHO PRAZER ,DE LER..AMO A DEUS E MUITO

  7. a paz do senhor, muito obrigado por tira minha duvida.so mais um duvida me diga segnificado de chekina

  8. Uma das verdades muito importantes é a guarda dos Dez mandamentos, a lei de Deus,
    Tiago 2:10 diz que se guardarmos uma parte dos mandamentos e não todos, seremos culpados de todos.

    Entao por não guardar todos os mandamentos?

    Porque Eu, o Senhor, não mudo….” Mal.3:6
    Todo aquele que pratica pecado também transgride a Lei: porque o pecado é a transgressão da Lei.” I João 3.4
    “De maneira que a Lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos
    justificados por fé.” Gálatas 3.24

    A lei não salva mas conduz a Cristo, Esse sim Salva!

  9. muito obrigada,gostei muito do estudo se puder mandar mais eu agradeço!fique na paz do senhor jesus!

  10. muito obrigada,gostei muito do estudo se puder mandar mais eu agradeço!fique na paz do senhor jesus!

  11. Anátemas acontecem tb no meio evangélico quando pregem a teoria da prosperidade pq na bíblia diz que “é mais fácil um camelo entrar no fundo de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus” e tb Jesus era op exemplo maior e se julgava “… mais pobre que a raposa e a cobra…” e que não tinha nem onde “…reclinar a cabeça…” a bíblia coloca o amor ao dinheiro (e seu poder de compra) como a raiz de todos os males então isso que certas igrejas pregam que vc tem que fazer “sacrifício” pra melhorar sua vida financeira (no tempo do A.T. os sacrífícios eram de animais e não com dim dim) e (ajudem a obra de Deus, façam seu comromisso com um valor fixo mensal ,aceitam até catões boletos e pasmem débito automático em conta). E afirmam que sua bênção está condicionada a sua fidelidade financeira. Um absurdo isso é um baita anátema. Depois falam do catolicismo dos maçons do camdomblé. Sabem qual é a grande babilônia? São as religiões pq elas são chefiadas por homens e não pelo Pai Celestial, então os homens a sincretizam e modificam com o objetivo de atrairem mais fiéis, e estas modificações muitas vezes vão contra a palavra e esses são os anátemas.

    • Completamente correta e eficaz a sua colocação, que Deus continue te abençoando te dando sabedoria e discernimento sobre as suas colocações.

  12. EDSON OBERDAN LOPES

    ISTO VERDADEIRAMENTE É UMA JÓIA DE DEUS.

  13. estava lendo agora mesmo essa passagem e queria entender o que era anátema, agora sim entendi o que Paulo estava querendo dizer… muito obrigada e que Deus vos abençoe…

  14. agradeço por ainda ter estudos assim
    Adorei são muito completos

  15. Leandro da silva siqueira

    Agradeço a Deus por ter estudos como esses……
    me emvie mais sobre o assunto ou fontes ..

  16. Jarilza Azevedo Mota

    Estou crescendo espiritualmente com essas mensagens.
    Abraço
    Jarilza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>