Ministério de Louvor: Dicas para Organização do Grupo de Louvor

0
5380

Na igreja, todos os trabalhos são importantes, e cada um dele tem uma característica especifica. O músico precisa entender isso, e principalmente que o domingo tem uma exigência bem diferente das exigências dos outros cultos. Se isso for entendido, todas as reuniões da igreja passarão a ter a mesma qualidade. Ao longo da semana, os hinos e os cânticos avulsos são freqüentes, ao passo que ao domingo os grupos tomam conta da programação. É preciso que cada músico entenda que ele é músico da igreja, para atender a demanda da igreja, seja ela nos cultos de semana, seja nos domingos.

A igreja, por sua vez, deve lançar mão de seus músicos em todas as suas reuniões, evitando que eles se dividam em grupos: os de domingo e os de outros dias. Claro em que reuniões onde os hinos não são tão complicados, os músicos iniciantes devem ser trabalhados como aprendizes, sendo acompanhado por quem já é músico experiente. Como líder do departamento de música, você deve adotar os seguintes medidas como sugestão para a sua igreja.

Conscientize os músicos de que o melhor, e mais importante é o único e só Jesus Cristo. Dele somos servos, e é ele que nos capacita. “A bíblia diz que Deus resiste ao soberbo”. O músico ou cantor que se acha melhor que os outros vivem em constante confusão. bom é que todos os músicos tenham oportunidade, havendo. assim, uma divisão de deveres e tarefas musicais na igreja. Exemplo: Se existem dois guitarristas na igreja, um toca em um trabalho e o outro toca no seguinte. Uma coisa é certa, que existem trabalhos variados na igreja, usar uma escala é uma forma para que todos se tornem responsáveis. Para os cultos mais movimentados coloque uma equipe com mais integrantes, ,mas não faça do trabalho um festival de música onde só se toca e canta. Se na igreja ha vários conjuntos e/ou grupos, não há nessecidade de que todos cantem no mesmo domingo, pois a movimentação de entra e sai de grupos poderia quebrar a reverencia do culto, para isso use uma escala de trabalhos, com isso você descansa mais os conjuntos e dá mais oportunidades a todos e não deixa nenhum grupos em repertório. Crie uma equipe de louvor de forma que apenas 4 cantores( 2 homens e 2 mulheres) se apresentem numa oportunidade. Com essa equipe você poderá treinar vários tipos de hinos para ocasiões especiais no culto, como: saudação aos visitantes, devocional, ofertório, ministração e preparação para a mensagem. A equipe de louvor precisa estar sintonizada com o culto e, também, afinada. Para isso precisará ensaiar pelo menos duas vezes na semana. A equipe de louvor não deve tocar mais de dois hinos de uma só vez no mesmo culto. Tocar três o quatro na mesma noite é cansativo para quem está do outro lado. cantar um hino e depois de 20 minutos outro é desaconselhavel devido ao tempo de se deslocar dos bancos até o local de tocar, sem contar o acerto dos instrumentos. Oriente aos grupos para falarem resumidamente, pois a oportunidade foi dada para cantar e não pregar, o que seria papel do pastor!

Por Elias Pinheiro

Artigo anteriorSaúde: Compulsão Alimentar
Próximo artigoMinistério de Casais: Lembrancinhas
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here