Capa » Artigos » Estudo Cristão: Como entender o tempo de Deus?

Estudo Cristão: Como entender o tempo de Deus?

Estudo Cristão: Como entender o tempo de Deus?

Vemos em Atos 1:1 a 11 uma preocupação de Lucas para informar a verdade a um certo Teófilo sobre Jesus. Na verdade, este texto tem uma ligação muito grande com o início do ministério de Jesus, pois irá falar a respeito do início do ministério da Igreja.

No início de seu ministério Jesus foi para o deserto e ali esteve sozinho por 40 dias (Mt.4.1-2), e depois da ressurreição Jesus ficou 40 dias ensinando sobre o reino de Deus (v.4). O Pentecostes acontece 50 dias depois da Páscoa, sendo assim, os discípulos ficam 10 dias em uma inquietação a respeito das coisas que iriam acontecer.

A pergunta é: o que fazer? ir à frente de Deus? ou esperar e confiar na palavra de Jesus o qual disse: “ E comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai…? (v.4). Assim como foi difícil para os discípulos esperarem por uma promessa feita pelo próprio Jesus, é difícil também para nós, hoje, esperar quando estamos passando por dificuldades e queremos o mais rápido possível uma ação de Deus. Muitos não sabendo esperar passam à frente de Deus e acabam sofrendo grandes conseqüências. Por que é tão difícil esperar?

a) Porque muitas vezes não entendemos a ação de Deus na espera: É no momento de espera que Deus realmente quer nos conhecer, pois a Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que não souberam esperar. Um deles foi Saul, que não soube esperar e acabou perdendo o reino (I Sm 13.8-14). Pessoas assim como Saul que não souberam esperar pela ação de Deus perderam seus cônjuges, sua família, seus amigos, empregos, etc. É no momento de espera que Deus quer ver de nós: a nossa obediência: “determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém” (v.4); 2); a nossa paciência: “…mas que esperassem…”; a nossa confiança, estritamente nele: “…esperassem a promessa do Pai…”; 3) relembrar de tudo o que Deus já fez por nós: “a qual, disse Ele, de mim ouvistes”.

b) Porque queremos que as coisas aconteçam sempre no nosso tempo e da nossa maneira: Hoje em dia as pessoas estão em busca daquilo que é rápido e passageiro. Toda a tecnologia quer levar a humanidade para a “rapidez e facilidade”. Quando os discípulos perguntaram a respeito do “tempo” a Jesus no verso 7, usaram a palavra Khrónos, que no grego significa: tempo longo ou breve, breve tempo, um certo tempo, o nosso tempo, tempo humano. Perguntaram porque queriam que as coisas acontecessem com uma certa urgência e rapidez. A resposta de Jesus sobre o tempo foi a palavra kairós, que no grego passa a idéia de:

1) União e harmonia, como se fosse uma justa medida, lugar, ponto justo: pensando em harmonia, temos que ter a certeza que toda decisão fora do tempo de Deus deixa dúvidas, embaraço, questionamentos. As coisas parecem que não se encaixam, parece que só vão se tornar realidade “forçando a barra”. É preciso saber que quando for o tempo de Deus as decisões terão uma harmonia e tudo se unirá.

2) Tempo de oportunidade, momento propício: muitas vezes quando queremos algo, pedimos, imploramos. Mas Deus pela sua onisciência e onipresença sabe que aquilo que queremos poderá até nos tirar da presença do Senhor. No tempo de Deus, pelos acontecimentos, logo você saberá que é um tempo de oportunidade, tudo será realmente favorável na sua decisão, pois será Deus que estará na frente. Por isto vale a pena esperar o tempo propício de Deus.

3) Tempo fixado, tempo estabelecido e apto: quando você vai para o ponto de ônibus num determinado horário é porque está confiando que naquele horário o ônibus vai passar, ou para um banco às 10h é porque tem confiança de que naquele horário o banco estará aberto. Isto tudo nos mostra que confiamos no homem (Jr 17.5). Da mesma forma temos que confiar em Deus (Sl.40), pois tudo está determinado por Ele. O tempo está fixado e estabelecido por Deus e na hora certa as promessas de Deus irão se cumprir na nossa vida.

c) A espera sempre se reflete em silêncio, e o silêncio de Deus sempre antecede uma ação peculiar de Deus para mudar nossas vidas: Quando Jesus subiu ao céu, foi uma cena contemplativa: “ E estando eles com os olhos fitos no céu…” (v.10). Não podemos também confundir espera com uma vida contemplativa, pois os discípulos saíram dali com a promessa de Deus para as suas vidas, para a vida da Igreja, e eles foram fazer o que estava no alcance deles: saíram do monte Olival e foram para Jerusalém (v.12), começaram a se reunir no cenáculo (v.13), perseveravam unânimes em oração (14), escolheram o substituto de Judas Iscariotes (23). Depois desse processo de espera e de silêncio por parte de Deus, Deus agiu: derramou o Espírito Santo que foi prometido mais ou menos 600 anos antes! Deus foi fiel e Deus cumpriu a sua promessa. Quando os discípulos fitaram os olhos para os céus, aquela cena parecia um processo de que tudo estava se acabando. Sim! No tempo do homem parecia que tudo estava se acabando, mas no tempo de Deus, no Kaíros de Deus estava apenas começando.

