Dicas Para Sua Vida Profissional

1
2476
Dicas Para Sua Vida Profissional
 
 
 
 

DICA Nº 01 – SEJA GRATO AO SENHOR!
Logo de início agradeça a Deus por ter um emprego. Ao invés de ficar murmurando, agradeça a Deus por estar empregado, pois existem muitas pessoas que gostariam de estar em seu lugar mas não podem. Existe um número enorme de pessoas desempregadas, que lutam desesperadamente por um lugar ao Sol. Analise a situação de nosso país e até de outros países. A cada dia que passa o desemprego tem aumentado. São filas e mais filas de desempregados. Segundo pesquisas realizadas pela Unicamp em 2002, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial do desemprego, só perdendo para a Índia. Em 2000, o Brasil contava com 11,454 milhões de pessoas sem trabalho. Por isso, seja grato a Deus por ter a oportunidade de trabalhar, de adquirir o seu sustento. Ao invés de viver reclamando de salário, busque agradecer a Deus por ter um emprego, por não estar incluído entre aquelas pessoas que vivem desesperadas a procura de uma fonte de renda.
Colossenses 3:15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

DICA Nº 2 – HONRE AO SENHOR COM AS SUAS PRIMICIAS!
Este é um dos fatores primordiais para que você tenha sucesso em sua vida profissional. Quando honramos ao Senhor com as nossas primícias, com os nossos dízimos e ofertas, o Senhor faz com que prospere a obra de nossas mãos. Vemos a prosperidade de José sobre as nossas vidas. O não cumprimento desta ordenança acarretará roubos diversos, pois haverá uma brecha aberta para que o inimigo ataque a sua vida financeira. Assim, seja fiel ao Senhor nos dízimos e nas ofertas. Procure abençoar a Casa de Deus, dê o dízimo de tudo, do ticket alimentação e até mesmo do Vale Transporte, se houver. Agindo assim, você experimentará o milagre de Deus em sua vida profissional. Provérbios 3:9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; Provérbios 3:10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

DICA Nº 03 – AMPLIE O ESPAÇO DE SUA TENDA “AMPLIE OS SEUS HORIZONTES.
Procure estudar e aprimorar os seus conhecimentos. Por isso, estude e procure realizar cursos que o capacitem a exercer melhor a sua função. Como todos sabemos, vivemos inseridos em um mercado de trabalho extremamente competitivo, onde aqueles que são mais treinados e capacitados conseguem se despontar. Talvez você pense que estudar a Bíblia é suficiente. É lógico que o conhecimento da Palavra de Deus é fundamental, todavia, também é necessário que venhamos a adquirir conhecimentos para que sejamos sábios e entendimentos no âmbito profissional. Deus escolheu a Móises para tirar o seu povo de Egito. Você se lembra quem foi Móises e onde ele cresceu? Móises foi criado no Egito, em a uma civilização que se despontava na área da matemática, medicina e engenharia. O tempo em que passou no Egito adquiriu conhecimentos que contribuíram para o seu ministério. Também temos o exemplo do Apóstolo Paulo, que era culto e possuía muitos conhecimentos. Não podemos negar que esses conhecimentos contribuíram para que ele fosse mais usado por Deus, sendo o Apóstolo escolhido pelo Senhor para redigir o maior número de epístolas. Assim, estude e invista em seu potencial e Deus o usará tremendamente.
Isaías 54:2 Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas.

DICA Nº 04 – SEJA UM REFERENCIAL.
Nada de chegar atrasado, ficar embromando. Lembre-se de que você é pago para exercer uma atividade e se você não a realiza durante as horas ajustadas em seu contrato de trabalho, você está negligenciando uma norma e, conseqüentemente, está abrindo brechas para que o inimigo, o acusador de nossas almas, apronte alguma para prejudicá-lo e infelizmente ele estará habilitado a fazê-lo. Sendo assim, seja prudente e realize o seu trabalho com excelência e dedicação. Se o seu colega de trabalho embroma o dia inteiro e até ganha mais do que você, não siga o seu exemplo. Confie naquele que é Fiel e que retribuiu a cada segundo as suas obras. O que importa é que Deus está vendo o seu trabalho e irá trazer a dupla honra sobre a sua vida. Efésios 6:5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, Efésios 6:6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus

DICA Nº 05 – SEJA FIEL.
Não fique praguejando a instituição em que trabalha, dizendo que a mesma não presta. Compreenda que como funcionário, você faz parte de uma equipe que representa um nome, uma instituição. Assim, vista a camisa da empresa e aprenda a defender o seu nome. É lamentável assistir a funcionários que vivem maldizendo o seu trabalho. Se você estiver insatisfeito, ore e peça a Deus um novo emprego, mas não fique resmungando e praguejando. Peça que Deus ilumine os diretores e todas as negociações da empresa. Lute pelo sucesso da instituição em que trabalha, seja fiel e Deus o honrará. Lembre-se que o Senhor te colocou neste lugar para ser benção e não maldição.
Mateus 25:23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

