Capa » Artigos » Família Cristã: Eu e minha casa serviremos ao Senhor !

Família Cristã: Eu e minha casa serviremos ao Senhor !

Família Cristã: Eu e minha casa serviremos ao Senhor !

“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais . Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js 24.15)

O porquê de Josué ter feito esta declaração? Quais foram os motivos da referida declaração? Encontramos várias razões ao verificar a história de Josué dentre tantas segue abaixo algumas:

1. Josué declarou “… eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, pois momentos de crise poderão vir, mas em Deus passarão (Js 1. 1-2)

Quando Moisés morreu veio uma crise terrível sobre Josué. Ele ficou perdido, sem saber o fazer, achava ele que o povo de Israel iria morrer no deserto. Entretanto, Durante a crise Deus ministrou uma palavra de CONSOLO, de SEGURANÇA e de VITÓRIA (Js 1. 5-9).

Aprendemos que momentos de crise poderão vir sobre nossas vidas e deixar-nos arrasados, machucados e até desanimados, entretanto, como Deus agiu na vida de Josué Deus ministra uma palavra de consolo, de segurança e de vitória. Não importa qual o tamanho ou gravidade da crise, mas, sim, se acreditamos que em Deus ela passará.

2. Josué declarou “… eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, pois, Deus é fiel. O que Ele promete, Ele cumpre (Nm 23.19) “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” Hoje em dia a palavra das pessoas não tem valor algum, inclusive, infelizmente, a palavra de evangélicos. Não há mais comprometimento com a palavra falada. Contudo não é assim com o nosso Deus o que Ele promete Ele cumpre. Deus prometeu a Moisés que iria tirar os hebreus do Egito e da maneira que Deus falou aconteceu.

3. Josué declarou “… eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, pois, nesta vida pode surgir grandes inimigos, porém, em Deus serão vencidos. Na história de conquista da terra prometida pelos hebreus, vários inimigos surgiram para impedi-los e derrotá-los. Mas o povo conseguiu vencer todos eles com a ajuda de Deus. Da mesma forma podem surgir inimigos em nossas vidas para impedir-nos de chegar a terra prometida, que neste artigo eu comparo com a presença de Deus e a plenitude do que Ele quer realizar em nossas vidas. Contudo com Deus ao nosso lado seremos vencedores, independente do inimigo.

Por essas e outras razões é que Josué declarou “… eu e a minha casa serviremos ao Senhor“. Que tenhamos a mesma disposição de Josué em confiar em Deus e de ter compromisso com Ele.

Sobre Pastora Regiane

Esposa, mãe, escritora, tradutora e intérprete. Pastora de Jovens atualmente no Brasil. Junto com seu marido trabalhan no ministério de jovens e o ensino da palavra de Deus.

18 comentários

  1. Eu andei ao mundo fora, barreira e barreias apareceram, ate colegas de serviços apareceram como tropeço na minha vida, agora voltei para Deus estou liberto de tudo, me sinto feliz, vejo que as barreira são menos, agora estou seguro andando com Cristo, eu e a minha casa estamos a servir a Deus porque nos libertou do mau caminho.

  2. Josué era casado? Tinha esposa e filhos? Existe alguma passagem bíblica que fala sobre a família de Josué? Senão, então porque ele diria “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”?

  3. Bom quando Josué disse eu e minha casa serviremos ao senhor ele acreditou que DEUS,era fiel para fazer se cumprir todas as promessas de DEUS em sua familia sabendo que essa frase seria mudada para eu e minha casa servirmos ao senhor.basta usarmos nossa fé e perseverança porque do que nos adianta ganharmos o mundo inteiro e não ganharmos a nossa familia,então josuè estava determinando a receber sua vitoria afirmando se vcs não quiserem servir ao senhor concerteza ,EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR acredite suas palavras tem o poder para abênçoar ou amaldiçoar.Profetize e verá DEUS operar em sua familia.

