Atualidades: Diferença entre Ambição e a Ganância !

1
3226
Atualidades: Diferença entre Ambição e a Ganância !

Muita gente confunde ambição com ganância.
A ambição é uma das molas mestras do sucesso. Ter ambição é querer ardentemente; é colocar a mente e a vontade focadas num objetivo e tudo fazer para que ele se concretize. A ambição sem medida pode ser negativa. Mas a ambição dentro dos limites da ética é altamente positiva. Uma pessoa sem ambição não terá sucesso, pois não encontrará os motivos para lutar e vencer.
Já a ganância é totalmente negativa. A ganância é um dos maiores fatores de fracasso na vida pessoal e profissional. A pessoa gananciosa é aquela que não vê limites para ganhar o que deseja. Ela não tem nenhuma ética, nenhuma consideração de respeito às demais pessoas. Para o ganancioso, os fins justificam os meios. Vejo, com tristeza, pessoas e empresas que ultrapassam os limites da ambição passando rapidamente para a ganância.

Nada mais justo do que o profissional e a empresa desejarem ardentemente vencer. E nada mais justo do que lutar, com todas as armas, para vencer essa luta. Mas no momento em que essa luta se transforma numa “guerra suja”, antiética e sem limites passou-se da ambição para a ganância. E aí a aparente vitória no curto prazo, com certeza, transformar-se-á numa terrível derrota. Pois a ganância nunca fez vencedores no longo prazo. Só derrotados. Vejo profissionais, empresários e empresas que dizem não compreender as razões de seus fracassos. Dizem tudo terem feito para vencer. Lutaram dia e noite. Basta, porém, fazermos uma análise dessa luta e veremos que em meio a essas batalhas essas pessoas e empresas ultrapassaram os limites da ambição e caíram na desgraça da ganância, prejudicando pessoas, prejudicando parceiros, faltando com a ética e com a verdade, tudo fazendo para levar vantagens ilícitas sobre aqueles com quem deveriam cooperar e não prejudicar.

Será que também nós, na ânsia de lutar para vencer, não estamos ultrapassando os limites da necessária e positiva ambição e caindo nas terríveis armadilhas da ganância?

Luiz Marins

Artigo anteriorMensagem Cristã: A parte mais importante do corpo.
Próximo artigoDevocional Cristão: Coragem , Persevere !
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia com saúde e alegria, enquanto o ser humano não souber o que ´é, de onde veio, porque veio, e para onde vai, após essa vida, o planeta terra será palco de guerras, causadas pela ambição de poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here