Pergunto: Qual a postura do crente diante de uma situação de espera? No seu entendimento através deste artigo, como você identifica que a decisão que vai tomar está dentro da vontade de Deus? Reflita.

Pr. Orlando Carrafa

Sobre Estudos Cristãos

5 comentários

  1. Eu me encontro exatamente em um período de espera e silêncio, e entendo a grandeza desse momento, sei que não deve ser diferente. No início de 2012 conheci um homem com o qual tive um relacionamento por 07 meses (até julho/12). Eu sempre acreditei em Deus, sempre orei a noite, tinha minha comunhão com Deus, mas não frequentava nenhuma Igreja, religião enfim. Ao conviver com esta pessoa que sofre de depressão, percebi sentimentos extremos, afetividades confusas, sentido profundo de rejeição pela sua história de vida, a identificação, a busca pela realização como músico através do hevy metal. Vii com clareza a luta interna nele entre o que ele é na essência e a ilusão de algo que é buscado, visto como único caminho de realização pessoal, mas na verdade não se encaixa e termina sempre trazendo frustração. Nesse perspectiva os rumos que vislumbram outras direções parecem sempre ser desviados, interrompidos como se algo encobrisse a visão para o caminho da essência, que é sólido, que é do coração, pelo que a alma clama realmente. Bom, a durante esse período fui estudando sobre transtorno afetivo, fui juntando características. Mas desde o início senti que uma força espiritual envolve tudo isso e esse sentimento foi só crescendo em mim. Como um quebra-cabeças as peças foram se encaixando, entendi que o plano espiritual atua fortemente em nossas vidas. Pesquisei sobre libertação e intercessão. Hoje oro todas as manhãs e todas as noites por meu ex-namorado, passei a ir na Igraja aos domingos. Sei que nesse o silêncio é algo precioso, que é parte desse processo. “Melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor”

  2. Quero aqui compartilhar uma experiência de quem não soube esperar o tempo de Deus:

    Tenho uma amizade de 6 anos…
    Esse meu amigo se declarou pra mim e confesso que me surpreendi, oramos durante 1 mes e minha resposta foi sim, mas com uma condição: Iriamos esperar o tempo de Deus, ate porque eu só o via como amigo….
    Depois de 17 dias, acabou acontecendo, nos beijamos e foi bom, demorei algum tempo para me adaptar a estar beijando meu melhor amigo, por nos conhecermos tanto, não soubemos lidar com isso e após 2 semanas e 4 dias terminamos, pensando pela lógica: Nao conseguimos lidar com determinadas situaçoes, mas hoje entendo que começamos no tempo errado!
    sinto muita falta dele e verdadeiramente o amo, acredito que um dia voltamos, mas será no tempo de Deus, tenho certeza que vai valer apena esperar…]
    **ficaadica***

    • Querida Daiana

      Como é bom saber que apesar de uma situação que lhe causou sofrimento lhe trouxe tanto crescimento, saiba que isso é propósito de Deus também, você aprendeu, e agora esperando tenho certeza que o Senhor fará infinitamente mais daquilo que pedimos ou pensamos!!!

      Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, e que Deus continue lhe abençoando grandemente !!!

      Abraços

      Pr Regiane

  3. Amei este texto. Realmente é o tempo de Deus em nossas vidas….. Aguardar com paciência no Senhor, porque Deus é amor, e o amor é paciente….. A verdade que Deus é Deus sem você, e quem é voce sem Deus. Fique com Jesus. Um abraço

  4. João Carlos Leal Filho Pr. Cpl. INDEPENDENTE e Piloto Profissional

    Boa tarde na paz do Senhor Jesus!

    Precisamos debater mais como irmãos no item do tempo para DEUS e do tempo de DEUS, são pouquíssimas pessoas que se arriscam a fazer comentários ou debates nesse sentido, entretanto, eu vos digo que minha tese do doutorado de Teologia é exatamente esse tema.

    A PAZ DO SENHOR JESUS, P. Cpl. e Piloto JOCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>