Início Conselhos Conselhos: Aprenda a dizer “não”

Conselhos: Aprenda a dizer “não”

0
4063
Conselhos: Aprenda a dizer “não”

Muitas pessoas têm dificuldade para dizer “não”. Quando alguém pede um favor, não medem esforços para ajudar.
Por mais que estejam cansadas ou desgastadas fisicamente buscam sempre agradar a outrem.


Pessoas assim são comumente prestativas, possuem um coração voluntário, disposto a ajudar. Porém, existe o lado negativo desta questão. Quando alguém não sabe dizer “não” muitas situações de perigo podem surgir, e as conseqüências poderão ser perigosas.

É assim, por exemplo, que muitos jovens se enveredaram pelo caminho das drogas, da bebida, da promiscuidade, da bandidagem. Não souberam dizer “não” para estas coisas.
Com a intenção de agradarem aos “amigos” entraram por um caminho sem volta.

Há jovens que pensam ser fortes o suficiente para experimentar uma bebidinha aqui, um cigarrinho ali (já que a turma toda faz isso), e que não vão se viciar.
Esse é um pensamento completamente equivocado.
Muitos que pensaram dessa forma acabaram alcoólatras, viciados em drogas etc… Deram a primeira golada ou a primeira tragada, e não pararam mais. Isto pelo simples fato de serem incapazes de assumir que não curtiam tais coisas.

Existem aqueles que perdem a noção do perigo. Brincam com coisas séries. Pegam uma arma de verdade e fingem ser bandidos. Quantos jovens não começaram assim? Mais tarde se tornaram bandidos perigosos.

Outros por ingenuidade (será?), vão na onda dos colegas.
Entram num supermercado e furtam algumas balas e doces sem que ninguém os veja. É assim que tudo começa…

Saber dizer “não”, confrontar, expor uma opinião ou idéia a respeito de algum assunto é fundamental para cada um. Mesmo que se seja taxado de ‘desigual’ ou ‘quadrado’. Não importa, pois ninguém é obrigado a aceitar nada que não queria fazer.

A Palavra de Deus adverte: “Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.” (Mateus 5.37.) Esta deve ser a nossa atitude ante a qualquer situação. Doa a quem doer: “Não bebo”. “Não fumo”. “Não uso drogas” etc… É assim que deve ser.

Quando lhe oferecerem algo ou “convidarem” você para participar de alguma coisa perigosa ou que possa lhe prejudicar, seja firme e diga “não”. Não se sinta coagido ante as piadinhas de mau gosto que possam surgir. Se a pessoa que estiver lhe “convidando” for realmente seu amigo, ela vai compreender e respeitar a sua forma de pensar e ver a vida.

Se você percebe que tem dificuldade nesta área, procure ajuda com seu pastor ou líder de ministério. Não perca tempo.

Artigo anteriorReflexão Cristã: O que você tem escolhido?
Próximo artigoReflexão Cristã: Você é misericordioso ?
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here