Início Estudo Cristão Estudos Cristãos: Tipos de Obreiro Cristão

Estudos Cristãos: Tipos de Obreiro Cristão

1
4330












ESTUDOS NA 2ª CARTA A TIMÓTEO TIPOS DO OBREIRO CRISTÃO – II TM 2

7 Adjetivos do Cristão Introdução:

As cartas a Timóteo são consideradas pastorais.  O capítulo 2 é um compêndio à parte, onde Paulo diz que os mestres devem transmitir o ensino a homens fiéis, que sejam idôneos para ensinar a outros.  Aqui o apóstolo lista 7 títulos – adjetivos que se encaixam perfeitamente a todos os cristãos e principalmente aos que são chamados ao trabalho do Senhor:

1- FILHO Paulo trata gentilmente seu filho na fé e no Ministério.  É tratado por filho em razão de obediência à autoridade paterna.  O fortificante do cristão é a Graça que está em Cristo Jesus.  A graça é para a salvação e também para o serviço.

2 – SOLDADO Nos 3 primeiros tipos, exige-se vigor.  Soldado, atleta e lavrador são as figuras prediletas do apóstolo, tendo as usado em cartas anteriores: I Cor.  9.24,25.  Paulo tinha contato freqüente com soldados: Ef 6.13-17; I Tm 1.18; 6.12; II Cor 6.7; 10.3-5; – Ele usa a primeira patente do exército.  Sofre (tipo de ação) comigo (compartilhar) as aflições (perseguições).

Bom soldado, subentende-se que existe o mau.  O bom é dedicado e disciplinado com os afazeres cristãos: leitura da Palavra e com o culto devocional.

Não tem segurança ou facilidade.  Vive armado.  É vigilante em todo o tempo – Mc 13.33 É disposto a se concentrar no seu exército e a sofrer.  Liberta-se dos afazeres da atividade civil para se dedicar às armas..

Cumpre ordem do Comando.  I Sm 15.22 – Está à disposição do Comandante.  Pode dizer sempre que “está em guerra”, não podendo baixar a guarda.  O cristão, de igual modo, num mundo tenebroso, deve vigiar contra o pecado.

É comprometido: Não muda a seu bel prazer, não se ausenta sem avisar.  É fiel ao seu batalhão.

Tem mobilidade – não é um ser inamovível – Está para servir em qualquer lugar.

Não envolve em negócios desta vida – Desvia-se da politicagem, da vida boemia, das más companhias, etc..

Não é desertor – Demas – II Tm 4.10; Ajuda no socorro do companheiro ferido –Ilustração: “O soldado que voltou”.

Permanece na mesma patente: soldado = servo Mt 24.45,46.

Hino: “Sou um soldado, não vivo ao léu, meu comandante mora lá no céu”.

3 – ATLETA Competidor dos jogos gregos.  Paulo conhecia os esportes da época e os prêmios dos vencedores.  I Cor 9.24,25 Corria por um prêmio: coroa de ouro.  Hoje foi substituída por medalha.  II Tm 4.7,8 – Paulo aguardava a coroa da Justiça.

Objetiva terminar a carreira: Não é um “coelho” que só aparece no começo.  Em II Tm 4.7, Paulo diz: “terminei a carreira”, não diz em 1º lugar.  A corrida da vida cristã não é uma competição, mas devemos preferir em honra uns aos outros.  Rm 12.10 O cristão, na condição de atleta, é mais que vencedor – Rm 8.37 O atleta segue regras, normas, regulamentos e princípios.  Não adianta desempenho brilhante sem obedecer as regras.  Não é levado por mensagens de auto-ajuda.  Ex: Jamaicano Bolt, 9:58.  A Bíblia é o Livro das promessas, mas também é um Livro de princípios.

O autêntico atleta não usa “dopping”.  Isso fala do cristão que corre com vanglória, vaidade, interesse em prejudicar os semelhantes, etc.

O atleta livra-se do peso morto para não se embaraçar.  Hb 12.1

4 – LAVRADOR Foi a primeira ocupação do homem: Gn 2.15; 3.23.  Homem de muito trabalho, o lavrador fala de subsistência.  Lavrar significa labutar, mourejar, empenhar-se, fatigar.  Não há sucesso sem trabalho.  Eliseu era lavrador – I Rs.  19.19; Amós 7.14; Jesus usou a pessoa do lavrador para ilustrar seus sermões: Mt 13.1 “O semeador saiu a semear…colheu 100, 60 e 30 por um”; João 4.35-37 “Os campos estão brancos para a ceifa”; Mt 13.31,32 “o homem que semeou um grão de mostarda”; Mt 13.24 – parábola do joio e do trigo.  Paulo fala do lavrador em I Cor 3.6-9 (Mesmo sendo Deus quem dá o crescimento, não podemos ficar sem trabalhar).  Salmo 126.6 fala do lavrador que leva a preciosa semente, andando e chorando.  O lavrador é desprovido de ostentação.  Soldado (na lide diária, nas homenagens) e atleta (na competição e no pódio) aparecem, mas o lavrador não tem visibilidade.  Ele identifica-se muito com o cristão.

Seu trabalho exige suor e habilidade.  É um ceifeiro – Mt 9.37,38 A semeadura enfrenta a dureza do solo e o calor, pode até chorar Sl 126.  É um trabalho de paciência – Tg 5.17 Quando põe a mão no arado, não pode olhar para trás.  Lucas 9.62 Não pode ser preguiçoso: semeadura, cuidado e colheita.  Pv 24.30,31 Deus dá o crescimento.  I Cor 3.6-9

5 – OBREIRO
1ª Qualidade: Aprovado.  Conserva-se na estrada principal e evita os atalhos.  Leva os outros a seguir no mesmo caminho.

2ª Qualidade: Não tem de que se envergonhar.

3ª Qualidade: Apto na palavra.  Palavra da verdade.  Manejar bem significa “cortar em linha reta”.  Ele é fiel e não falsifica a Palavra.

6 – VASO De honra, santificado e útil ao seu possuidor.  At 9.15 Deus chama Paulo de vaso escolhido.  Paulo a si mesmo denomina vaso de barro, II Cor 4.7 De deshonra: vaso de material inferior, referindo-se aos falsos mestres.

7 – SERVO Servo = um escravo doméstico.  Principal característica: ser manso.  Ao servo, não convém contender, mas ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os opositores.  II Tm 2.24-26.  Interessante que Paulo inicia a série chamando Timóteo de filho e soldado e a encerra chamando-o de servo.

Conclusão: Paulo diz a Timóteo que deve ponderar e considerar estas coisas, pois o Senhor dará entendimento em tudo.  Versículo 7.

Pastor Osmar Balmant

1 COMENTÁRIO

  1. NA PAZ DO SENHOR!!!
    AMADOS , GOSTARIA DESSES ESTUDOS PARA IMPRIMIR.POIS TENHO POUCO TEMPO PARA LER NO COMPUTADOR.
    DESDE JÁ FICO MUITO AGRADECIDA.
    NA PAZ!!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here