  4. eu penso que quando josué fala eu e minha casa serviremos ao senhor ele esta disendo tudo que for de minha responsabilidade para servir ao senhor eu farei com intereza de coração ainda que me custe a vida mas todos da minha casa tem que saber vale servir ao senhor porque ele é fiel COMUNIDADE DEUS FORTE ORANDO POR VOCÊ

  5. meu intendimento é que realmente josé já tinha uma definição com sua esposa e filhos se não ele não poderia dizer que sua família estava decedida com a mesma decisão de josué precisamos orar sim mas também fazer o papel de pai e de esposo

  6. Irmã Regiane.
    A Paz do Senhor.
    Hoje que eu vi a sua resposta do Irmão Ismael f. Vieira
    eu fiquei um pouco sem entender a sua resposta
    não sei foi assim .
    O que eu entndi é EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR é
    todo os seus familiares…Certo?
    DEUS te abeençoe ore por mim para que eu venha enterder o que
    DEUS que de mim

  7. A PAZ DO SENHOR!!!

  8. SEMPRE DIREI EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR,
    PORQUE ESTOU PROFETIZANDO SOBRE TODOS QUE AINDA NÃO CONHESEN O AMOR DE DEUS
    E SOU FELIZ PORQUE SIRVO AO DEUS VIVO, QUE ME LIBERTOU E HOJE ANDO NA LUS . DIRECIONADA PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS.

  9. Eu amo esse Deus, porque além de curar meu pai de cancer, libertou minha irmã, minha mãe, meus cunhados, minha esposa, e hj estamos correndo para vida eterna.
    Porém a promessa esta se cumprindo, mesmo eles sendo pecadores eu profetizo “eu e minha casa serviremos ao Senhor”
    Só lembrando hj meu pai é Pastor da Igreja, OOOOOOO DEUS MARAVILHOSO.

  10. Márcia Alpedriz Brito

    A PAZ DO SENHOR!!!
    HOJE VEJO MUITOS DA MINHA FAMÍLIA E AMIGOS SERVINDO AO SENHOR.CREIO QUE ISSO FAZ PARTE DAS MINHAS ORAÇÕES .
    COM ISSO CONTINUO ORANDO PARA QUE NÃO SÓ ALGUNS MAS QUE TODOS POSSAM SERVIR A ESSE DEUS MARAVILHOSO.AMÉM.

  11. JESUS ESTA NA PORTA VAMOS FALAR DE JESUS

  12. Se um homem possui três filhos, dos quaIS DOIS SÃO CASADOS, não moram com ele E NÃO SERVEM AO SENHOR. pode este homem afirmar eu e a minha casa casa servimos ao Senhor(referindo-se apenas aos que estão em sua casa), uma vez que ele, esposa e o outro filho servem ao Senhor? Se não, diga-me porque, e se puder explique-me o que Josué quis dizer no versículo 15 do cap. 24.
    Grato Ismael
    Fique com Deus

    • Ismael Graça e Paz

      Primeiramente eu vejo que esse assunto envolve FÉ ! Independente de morar com os Pais ou não faz parte de uma “descendência” certo? Então eu acredito que família é algo que faz parte de você e promessa para sua vida ! Porém temos as nossas responsabilidades para que isso aconteça que é ministrar na vida desses filhos !
      Tenho um exemplo muito claro de “omissão” que gostaria de compartir com você …. Jó era um Pai omisso…pois sabia que seus filhos pecavam, porém, ao invés de adverti-los e ensiná-los ele oferecia um holocausto a Deus em favor de cada um deles….te pergunto, não era da responsabilidade de Jó que ele ensinassem aos filhos? Sim, mas eles já eram adultos e Jó preferiu não interferir em suas escolhas.
      O que estou querendo dizer amado irmão, é que esse Pai deve com muito amor ministrar aos seus filhos, não algo imposto mas sim com muito amor e dedicação para que o plano de salvação se cumpra em sua casa e em sua “descendência” afinal temos que ter claro que a vontade de Deus é que nenhum se perca mas que todos tenham a vida eterna ! Ainda mais que esse plano de salvação envolve a oração de um justo ” o pai dos filhos no caso” você acredita mesmo que o Senhor não atenderia e não cumpria a boa obra nessa família? Tudo é questão de fé desse Pai …..Sou casada com um Pastor, morava com meus pais até 2 anos atrás ….naquela época já orava pelo plano de salvação dos meus pais ( pois estava solteira e morava com eles, naquela ocasião já orava que ” Eu e minha família serviremos ao Senhor”) agora casei ….verdadeiramente eu e meu marido servimos ao Senhor …então quer dizer que meus Pais não fazem parte dessa oração e dessa promessa? Claro que não, eles fazem sim Parte da minha família e por minha fé agradeço todos os dias que eles já são Salvos em Cristo Jesus !!!!