DICA Nº 06 – SEJA OUSADO E NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR.
Peça que Deus lhe dê direcionamento e estratégias que possam fazê-lo destacar-se em seu local de trabalho. Busque idéias e as apresente aos seus superiores. Mostre que você é interessado! Pense sempre em algo que pode fazer para tornar o trabalho de seu setor mais eficiente e mais prático. Nunca recuse as oportunidades e as responsabilidades. Muitos têm medo de tentar e até recusam uma promoção e ascensão a cargos superiores por acharem que são incapazes. Em uma certa ocasião em minha vida, recebi uma proposta para assumir um cago de grande responsabilidade. Sabia que na verdade não possui qualificação educacional para assumir aquele cargo, porém, decidi assumir, arriscar, pois sabia que aquela era a minha oportunidade. Fui em frente e aceitei o desafio. Louvo a Deus por aceito, pois aquela foi a minha chance. Pessoas chegaram até a mim dizendo que eu ainda não estava preparada, mas eu aceitei e foi uma grande benção. Por isso, aceite os desafios e não tenha medo de errar.
Daniel 11:32 Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.

DICA Nº 07 – REALIZE O SEU TRABALHO COM EXCELÊNCIA!
Isto é, seja realmente excelente naquilo que você faz. Não se contente em ser bom, procure ser o melhor funcionário. Somente os melhores alcançam honra, destaque e privilégios. Procure fazer tudo com perfeição. Ninguém se lembra do segundo colocado em uma competição, apenas o primeiro lugar é lembrado e aclamado. No ambiente de trabalho, não é diferente. Um dia desses assisti a um documentário sobre profissionais que obtêm privilégios dentro de empresas. Segundo pesquisas, o bom funcionário, aquele é realmente “expert” no que faz, é extremamente paparicado e alcança vários privilégios dentro da empresa. Assim, peça que o espírito de excelência que estava sobre Daniel venha sobre a sua vida. Esmere-se em fazer o melhor. Realize as suas tarefas com excelência e profissionalismo. Não deixe falhas e não faça nada de qualquer jeito. Agindo assim, você será diferenciado entre os demais e alcançará a honra. Efésios 6:5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, Efésios 6:6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

DICA Nº 08 – SEJA ORGANIZADO!
Em todas as áreas de nossa vida precisamos de organização. E onde não há organização há roubo. Vemos então que em qualquer ambiente de trabalho é necessário que haja organização. Organização de idéias, de posicionamentos, de papéis, de rotinas, enfim, a organização é essencial. Um funcionário desorganizado dificilmente consegue ser bem sucedido. Procure ter sempre à mão tudo aquilo de que você necessita para desempenhar bem a sua função. Organize os seus arquivos, sejam digitais ou físicos, os seus papéis e relatórios. Organize os seus livros, ou seja, organize todo o seu material de trabalho. Agindo assim, você ganhará pontos junto ao seu superior. Nada melhor do que um funcionário organizado, que tem tudo à mão e que não fica perdido ou enrolado quando lhe é solicitado algum material específico. De vez em quando dê uma paradinha para arrumar a sua mesa, os seus papéis, os seus instrumentos de trabalho. Também procure organizar a sua rotina de trabalho. Agindo assim, o seu trabalho fluirá de forma mais produtiva. Provérbios 12:24 A mão dos diligentes dominará; mas o indolente será tributário servil.

DICA Nº 09 – SAIBA COMO AGRADAR O SEU CHEFE OU SUPERIOR!
Lembre-se que nós devemos servir aos nossos superiores como se estivéssemos servindo a Cristo. Pensei então no que você poderia fazer para agradar a Jesus. Com certeza você faria o possível e o impossível para agradá-lo. Assim, busque agradar o seu chefe das mais variadas formas. Faça-o de coração como ao Senhor. Não pense que isto é coisa de puxa-saco. Um presentinho de vez em quando também é bom para lhe abrir os caminhos. Veja o que diz a Palavra de Deus:
Provérbios 18:16 O presente do homem alarga-lhe o caminho, e leva-o à presença dos grandes.
Provérbios 21:14 O presente que se dá em segredo aplaca a ira; e a dádiva às escondidas, a forte indignação.
Eu tive uma chefe que me adorava. Eu trazia-lhe água, fazia-lhe massagens quando ela estava tensa e todos os colegas de trabalho me chamavam de a “Escrava Izaura”. Cantavam até aquela musiquinha “lerê lerê lerê..”. Eu nem ligava. Sabe qual foi o resultado disto? Muitas delas foram demitidas quando a empresa foi informatizada. E eu fui recomendada à diretoria por aquela “sinhá” como uma excelente funcionária. A empresa resolveu custear o meu curso de inglês em uma das melhores escolas de idiomas do Rio de Janeiro. Estudei durante uns 8 anos sem pagar nada e ainda fui promovida a Assistente. Veja então que vale a pena agradar ao seu chefe. No entanto, preocupe-se em fazer tudo por amor e não por interesse.

