Capa » Ministério de Louvor » Ministério de Louvor: Dicas para Organização do Grupo de Louvor

Ministério de Louvor: Dicas para Organização do Grupo de Louvor

Na igreja, todos os trabalhos são importantes, e cada um dele tem uma característica especifica. O músico precisa entender isso, e principalmente que o domingo tem uma exigência bem diferente das exigências dos outros cultos. Se isso for entendido, todas as reuniões da igreja passarão a ter a mesma qualidade. Ao longo da semana, os hinos e os cânticos avulsos são freqüentes, ao passo que ao domingo os grupos tomam conta da programação. É preciso que cada músico entenda que ele é músico da igreja, para atender a demanda da igreja, seja ela nos cultos de semana, seja nos domingos.

A igreja, por sua vez, deve lançar mão de seus músicos em todas as suas reuniões, evitando que eles se dividam em grupos: os de domingo e os de outros dias. Claro em que reuniões onde os hinos não são tão complicados, os músicos iniciantes devem ser trabalhados como aprendizes, sendo acompanhado por quem já é músico experiente. Como líder do departamento de música, você deve adotar os seguintes medidas como sugestão para a sua igreja.

Conscientize os músicos de que o melhor, e mais importante é o único e só Jesus Cristo. Dele somos servos, e é ele que nos capacita. “A bíblia diz que Deus resiste ao soberbo”. O músico ou cantor que se acha melhor que os outros vivem em constante confusão. bom é que todos os músicos tenham oportunidade, havendo. assim, uma divisão de deveres e tarefas musicais na igreja. Exemplo: Se existem dois guitarristas na igreja, um toca em um trabalho e o outro toca no seguinte. Uma coisa é certa, que existem trabalhos variados na igreja, usar uma escala é uma forma para que todos se tornem responsáveis. Para os cultos mais movimentados coloque uma equipe com mais integrantes, ,mas não faça do trabalho um festival de música onde só se toca e canta. Se na igreja ha vários conjuntos e/ou grupos, não há nessecidade de que todos cantem no mesmo domingo, pois a movimentação de entra e sai de grupos poderia quebrar a reverencia do culto, para isso use uma escala de trabalhos, com isso você descansa mais os conjuntos e dá mais oportunidades a todos e não deixa nenhum grupos em repertório. Crie uma equipe de louvor de forma que apenas 4 cantores( 2 homens e 2 mulheres) se apresentem numa oportunidade. Com essa equipe você poderá treinar vários tipos de hinos para ocasiões especiais no culto, como: saudação aos visitantes, devocional, ofertório, ministração e preparação para a mensagem. A equipe de louvor precisa estar sintonizada com o culto e, também, afinada. Para isso precisará ensaiar pelo menos duas vezes na semana. A equipe de louvor não deve tocar mais de dois hinos de uma só vez no mesmo culto. Tocar três o quatro na mesma noite é cansativo para quem está do outro lado. cantar um hino e depois de 20 minutos outro é desaconselhavel devido ao tempo de se deslocar dos bancos até o local de tocar, sem contar o acerto dos instrumentos. Oriente aos grupos para falarem resumidamente, pois a oportunidade foi dada para cantar e não pregar, o que seria papel do pastor!

Por Elias Pinheiro

Sobre Estudos Cristãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>