Mulher Cristã: A Elegância da Mulher

0
4511

Queridas irmãs Bom dia !

Estou postando aqui dicas fundamentais para ser Elegante , acho interessante porque contém idéias e fundamentos que vocês poderão compartir quem sabe em um chá da tarde de mulheres ou um culto de mulheres da sua igreja !
Espero que desfrutem desse material e vejam como ser elegante é muito facíl !

I – Introdução O QUE É SER ELEGANTE?

É possível aprender a ser elegante?  E se for, como adquirir uma elegância espontânea?
Talvez o primeiro passo para uma possível resposta seja entender o que é, de fato, elegância.  Muitas vezes confundida com boas maneiras e saber vestir-se, a elegância chega até mesmo a ser desdenhada, por alguns, como pura superficialidade.  Trata-se de um equívoco desastroso, que coloca a pessoa, que assim pensa, fora de prumo, afastada de uma delicadeza natural, sem acesso a amabilidade necessária à convivência humana.

Isso mesmo.  Precisamos de elegância, porque precisamos dos outros.  Elegância é, então, fundamental.
Ser elegante é confundido com, simplesmente, saber combinar cores e volumes em volta do corpo.  Ora, elegância implica em ser civilizado, na acepção mais completa da palavra.  Participar de um grupo social, qualquer grupo, requer que certas regras básicas sejam seguidas, sem as quais as pessoas não se integram, não se fazem respeitar pelos demais.  É por isso que não pode haver elegância efetiva, sem cultura.

Elegância, portanto, não é só saber vestir o corpo com a roupa certa e comportar-se adequadamente.  É isso também, mas é mais.  É ter toda uma vida harmoniosa.  E, assim fazendo, adquirir o prazer de saber conviver com os outros de forma estimulante – o que, sem duvida, é uma arte.  Na dá para ensinar essa delicadeza natural aliada ao charme de um estilo próprio, mas todo mundo pode tentar desenvolver em si a elegância: basta cultivar a sensibilidade e ampliar os próprios horizontes.
Aliás, o termo elegância vem do latim “eligere”, que significa escolher.  Elegância é, então, saber escolher.

II.  MANTENDO A ELEGÂNCIA Uma boa produção requer uma grande dose de sensatez, isto traduzido significa que o conjunto de peças, a ser escolhido em seu guarda roupa, pode transformar-se em uma bela obra ou num grande fracasso.
Sem sustos!  Consultores de moda já fizeram a experiência de buscar dentro do guarda roupa de pessoas, dos mais variados tipos e gostos, peças que nunca foram usadas em conjunto, e, para a surpresa dos proprietários destas roupas, eles podiam andar na moda tranqüilamente, sem cometer abusos e, ainda, sem gastar em novas peças e acessórios.
Já sabemos que a moda é cíclica, vem e vai com grande freqüência, muitas vezes sofrendo poucas modificações.  Porém a grande aliada de estarmos de bem com o guarda roupas nada mais é do que nossa própria imagem refletida no espelho.

Também já foi dito, por muitos, que somos o que vestimos, ou seja, características de nossa personalidade acabam surgindo e se delatando através das roupas que usamos.
Portanto, antes de sair para qualquer local e ocasião é totalmente indispensável checar se estamos de acordo com o objetivo e, muito importante, diria de importância total para o seu bem, estar em completa harmonia com o tipo físico.

Veja a seguir algumas dicas de quem entende :
– Para a baixinha: se for esbelta, pode usar tudo com elegância.  Para as gordinhas, a saia tem que estar, um pouco, acima do joelho.
– Para a alta: é indicado o uso de saias mais longas e roupas que aumentem os quadris e ombros.
– Para a gordinha: roupas escuras, camisas e saias retas.
– Para a negra: cores fortes, como os tons de azul.

III.  MODA Moda é um tema tanto abrangente quanto relativo, se considerarmos que apesar de “ditar”, em muitas ocasiões, comportamento e hábitos, há casos em que ela pode não agradar, e acabar, simplesmente, sendo excluída das preferências.Assim, entendemos que todas as tendências da moda devem se analisadas e julgadas com bom senso antes de serem adotadas.  Uma mulher deve marcar pela classe e não pelos exageros ou pela excentricidade.