DICA Nº 10 – SEJA “EASY-GOING”!
Assim que comecei a estudar inglês, um dos primeiros adjetivos que aprendi foi este: “easy-going”. “An easy-going person” é aquela pessoa calma, tranqüila, maleável, fácil de lidar, de interagir. Conheço pessoas que são excelentes profissionais, mas que por serem difíceis de se lidar estão desempregadas. Quando se aborrecem no trabalho, pedem demissão ou são demitidas. São aquelas pessoas de temperamento explosivo, que não sabem engolir um sapo de vez em quando. São pessoas que não sabem interagir com os seus colegas de trabalho ou até mesmo com o seu superior. Saiba que em qualquer trabalho haverá situações complicadas que muitas vezes tenderão a levá-lo a “chutar o balde”, enfim, a desistir. Entenda que isto foi um herança lá do Éden. Viver do suor do rosto é realmente difícil. A terra realmente irá sempre produzir os seus abrolhos. Mas tenha calma e busque sempre ser longânime. Pare e respire e peça ao Senhor que lhe conceda serenidade diante das dificuldades. Saiba relacionar-se com o seu próximo. Provérbios 16:32 Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.

DICA Nº 11 – SEJA HONESTO!
Seja honesto em seu trabalho. Procure usar de lealdade com a empresa, com os seus superiores ou com os seus colegas de trabalho. Existem muitas pessoas que procuram progredir profissionalmente usando de desonestidade. Muitos até passam a perna nos colegas para alcançar uma nova posição dentro da empresa. Só que estas pessoas se esquecem que colhemos tudo o plantamos, ou seja, mais cedo ou mais tarde as conseqüências virão. Como diziam os antigos “o castigo virá a cavalo”. Assim, procure sempre agir com honestidade, buscando firmar-se em valores verdadeiros. Mantenha-se longe de falcatruas e qualquer tipo de atitude desonesta. Conheci uma pessoa que trabalhava em uma grande empresa. Ele era um dos contadores da empresa. Um dia ele decidiu aumentar um pouco mais o seu salário. Na época do Collor havia toda aquela questão do “overnight”. Ele então desviava o lucro da empresa para a sua conta, retia o lucro e depois retornava a remessa para a conta de empresa. Fez isto por um bom tempo. Comprou casa de praia, carro, moto, etc. Só que chegou um dia que um colega de trabalho descobriu a falcatrua. Ele então foi convidado e retirar-se da empresa. O seu dinheiro ficou preso com o plano Collor. E hoje, você procura os seus bens, e não os encontra. Ele simplesmente perdeu tudo o que tinha. Enfim, seja honesto sempre e sua vida profissional será bem sucedida e você conseguirá colher os seus bons frutos.
2 Coríntios 8:21 pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

DICA Nº 12 – ARME-SE COM A ORAÇÃO!
Como todos sabemos, a oração é chave para as grandes conquistas. Sem oração não se vence uma batalha e vemos que para vencermos profissionalmente, precisamos vencer inúmeros desafios. Assim, arme-se com oração. Tenha o hábito de orar antes iniciar as suas rotinas de trabalho. Procure chegar mais cedo e ore pelo seu local de trabalho, pelo seu chefe. Peça que lhe dê sabedoria, entendimento, tranqüilidade, ousadia, fé e repreenda todas as ciladas do inimigo contra a sua vida. Enfim, peça que Ele prospere a obra de suas mãos. Agindo assim, você alcançará o sucesso profissional.
2 Coríntios 10:4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; Ioná do Nascimento Medeiros Loureiro, Professora de Português e Inglês e Consultora em registro de marcas. Ioná é Diaconisa e exerce o seu ministério na Igreja Renascer em Cristo de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Ioná do Nascimento

Artigo anteriorBeleza da Mulher
Próximo artigoMulher Virtuosa
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

1 COMENTÁRIO

  1. Que palavra abençoada meu Deus ,fiquei impactada
    com tamanha sabedoria , Gloria a Deus !
    O mercado de trabalho esta realmente muito concorrido ,mas para nos que tememos a Deus ,temos toda a sorte de bençaos incluindo a sabedoria de Deus ,juntamamente com nossa fé e as nossas oraçoes ,podemos assim conquistar o impossivel em todas as areas das nossas vidas.. Realmente o segredo do sucesso é temer ao Senhor em tudo que fazemos ,pois a nossa honestidade
    é de grande valor aos olhos de Deus..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here