      Ismael não sei se essa é sua história ou não, na verdade o que eu quero dizer é que somente através de sua Fé e sua dedicação em amor esses filhos alcançarão
      a salvação !

      Abraços

      Regiane

      • Obrigado Regiane, valeu pela resposta; fico grato a Deus e a você. Que Deus continue te abençoando, juntamente com toda a sua família. A paz do Senhor. Ismael

        • ENTENTO QUE QUANDO JOSUE DIZ :“… eu e a minha casa serviremos ao Senhor“. ELE ESTA SE REFERINDO NÃO SÓ SUA FAMILIA MAIS SIM SEUS DESCENDENTE POIS ELE FOI UM VERDADEIRO LIDER.

          • o que josué estava referindo-se era que ele e toda a sua familia,estavão firmados em Deus.amados hoje em dia muitos lideres estao vivendo um fracasso em seus lares,muitos que estão até pregando em nosso brasil,e fora do pais,estao avivando igrejas e multidões,mas as suas casas vivem um verdadeiro fracasso,a biblia diz-nos que noé ele pregou em torno de uns 100 anos,cumpriu a sua missão em uma grande obra,ele fez a obra de Deus e cumpriu cabalmente,mas n/perdeu o foco de sua familia,amados n/pense vcs que o velho patriarca estava deitado em uma rede como muitos lideres de hoje,ele estava sempre nos montes derrubando ciprestes p/ realisar a vontade de Deus,ele construiu uma arca c/ três compartimentos,e em cada compartimento ele estabeleceu uma ordem.1º andar Reino Animal , 2º Andar Reino Vegetal, e 3º Andar Reino ESPIRITUAL.e esta é a realidade nos dias de hoje,as nossas familias, brasileiras estão escolhendo lugares errados p/ estabelecerem na arca c/ as suas familias,uns ficão no 1º andar da arca outros ficao no 2º andar da arca,mas tem um terceiro grupo que tem uma visão diferenciada das demais familias,preferem viver uma vida no ESPIRITO,do que viver no Reino animal,aonde existe todos os tipos de imoralidade,pecados ,outros vivem no , REINO vegetal,aonde as coisas são somente aparencia,n/tem durabilidade,nem perduração.o diabo tem levado muitas de nossas familias a uma vida de fracasso,e de miséria espiritual,é tempo de olhar p/ as nossas igrejas,temos em nossas igrejas todos os tipos de departamentos,mas o departamento de casais ou familia n/ tem,é um departamento que n/ tem muito retorno material ,mas familia é uma instituição DIVINA.meditação:gênesis;07:07 a entrada na arca, e a saída da arca gênesis 08:15,16.ele cuidou de sua familia,ao contrario de nossos lideres de hoje,estão cuidando das suas igrejas e de seus departamentos,mas esquecendo de sua familia.pare e meditem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Meu Irmão Ismael, na realidade o verbo contido no texto não está no presente ( servimos ) está no futuro ( serviremos ), então Josué confiando em Deus já afirmava que um dia toda sua família, morando com ele ou não, servirá ao Senhor, foi isto que Josué afirmou que um dia toda a casa dele servirá ao Senhor. Espero ter sido claro, que Deus abençoe você e sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>