Família Cristã: Ensinamentos para seus Filhos !

2
4337
Família Cristã: Ensinamentos para seus Filhos !


“1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. 2 Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; 3 para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a eqüidade; 4 para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. 5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade 6 para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. 7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. 8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. 9 Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço. 10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. 11 Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; 12 traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova; 13 acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa; 14 lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; 16 porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue. 17 Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave. 18 Estes se emboscam contra o seu próprio sangue e a sua própria vida espreitam. 19 Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui. 20 Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz; 21 do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras: 22 Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? 23 Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. 24 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; 25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; 26 também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, 27 em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia. 28 Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. 29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; 30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. 31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. 32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. 33 Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.


(Provérbios 1:1-33)”.
1) Ensine o temor do Senhor (verso 7)

“7 O temor do SENHOR é o princípio do saber…” Com certeza vocês querem ter um filho sábio, esperto, maduro e inteligente. Saiba que toda esta esperteza deve estar alicerçada no respeito e compreensão das coisas de Deus. Para isso:

a) Ensine a Bíblia para seu filho
b) Ensine-o a orar
c) Ensine-o a respeitar as coisas de Deus

2) Ensine o diálogo (versos 8-9)

“8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe…” Seu filho só vai aprender a ouvir, se vocês, bem cedo, aprenderem a conversar com ele (mas nunca é tarde para começar). Mas o que conversar? Esqueçam a idéia de que vocês devem conversar coisas sérias, profundas e espirituais; conversem sobre tudo: cinema, moda, jogos, namoro, sexo, certo-errado, dinheiro, profissão, Deus, etc… Saiba que:

a) O diálogo é fundamental no processo de formação do caráter do seu filho
b) O diálogo vai criar aproximação e segurança entre vocês
c) O diálogo vai criar admiração e respeito por vocês

3) Ensine sobre as más companhias (versos 10-11)

“10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” As más companhias são como erva-daninha, não precisa plantar, elas nascem sozinhas. Não se iluda achando que seu filho não se relacionará com pessoas más. As pessoas são más; até muitos que estão na igreja possuem uma índole má. Portanto:

a) Prepare seu filho para essas pessoas; que ele influencie e não seja influenciado
b) Prepare um ambiente onde os amigos dele estejam no habitat de vocês (casa, igreja, sairem juntos, etc…), e não o contrário

4) Ensine sobre a ganância (versos 10-19)

“…13 acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa…” e “…19 Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.” A ganância está ligada a inveja, a ambição e o desejo desenfreado. Não estimule seu filho a desejar coisas (TER); encoraje-o a ser alguém de caráter cristão (SER). Ensine-o sobre:
a) Consumismo
b) Inveja
c) Ciúmes
d) Egoísmo

5) Ensine que a vida é dura (versos 24-27)

“27 …em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.” A vida é dura, e nem sempre justa. Muitas vezes ele estará tranqüilo, feliz e estabilizado e algo pode acontecer e mudar todo o rumo da história. Por que a vida é dura?

a) Muitas vezes a dureza da vida virá devido a nossa atitude para com a vida (rebeldia, insubmissão, orgulho, grosseria, etc…)
b) Outras vezes virá pelo simples fato de que a vida é dura e não é justa
6) Ensine sobre a lei da semeadura (verso 31)

“…31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.” Tudo que o homem plantar, isso também colherá (GL 6:7). Já dizia o ditado: “Quem planta vento, colhe…” Ensine-o que ele sofrerá as conseqüências das suas decisões, sejam elas boas ou más.
7) Ensine sobre a falsa segurança (verso 32)

“…32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição…” As vezes estamos convictos de que tudo dará certo, e tudo dá errado (um negócio, uma compra, um namoro, etc…). Essa falsa impressão de segurança vem pelo desvio dos princípios Bíblicos. Afastamo-nos de Deus e pensamos que somos senhores de nosso próprio destino. Isso é um erro gravíssimo. Quando você perceber que seu filho está auto-suficiente demais:

a) Oriente-o com a Palavra de Deus
b) Ore por ele e com ele
c) Reveja sua forma de educar e, se necessário, mude

Júlio César

Artigo anteriorPensamentos Cristão: Levai as Cargas …
Próximo artigoReflexão Cristã: Pedra Preciosa
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

2 COMENTÁRIOS

  1. comcordo com tudo que esta escrito, se nos pais desde sedo,dessemos,ess esinamento a nossos filhos teriamos, sofrimentos futuros polpaldos!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here