Mensagem Cristã: Esteja Preparado !

0
1879
Mensagem Cristã: Esteja Preparado !


“Esteja preparado. Nunca se tem uma segunda chance de causar
uma primeira boa impressão.”


Era sábado, por volta das 7h30. Eu estava me arrumando para levar nossa filha, Camila, de 15 anos, ao colégio. Ela está no 1º ano do ensino fundamental, e tinha que fazer, às 8h, uma prova. Quando estava praticamente pronto para sair, ela me pediu para não ir à prova. Eu não entendi e perguntei porquê. Ela respondeu que não estava preparada, que não pôde estudar no dia anterior, pois tinha ido à uma reunião da igreja (apesar da causa ser nobre, explica, mas não justifica). Ainda inconformado, perguntei sobre as consequências de faltar à prova. Ela então me disse: “não tem problema, pai, eu faço segunda chamada”. Argumentei que ela não podia simplesmente fugir à responsabilidade desta maneira, e que o ideal era que ela sofresse as consequências de não ter se planejado. Seria a única forma dela compreender que, na vida, ela sempre colherá o que ela plantar. E principalmente que na vida não existe segunda chamada.

Confesso que fui fraco, dobrei-me ao sentimento de frustração estampado em seu rostinho, e deixei que ela fizesse a dita “segunda chamada”. Mas acertei com ela que iria escrever sobre isso, e que iria mencionar a situação. Ela concordou. Daí, como deveria ser na construção de todo relacionamento saudável, extraímos duas lições dessa situação, e espero que, para ela, elas estejam bem sedimentadas.

Primeiro, um preço precisa ser pago. Ela não podia simplesmente se desviar da responsabilidade, sem que pagasse algum preço por isso. E não se trata de castigo ou pena punitiva. Mas medida didática de aprendizado. Exatamente como a vida faz. Quando pisamos na bola, sentimos em nós mesmos as consequências de nossos atos. Alguns decidem enxergar como punição. Outros, mais sensatos e comprometidos com o seu crescimento dizem: “Eu mereci isso. E foi bom para que aprendesse a não proceder mais assim”. Ou seja, uma questão de atitude, de como encarar o mundo e as experiências vividas, transformando-as em aprendizado na eterna escola que não emite diploma: a escola da vida.

Segundo, na vida não existe segunda chamada. Não existe borracha, não existe tecla de “backspace”, com a qual você pode sair apagando as tolices que fez ou que disse. Quando ditas ou feitas elas geram cicatrizes, que podem ser curadas, perdoadas, mas não apagadas. As marcas permanecem. Então, o melhor é evitá-las. Não existe na vida tecla “undo” ou “desfazer” que lhe permita voltar à bifurcação para pegar o caminho certo. Você pode até voltar, e pegar a estrada correta. Mas não pode apagar todo aquele trecho de caminhada na direção errada, nem o trecho da volta. Muito menos recuperar o tempo investido na direção errada. Ele foi vivido, e só lhe resta usá-lo como aprendizado, sofrendo as conseqüências de não ter aproveitado a oportunidade no momento certo. Você até pode andar ainda na mesma estrada. Mas será um novo momento, e terá menos tempo de usufruí-lo. Mas, é certo que antes tarde do que nunca.

Então, a coisa certa a fazer é, compreendendo que na vida não existe segunda chamada, nem tecla de “voltar”, você decidir ser mais prudente, moderado, sábio, atento, vigilante e preparado, para estar pronto para quando a prova vier. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta, escreveu assim: “… e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (I Pe 3:16). O apóstolo Paulo, escrevendo aos da cidade de Éfeso, disse: “Portanto, vede diligentemente como andais, não como tolos, mas como sábios, usando bem cada oportunidade…” (Ef 5:15-16).

Compromisso de hoje: Vou estar preparado para as provas da vida, e para aproveitar as oportunidades que ela me envia diariamente.

Paulo Angelim

Artigo anteriorDevocional Cristão: Desesperar ? Jamais
Próximo artigoFamília Cristã: Eu e minha casa serviremos ao Senhor !
A Pastora Regiane Vargas é uma mulher que vive sua vida em favor de sua família e, acima de tudo, em servir a Deus. Trabalhando em conjunto com seu marido, ela pastoreia e ministra vidas, sempre dedicada àqueles que Deus coloca em seu caminho. Seu principal objetivo é edificar o Corpo de Cristo e ajudar a todos a alcançar a Plenitude de Cristo, como mencionado em Efésios 4:13. Para isso, ela criou os Estudos Cristãos e dedica-se a eles com amor e carinho. Com sua dedicação e amor por Deus, a Pastora Regiane Vargas tem sido uma inspiração para muitos em sua caminhada espiritual. Ela tem um coração bondoso e compassivo e sempre busca ajudar aqueles que precisam de apoio e orientação. Sua contribuição para a comunidade cristã é inestimável e ela é um exemplo de serva fiel de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here