IV.  OS CUIDADOS DE UMA MULHER ELEGANTE
1.  Os cuidados com as mãos:
As mãos são, freqüentemente, vítimas das mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores, que podem afetar a sua maciez.
É verdade que o uso habitual de hidratantes pode amenizar o ressecamento da pele, mas, no entanto, não impede a ação de alguns agentes externos que favorecem o surgimento de alergias e rachaduras dolorosas.  Portanto, a forma mais eficaz de evitar esse problema continua sendo a utilização regular de luvas especiais para serviços domésticos (como lavar louças ou cuidar das plantas).
Uma outra opção é usar um creme para criar uma barreira protetora na pele e, ainda, substituir os sabonetes comuns (muito alcalinos) por produtos à base de glicerina ou com coco (menos agressivos).
Não se esqueça também de fazer, regularmente, uma esfoliação nas mãos.  Isto a tornará mais macias.
Veja abaixo algumas receitas que poderão ajudá-la:
a) Creme Protetor: Este creme forma uma espécie de barreira protetora nas mãos.  É indicado para ser utilizado antes de se iniciar qualquer serviço doméstico.  Ingredientes:
1 gema de ovo
2 colheres(sopa) de óleo de girassol Pó de caulim Modo de fazer:
Coloque a gema e o óleo de girassol em um recipiente e bata vigorosamente.  Aos poucos, acrescente o pó fr caulim até formar uma pasta consistente.  Use-o logo a seguir.
b) Esfoliador para as mãos Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
1 colher (sopa) de sal marinho Modo de Fazer:
Misture os ingredientes e passe este preparado, massageando com movimentos circulares, nas palmas, nos dedos e nas costas das mãos, Enxágüe com água morna.  Em seguida aplique uma loção ou creme hidratante.
Se desejar, para evitar o aparecimento de manchas, você pode aplicar.  Nas costas das mãos, um creme facial com protetor solar.

c) Loção hidratante para as mãos:
Ingredientes:
1 colher (sopa) de hamamelis
1 ½ colher (sopa) de glicerina
3 colheres (sopa) de água-de-colônia Modo de fazer:
Misture a hamamelis e a glicerina.  Adicione a água-de-colônia.  Coloque em um pote com tampa e sacuda.  Aplique algumas gotas nas mãos e massageie-as.
d) Tratamento noturno para as mãos: Essa receita serve para esfoliar e amaciar as mãos.  Ingredientes:
3 colheres (sopa) de amêndoas moídas
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de água de rosas
1 par de luvas de algodão Modo de fazer:

