Início » Estudo Bíblico » Lições Bíblicas – Que Significa Seja anátema ?

Lições Bíblicas – Que Significa Seja anátema ?

Que Significa Seja anátema ?

“Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gl 1.9).
A PALAVRA anátema (gr. anathema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição.

(1) O apóstolo Paulo revela a atitude, inspirada pelo Espírito Santo, de julgamento e indignação para com aqueles que procuram perverter o evangelho original de Cristo e mudar a verdade do testemunho apostólico. Igual atitude evidenciava-se em Jesus Cristo (Mt 23.13), em Pedro (2 Pe 2), em João (2 Jo 7-11) e em Judas (Jd 3.4,12-19), e se achará no coração de todo seguidor de Cristo que ama o seu evangelho, conforme é revelado na Palavra de Deus e crê que o evangelho é a imprescindível boa nova da salvação para o mundo perdido no pecado (Rm 10.14,15).
(2) Malditos (“anátema”) são todos os que pregam um evangelho contrário à mensagem que Paulo pregava de acordo com a revelação que Cristo lhe dera (Gl 1.11,12). Quem acrescenta ou tira algo do evangelho original e fundamental de Cristo e dos apóstolos fica sujeito à maldição divina: “Deus tirará a sua parte do livro da vida” (Ap 22.18,19).

(3) Deus ordena os crentes a defenderem a fé, a corrigirem os errados com amor (2 Tm 2.25, 26) e a se separarem dos mestres, pastores e outros que na igreja negam as verdades bíblicas fundamentais, ensinadas por Jesus e os apóstolos (Cl 1.8,9; Rm 16.17, 18; 2 Co 6.17). Essas verdades incluem:

(a) a deidade de Cristo e seu nascimento virginal (Mt 1.23);
(b) a plena inspiração e autoridade da Palavra de Deus em tudo quanto ela ensina;
(c) a historicidade da queda de Adão (Rm 5.12-19);
(d) a corrupção inerente na natureza humana (Gn 6.5; 8.21; Rm 1.21-32; 3.10-18; 7.14-21);
(e) a condição perdida da raça humana sem Cristo (Rm 1.16-32; 10.13-15);
(f) a salvação pela graça mediante a fé em Cristo como Senhor e Salvador efetuada pela expiação através de sua morte e do seu sangue (Rm 3.24,25; 5.10);
(g) a ressurreição corporal de Cristo (1 Co 15.3,4);
(h) a realidade histórica dos milagres, tanto no AT como no NT (1 Co 10.1);
(i) a realidade da existência de Satanás e dos demônios como seres de ordem espiritual (Mt 4.1; 8.28; 2 Co 4.4; Ef 2.2; 6.11; 1 Pe 5.8);
(j) o ensino bíblico a respeito do inferno (Mt 10.28);
(k) a volta literal de Jesus Cristo à terra (Jo 14.3; At 1.11; 1 Co 1.7; Ap 19.11).

(4) Trechos bíblicos semelhantes que advertem contra os falsos mestres: (Rm 16.17; 2 Pe 2.17-22; 2 Jo 9.11; Jd 12.13);
14.07.2010

Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal

Sobre Pastora Regiane

Esposa, mãe, escritora, tradutora e intérprete. Pastora de Jovens atualmente no Brasil. Junto com seu marido trabalham no ministério de jovens e o ensino da palavra de Deus.

Confira também

twitter

3 Pessoas que Todo Cristão Deveria Seguir no Twitter

3 Pessoas que Todo Cristão Deveria Seguir no Twitter Atualmente há mais de 600 milhões ...

fracasso

Estudo Bíblico: Diga NÃO ao medo de Fracassar

Diga NÃO ao medo de Fracassar Hoje em dia, um dos temores que invade o ...

17 comentários

  1. muito bom o seu esclarecimento que DEUS continui com vc amem!

  2. Baseada em que trecho do texto bíblico, a palavra “anátema” é transliterada por “maldição”, exegeticamente falando? É perigosa a afirmação pura e simples de colocá-las como sinônimas.O original hebraico “herem” “significa separado para o Senhor” para seu serviço ou destruição (ARC).
    Em Latim, anathema significava inicialmente “dom, oferenda”. Origina-se no Grego anathema, de ana, “para cima” e tithenai, “colocar”. Tratava-se do gesto de elevar com as mãos, na frente do altar, algo devotado a um deus, como um perfume, uma flor, um cálice de vinho. Como muitas vezes a oferta era um animal a ser sacrificado, a palavra se distorceu e veio a assumir a conotação de “a ser exterminado, condenado, amaldiçoado”, como a Igreja Católica usa agora. Tanto é assim que, a partir de certa altura, ainda em Latim, passou a significar “excomunhão, reprovação, rechaço”.

  3. Gracas a pessoas abencoadas como vc podemos abrir ainda mais nossos horizontes obrigada!

  4. EU GOSTEI MUITO DESTA EXPLICAÇAO ….JA QUE A BIBLIA FALA QUE MEU POVO PADECE POR FALTA DE CONHECIMENTO..E ALEM DISSO E BOM APRENDE!!!

  5. É muito bom ter conhecimento da palavra e saber o significado delas,porque muitos falam palavras da biblia que nem sabem o que significa e isso é muito ruim.mas se procurarmos ter mais conhecimento e estudo é benção para nós com certeza..

  6. A PALAVRA DE DEUS E REALMENTE UMA ESPADA DE DOIS GUMES,ELA É MARAVILHOSA VERDADEIRA ,EU TENHO SEDE E FOME DA PALAVRA DE DEUS SEMPRE TENHO PRAZER ,DE LER..AMO A DEUS E MUITO

Deixe uma resposta