Despeje os ingredientes em uma tecelã e bata bem até a mistura ficar homogênea.  Passe uma porção nas mãos antes de dormir, massageando-as por cinco minutos.  Calce as luvas de algodão e deixe-as a noite toda.
Para aplicar esse creme durante o dia, calce sobre a luva de algodão uma outra de plástico e deixe o máximo de tempo possível.
e) Cuidados com as unhas Mantenha as unhas limpas.  Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos.
As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.
Não roa as unhas.  O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções.  Pode favorecer o crescimento irregular da unha.
Evite lixar a parte de cima da unha.  Não use sapatos apertados.
Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.  Mudanças na unha podem sinalizar um problema de saúde.  Notando alterações, procure um dermatologista.
2.  Os cuidados com os pés:
Os pés são importantes e merecem todo o cuidado.  Além de eles possibilitarem ao homem a locomoção, mantém o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo, quando estamos de pé.
No entanto, eles estão quase sempre em situação de desconforto, pois ficam escondidos nos sapatos fechados, principalmente no inverno.
Segue algumas recomendações para que você esteja bem com seus pés:
– Massagens: A garantia de maior conforto e embelezamento dos seus pés depende de alguns cuidados:
– Use hidratante.
– Mantenha as unhas tratadas.
– Use sabonete e talco bactericida.
– Mude diariamente as meias que devem ser preferencialmente de algodão porque absorvem melhor o suor.
– Procure não usar o mesmo sapato todos os dia.
– Guarde os sapatos em locais arejados.
– Uma recomendação muito amiga: Mergulhe os pés numa bacia de água quente com chá preto, à noite, durante trinta minutos.  Além de relaxar fecha os poros o que diminui a quantidade de suor evitando o mau cheiro.
3.  Os cuidados para manter os cabelos e a pele saudáveis:
Ter uma pele bonita e um cabelo saudável depende de vários fatores, sejam eles internos ou externos.  No verão os fatores são os principais responsáveis por danificar os cabelos e ressecar a pele, mas você pode tomar certos cuidados para deixá-los sempre bonitos e hidratados.
A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por protegê-lo de agressões externas como mudanças de temperatura e traumas.  Seu principal agressor é o sol, e por este motivo você deve redobrar a sua atenção quando vai à praia ou à piscina, sem descuidar enquanto estiver dirigindo ou mesmo em dias nublados, pois os raios solares atravessam a camada de nuvens.  Segundo os dermatologistas, o horário entre as 10 e 16 h é o mais perigoso, sendo indispensável o uso de protetor solar.
Além da importância estética, os cabelos têm uma função protetora, por isso os cuidados devem ser redobrados para quem quiser mantê-los bonitos e saudáveis, é recomendável o uso de xampus neutros e água morna (quase fria), devendo ser muito bem enxaguado para não deixar resíduos.
O ar condicionado também é inimigo da pele e do cabelo, pois acaba ressecando-os.  Para hidratar a pele, evite banhos muito quentes e use cremes hidratantes.  Os cabelos devem receber hidratação semanais em casa ou no salão, principalmente aqueles que foram submetidos a tratamentos químicos como permanentes ou colorações.
Para quem exagerou no sol, as loções pós-sol são muito úteis.  Os cabelos podem ser tratados com condicionadores sem enxágüe ou produto à base de silicone, mas apenas nas pontas e muito bem espalhados nas mãos antes da aplicação.  Confira agora as dicas especiais para cuidar da pele e do cabelo:
4.  O cuidado com os olhos:
Esta é uma região que merece cuidados especiais.  A limpeza e a hidratação com produtos específicos para a região podem retardar ou amenizar o aparecimento de rugas e pés de galinha.
Os olhos só são lembrados quando as rugas e os pés de galinha começam a rondá-los.  Conforme o tempo vai passando, é a região dos olhos que mostra os primeiros sinais da idade.  Isto ocorre porque a pele neste local é fininha.  Além disso, a região não possui glândulas sebáceas, o que a torna seca e sensível.
É por isso que os cuidados nesta área devem ser redobrados.  Segundo os dermatologistas, a limpeza com sabonetes e demaquilantes neutros e a hidratação melhoram a textura da pele.  E para quem pensa que é só depois dos 30 anos que estas preocupações começam a aparecer, está muito enganada.
Às vezes, algumas pessoas desenvolvem linhas de expressão mais cedo por causa de fatores genéticos.  Por isso, a partir dos 25 anos, além da limpeza diária, é recomendado o uso de alguns produtos específicos que, além de hidratar, mantém a juventude do olhar prevenindo e corrigindo os sinais do tempo.
a) Livre-se das olheiras:
Da mesma forma que os pés de galinha e linhas de expressão, as olheiras também são um problema para estética do rosto.
No entanto, ainda não há um método eficaz que consiga eliminá-las completamente.  Para quem quiser amenizá-las ou evitá-las vale a dica: evite situações que possam desencadeá-las.
Procure descansar e dormir oito horas por dia.  Agindo assim, o organismo se revitaliza e as toxinas são eliminadas dificultando o aparecimento de olheiras.
Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos também ajudam a minimizar o problema.  Mas, se mesmo assim, as olheiras insistirem em permanecer no rosto, tente disfarçá-las com compressas de chá de camomila, água boricada ou simplesmente água gelada deixando agir por 30 minutos.
5.  O cuidado no uso de perfumes:
Definições, aromas, tempo de fixação na pele, momento adequado para o uso…  São várias as condições para adequar o perfume a ser utilizado.
Os especialistas fazem uma comparação fácil de ser compreendida.  É o mesmo cuidado que se com forma de se alimentar.  Não podemos ser “famintos”, nem tão pouco, deixar de comer.  O uso do perfume segue a mesma linha de pensamento.
Marcando até a personalidade de quem usa, em muitas ocasiões reconhecemos pelo caminho que passamos uma essência, e, diretamente, ligamos a uma pessoa determinada.
Veja a seguir algumas dicas:
– Essências cítricas e menta – responsáveis pela primeira impressão, geralmente com duração de duas horas.
– Essências florais e amadeiradas – com permanência de cinco horas.
– Aromas fortes como baunilha e mel – ficam na pele por aproximadamente dez horas.
É a combinação destas essências que define a fragrância, ou seja, suas proporções formarão um perfume mais fraco ou mais forte.  Vem daí a terminologia usada como “eau de parfum”,”eau de toilette”, “eau de colegne” e “splash” .
a) Ocasião ideal para o uso:
– Dia a dia ou trabalho – opções cítricas e refrescantes (como o banho que acabou de ser tomado).  Água de colônia é ideal para trabalhar, pois não é nada agradável ter que passar o dia ao lado de pessoas as quais sentimos a presença a distância.
– Noite – perfumes amadeirados são mais fortes.
– Momentos românticos – sugestão de um perfume floral.
É importante salientar que gosto e moda são fatores que também interferem na escolha do perfume.  Além disso, muitas pessoas podem usar o mesmo perfume e ter diferentes reações quanto à durabilidade na pele.
Perfumes também possuem prazo de validade, e deve ser bem armazenado.  O ideal é deixar em local fresco sem luz solar e calor.

V.  CONCLUSÃO Uma mulher que sabe usar as suas roupas, adequadamente, de acordo com cada ocasião, levando em conta o seu biótipo, as cores, e o seu conforto, e que toma cuidado com o seu corpo, de forma a ter uma aparência agradável, contribui para o bom relacionamento entre as pessoas da igreja e os visitantes que a ela se achegam, oferecendo a esta instituição uma boa fama (Ec 7:1 pp)
Mulheres educadas, que sabem se apresentar e se comportar em ocasiões sociais, são referências em qualquer comunidade, e são apontadas como um bom exemplo a ser seguido (Pv 31:10-31).
A beleza e a formosura estética se vão, com o passar do tempo (v.30).  Porém, a elegância e a educação, são valores que podem ser adquiridos e que permanecerão, enquanto houver vida, constituindo-se, no futuro, em um legado, para muitos que saberão imitar o bom exemplo deixado.

Artigo anteriorReflexão Cristã: Um tempo longo !
Próximo artigoMinistério de Jovens: 10 conselhos sobre sexualidade para Jovens
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here